#alerta #tsunami #ondas grandes #fenômenos naturais 
Big Island Hilo - Hawaii - Estados Unidos

Ondas de Tsunami Pequenas Atingem o Hawaii

Jamilia Epping - Big Island Now

O Alerta de Tsunami para Hawaii foi cancelado após a passagem de pequenas ondas, que provocaram apenas pequenas enchentes no litoral.

De acordo com o Centro de Aviso de Tsunamis do Pacífico (PTWC), o alerta entrou em vigor na quarta-feira e continuou até o PTWC avaliar as condições potencialmente perigosas para o mar.

O litoral leste do Hawaii viu algumas das ondas iniciais e maiores como resultado do terremoto de magnitude 8,3 que atingiu a costa central do Chile ontem à tarde às 12:54, hora local.

A estação de marés de Hilo mediu uma onda inicial de 2,3 pés, cerca de 3h47 e uma outra onda de amplitude 3 pés (90 cm) aproximadamente às 4h06.

Registro da estação maregráfica de Hilo, mostrando as ondas de tsunami passando durante a madrugada

Registro da estação maregráfica de Hilo, mostrando as ondas de tsunami passando durante a madrugada (a hora mostrada é relativa a hora mundial GMT)

O PTWC informou que a amplitude medida é relativa ao nível do mar normal e não é "altura de onda crista a base." Praias a leste da ilha viram as maiores alturas de onda no estado do que em Honolulu, em Oahu e Kahului, em Maui, que tiveram amplitudes de 0,2 e 2,2 pés, respectivamente.

Registro de tsunami na estação de maré de Kahului, Maui

Registro de tsunami na estação de maré de Kahului, em Maui

Registro de tsunami na estação de maré de Honolulu

Registro de tsunami na estação de maré de Honolulu

Peggy Beckett, que estava hospedada no Hotel Hilo Seaside, disse ela acordou às 3 da manhã para ver o que iria acontecer. "Cerca de quatro horas da manhão houve uma queda gradual no nível de água, com o fundo ficando exposto, e uma série de quatro ondas distintas chegaram e, em seguida, uma quinta que foi só uma subida do nível da água," Beckett disse ao Big Island Now na quinta de manhã. Beckett disse que as quatro primeiras ondas passaram por cima da parede que reveste as "Lagoas do gelo" de Hilo e chegou na rua e parcialmente até pneus de carro. "As ondas tinham o som das ondas, e você pode ver a onda [alturas de talvez seis polegadas, mas claramente uma onda]", disse Beckett. "O som estava presente com a água quando ele recuou. Ele derramou sobre a rua e na lagoa do hotel ".

Apesar das ondas de tsunami menores durante a noite, Beckett disse que a estrada agora está limpa e tudo parece ter voltado ao normal. Não foram observados danos.

O PTWC adverte que pequenas mudanças no nível do mar e correntes incomuns ainda podem persistir durante as próximas horas.

Fonte: Big Island Now

Galerias | Mais Galerias