#sulamericano 

Open e Junior Abriram o Reef Classic Mar Del Plata

O Reef Classic Mar Del Plata teve a luz verde hoje, e os melhores surfistas da América Latina começaram a luta por 25.000 dólares em prêmios e o título da segunda parada do ano da ALAS

19/Jan/2012 - Arthur Andrade - Surfguru - Argentina

O dia começou com ondas de pouco mais de um metro correndo ao longo de Playa Grande, onde um grande contingente, principalmente local, entrou na água com a missão de encontrar a passagem para o segundo round. Os argentinos Nahuel Huapi e Amalfitano Rull, instalados na mesma bateria, foram os melhores de inicialização, selando a passagem com pontuação de 14,74 e 14,07, respectivamente.

Já na segunda rodada, Luis María Iturria esperou a sua vez, encabeçando uma das primeiras posições do ranking ALAS. O uruguaio, líder latino-americano depois de sua recente vitória no Reef Classic Montoya, não foi facilitado e teve de fazer um bom surf para obter uma combinação de 8,84. Acima dele, com 12,17, o local Juan Manuel Arca ganhou sua segunda bateria do dia e apresentou suas credenciais para a terceira rodada.

Depois de ganhar seu primeiro campeonato Open no Reef Classic Montoya, o peruano Joaquin Del Castillo hoje procurou manter o ritmo e conseguiu. Com uma combinação de 12,54, Del Castillo bateu Mariano Arrey (também classificado com 8.60) e o uruguaio Acosta George, que se despediu do evento.

Apenas começando, o melhor ainda está para vir. Amanhã, a terceira rodada do Open terá: os melhores surfistas do ALAS 2011 para a primeira entrada em Mar del Plata, para os sobreviventes do primeiro dia de competição, que não pretendem dar o braço a torcer.

Os mais fortes locais ainda não tocaram a água, mas o sonho é de ganhar na frente do seu público um torneio internacional que não fica em casa desde 2004. A equipe já está completa e é forte, surfistas liderados por nomes como Marcelo Rodriguez, Lucas Santamaría, Maxi Siri, Agustín Bollini e o campeão latino-americano de 2006, Martín Passeri.

Duas rodadas de confirmações e surpresas deixaram as portas das semifinais Junior. Após sua ausência na primeira etapa do ano ALAS, a Costa Rica com Anthony Fillingim demonstrou que é sem dúvida um dos candidatos para o título júnior este ano. Com a força que é chamado de "tico" levou sua série de duas e ganhou a maior nota do dia na categoria, oprimindo o seu adversário da primeira rodada com 13,17 pontos. Favorito, Fillingim vem para a segunda semifinal, com os argentinos Pablo e Pedro Cosoleto Francístegui.

Por outro lado, a primeira bateria semifinal promete nada menos: o argentino Facundo Arrey enfrenta os peruanos Joaquin Del Castillo e Juninho Urcia. Com um poder radical e que o ajudou a vencer a categoria no Uruguai, Del Castillo mostrou que está pronto para lutar ao ouro este ano. Seu compatriota, Urcia, não fica por baixo e hoje ele mostrou na Open, uma soma de 15,43, foi a maior pontuação do dia.

Alguns ganham e outros perdem. A surpresa do dia foi a eliminação de Lucas Madrid, o vice-campeão no Reef Classic Montoya. Sem conseguir soltar suas manobras no Mar del Plata, Madrid foi eliminado na segunda rodada, derrotado por Fillingim e Arrey. Além do mais, o Uruguaio caiu na Open, vencido pelos locais Agustín Bollini e Rull Nahuel, deu adeus ao evento antecipadamente.

A agenda provisória anunciada pela organização observa que amanhã vamos ter ação a partir das 8:00, quando começarão as baterias da terceira rodada Open. A quarta rodada do e quinta rodada também estão escaladas. Longboard e feminino entrarão na água para fazer as semifinais.