#surfguru #análise #previsão #notícias #alerta #surf #longboard #bodyboarding #bodysurf 
Brasil

Ondulação de Norte chega à costa brasileira e marca o início da temporada 21/22

Equipe Surfguru

Primeira grande ondulação de Norte chega com período alto e bom tamanho. Fim de semana deve ter boas condições no nordeste do Brasil.

Aloha galera!


A espera foi longa mas a temporada de Norte 21/22 chegou para a alegria geral da comunidade do mar. Devemos ter uma boa atividade em quase todos os estados do litoral Norte e Nordeste do Brasil com a ondulação que vem do Atlântico Norte com período bem alto e teremos boas ondas ao longo da costa. 

Só quem é Surfguru PRO tem 15 dias de previsão para todos os picos, pode comparar ondulações que estão chegando com condições passadas no Histórico de Previsão, configurar alertas personalizados para os secrets e muito mais! 

Então, acesse agora, clicando em surfguru.com.br/pro e assine. Use o código PRO30 e você terá o primeiro mês por nossa conta!

#surfgurupro

#surfguruavisou

#surfguru15dias

Vamos para a análise:

FERNANDO DE NORONHA

Em Fernando de Noronha a ondulação de norte chega e deve ser influente ao longo de toda a semana. Hoje (sábado, 23/10) a ondulação chega no fim do dia com 1,5m com 13 segundos de período. A partir de amanhã (domingo, 24/10) podemos ter ondas rolando em Abras, Ruro e Laje da Cacimba com a ondulação chegando a 2 m com 16 segundos com período de norte. O vento de leste pode atrapalhar um pouco a formação das ondas e deve ser necessário procurar a melhor hora do dia.

No começo da semana o swell de Norte chega no seu pico com 2m e 16 segundos de período e deve ser outro dia de altas ondas. A ondulação começa a perder força, mas na terça ainda teremos boas ondas e boas condições de 1,7m e 14 segundos de período.

Vale ressaltar que ao longo da semana ainda teremos uma boa influência de norte com boas condições. O vento vira de sudeste e deve ajudar na formação das ondas nesse dias, podendo ser o início oficial da temporada 21/22.

Alguns chamam esse de "swell vassoura". Essa ondulação tem um papel importante pra cavar e acertar o fundo da Cacimba do Padre para o início da temporada. 

grafico e altura das ondas para fernando de nroonha

Gráfico da altura das ondas para Noronha

grafico de vento

Gráfico do vento para Noronha.

PARAÍBA

A ondulação de Norte já começou a chegar na Paraíba, mas ainda não é predominante. Tem três ondulações chegando ao mesmo tempo, uma de sul, uma de leste-sudeste e o swell de Norte. A influência de Norte aumenta ao longo do dia e o mar deve começar a reagir chegando a 1,6m. Amanhã (domingo, 24/10) o mar segue ganhando força e termina o dia já de Norte com 2m e 16 segundos de período. O vento pode ser um fator importante nas condições vindo da direção leste entre 10 e 15 nós nos dois dias.

No começo da semana (segunda, 25/10) a ondulação chega no pico com 2,1m e 16 segundos de período. É importante lembrar que ainda teremos um mix de ondulações na costa e deve deixar as condições bem balançadas. Na terça (26/10), a ondulação começa a diminuir mas segue bem parecida com o dia anterior - 1,9m com 15 segundos de período.. O vento roda um pouco para sudeste na segunda e terça e a intensidade fica um pouco maior do que no fim de semana, então é bom ficar atento à previsão para pegar a melhor hora do vento e escolher a praia mais adequada para esse mar balançado.

grafico de altura das ondas joa pessoa - pb

Gráfico da altura das ondas para João Pessoa-PB.

grafico de vento de joao pedssoa-pb

Gráfico do vento para João Pessoa-PB.

 

RIO GRANDE DO NORTE

No RN acontece uma situação parecida com a Paraíba, com a ondulação chegando hoje mas só começa a ser nos próximos dias. As condições hoje (sábado, 23/10) ficam 1,5m e 9 segundos de período com a influência de Norte subindo. Amanhã (domingo, 24/10) durante o dia o mar chega a 2m com 7 segundos de período vindos predominantemente de leste-sudeste. O vento aperta um pouco de sábado para domingo, mas é importante checar as condições nos dois dias para saber o melhor momento do surf. 

Na segunda (25/10), a ondulação de Norte se torna a ondulação primária com 2,2m e 16 segundos de período e devemos ter boas ondas. Na terça (26/10) as condições seguem parecidas com 1,9m e 14 segundos de período na parte da manhã, antes do swell de Norte começar a perder a influência.O vento deve atrapalhar mais que no fim de semana, chegando aos 15 nós nos dois dias.

mapa de periodo e espectral de tibau do sul - rn

Mapa do período e espectral do dia 25/10 para Tibau do Sul-RN

CEARÁ

Já no CE, a ondulação de norte começa a ser a predominante hoje mesmo (sábado, 23/10) pois a influência da ondulação de leste-sudeste é mais fraca. Com isso, no fim do dia de hoje, as condições serão de 1,4m com 13 segundos de período de Norte. Amanhã (domingo, 24/10) o mar vai ter ganhado bastante força e chegará a 1,9m com 15 segundos de período. Devemos ter boas ondas rolando pelo litoral cearense. O vento virá de leste nos dois dias, mas hoje ficará com 10 nós e amanhã sobe para os 15 nós. 

Na segunda (25/10), a ondulação de Norte ainda vai ser predominante no litoral com 2m e 16 segundos de período. Ao longo do dia o swell vai perdendo força e já na terça de manhã a ondulação predominante passa a ser de leste, mas ainda devemos ter ondas com 1,9m com 7 segundos de período. O vento vai se intensificar em relação ao fim de semana, passando dos 15 nós nos dois dias. Por isso é importante checar bem as condições do seu pico antes de ir para o surf!

grafic de altura das ondas fortaleza

Gráfico da altura das ondas para Fortaleza-CE

gradico de vento do fortaleza-ce

Gráfico do vento para Fortaleza-CE

PIAUÍ

No PI as condições serão um pouco diferentes, pois a ondulação de Norte vai encostar no estado junto com uma outra de nordeste. Ao longo do dia de hoje (sábado, 23/10) o mar começa a subir e no fim do dia teremos 1,5m com 7 segundos de período de leste-nordeste e com a influência de norte subindo. Já amanhã, (domingo (24/10), o mar chega a 1,9m com 15 segundos de período e a odnulação primária de norte. O vento vai variar bastante de intensidade nos dois dias, aumentando na parte da tarde e chegando a 20 nós. 

Na segunda (25/10), o swell de Norte segue predominante no início do dia, com os mesmos 1,9m e 15 segundos de período. As vagas de leste-noredeste passam a ser a ondulação primária ao longo do dia e na terça (26/10) teremos 1,7m com 7 segundos de período. O vento vai seguir variadno ao longo do dia na segunda e na terça entre leste e nordeste, apertando no fim dos dias e com as rajadas passando dos 25 nós. 

mapa espectral e de periodo de ilha grande-pi

Mapa do período e espectral do dia 24/10 Ilha Grande-PI.

MARANHÃO

No MA, a ondulação de Norte só será influente até a Baía de São Marcos. A ondulação de Norte começa a ganhar influência hoje (sábado, 23/10), mas ainda não será predominante. As condições no fim do dia ficam com 1,4m e 10 segundos período de nordeste. No domingo (24/10), a o swell de norte se torna a ondulação primária e o mar ganha tamanho rápido e chega a 2m com 15 segundos de período. O vento será constante acima dos 15 nós nos dois dias vindos de nordeste e devem atrapalhar bastante o surf. 

Já na segunda (25/10), o swell atinge o pico de energia e o mar chega a 2,2m e 15 segundos de período . Vale lembrar que teremos um mix de ondulações de leste-nordeste e norte durante todos os dias do fim de semana e da semana que vem. Na terça (26/10), a ondulação de norte perde influência e as ondas perdem qualidade, mesmo tendo 2,1m e 7 segundos de período. O vento vai estar ainda mais intenso do que no fim de semana e deve atrapalhar ainda mais as condições de surf.

mapa espectral e de periodo de MARANHAO

 

Mapa do período e espectral do dia 24/10 Tutoia-MA

Sempre é bom lembrar que a previsão sofre alterações diariamente, então permaneça ligado no nosso site para checar qualquer mudança.

Para seguir acompanhando a evolução das ondulações, acesse surfguru.com.br e assine o SurfguruPRO para ter acesso à previsão de 15 dias e outros benefícios exclusivos.

Boa semana para todos e que você pegue altas ondas com a gente! 

Mahalo!

Galerias | Mais Galerias