#ondas grandes #previsão #big surf #surf 
Irlanda

Ondas de até 120 pés são esperadas na costa da Irlanda

irishexaminer.com

Um dos melhores surfistas de ondas grandes do mundo acredita ter encontrado dois picos na cosita da Irlanda que podem receber ondas de até 120 pés de altura.

Al Mennie, que surfou algumas das condições mais extremas do planeta, disse que está esperando as condições perfeitas para surfar o que ele acredita ser o maior swell na terra.

"Esta é minha missão. Os dias bons são poucos e distantes entre si - 90% dos swells são insurfáveis e sabemos que apenas dois dias a cada ano são surfáveis", disse ele.

"Nós fomos surfar nestes dias. As ondas não estavam enormes, mas estamos esperando as condições certas. "

Al Mennie, de Portrush, e seu braço direito Andrew Cotton, de Devon, se recusam a divulgar os locais exatos das ondas, devido ao crescente número de surfistas inexperientes tentando fazer um nome nas ondas praticamente insurfáveis.

Uma onda é na costa oeste de Donegal e outra na costa de Antrim.

Ambas quebram em recifes rochosos do tamanho de um campo de tênis e Al Mennie afirma que o mar pode ficar com 1 metro e meio de profundidade quando as ondas sugam a água da bancada.

"Uma das maiores preocupações que teríamos é que alguém sem experiência iria tentar obter fama e glória", disse ele.

"Os contornos do fundo do mar muito específicos e o tempo são os fatores que fazem com que essas ondas quebrem assim."

"Nós temos que entender como funciona todo o lugar para a segurança - o que acontece se algo der errado, o acesso para o hospital.

"A quantidade deste tipo de ondas que temos em todo o país poderia ser o maior do mundo. Não há dúvida sobre isso. Depende das tempestades que vem através do Atlântico. "

Al Mennie surfou as ondas conhecidas como Mavericks na Califórnia em 2003, Aileen abaixo do Cliffs de Moher, e foi parte de uma equipe que surfou ondas de 90 pés no início deste ano na costa de Portugal.

"Eu procurava ondas com as mesmas características na Irlanda, como as que existem nos EUA e no Hawaii, e agora nós encontramos ondas na Irlanda maiores e melhores. A mesa virou", disse ele.

"Estamos fazendo o mesmo que o Havaí, mas eles estão usando short e protetor solar. Este é o extremo. Estamos usando roupas de neoprene com seis milímetros de espessura em 10ºC de temperatura da água e temperaturas do ar próximas de zero. "

A onda na costa de Donegal está perto de duas pequenas ilhas e é criada por swells do Atlântico que passam sobre uma enorme montanha submarina. A direção das ondas também torna o surfe um risco maior.

Na costa de Antrim, somado ao perigo são correntes mortais de marés movendo-se com até seis ou sete nós.

"Temos os recifes, temos o oceano, precisamos de tempo e das tempestades", disse o Al Mennie.

"Quando ouvimos falar sobre um furacão começamos a esfregar nossas mãos. Eles estão causando devastação no Caribe e é terrível, mas é isso que estamos procurando. "

Al Mennie usa o conhecimento da ciência, conhecimento local e seus anos de experiência para prever onde as ondas gigantes irão formar incluindo gráficos, bóias de onda, previsão e modelos 3D do oceano.

Galerias | Mais Galerias