#eventos #competições #surf #big surf #ondas extremas #ondas grandes #tow-in #notícias 
Niterói - Rio de Janeiro - Brasil

Ondas de 4 m fazem a festa na primeira chamada do Itacoatiara Big Wave 2023

Mauro Touguinho

Na primeira competição exclusivamente na modalidade tow-in realizada no IBW, Lucas Chumbo e Michelle de Bouillions se destacaram.

A chegada do ciclone extratropical trouxe ondas potentes e ventos favoráveis neste sábado (15) e fez a festa dos surfistas de ondas grandes na primeira chamada do Itacoatiara Big Wave 2023. Essa é a primeira competição realizada na Praia de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói, totalmente disputada na modalidade tow-in. Com isso, a prova segue os modelos dos principais campeonatos de ondas grandes do mundo, visando à inclusão da praia niteroiense nas disputas dos campeonatos de surfe internacionais.

O primeiro dia do campeonato teve três baterias, cada uma com cinco equipes compostas por surfistas e pilotos. Entre surfistas de nome de vários estados brasileiros, assim como do Chile, Equador e Peru, segundo os organizadores do IBW 2023, o destaque no primeiro dia de prova ficou com os atletas Lucas Chumbo, Gabriel Sampaio, Michelle Des Bouillons, Willyam Santana, Michaela Fregonese.

Participaram também Nando Fernandes, Valentim Neves, Daniel Rodrigues, Guilherme Hilel, Paulo Diego Imbica, Goutemberg Giulart, Pedro Calado e Kalani Lattanzi, entre outros. Prata da casa, o niteroiense Gabriel Sampaio foi um dos primeiros a entrar na água, puxado de jet ski por Nando Fernandes.

"Foi bem maneiro! A condição (do mar) surpreendeu. A gente achou que não fosse estar tão liso na parte da manhã, mas já estava. Consegui pegar duas boas ondas ali. Estou bem feliz com a minha performance", disse o campeão na modalidade remada da edição de 2022 do IBW.

Dupla de Ian Cosenza, o ex-BBB Lucas Chumbo deu altas manobras e comemorou o mar perfeito e a presença dos big riders (grandes surfistas) na praia de Itacoatiara.

"Hoje está um dia incrível, né?! Sol, céu azul, altas ondas. Olha o tamanho das ondas" De seis a oito pés, dez pés. Ondas na casa dos três, quatro metros. Estou muito feliz de ver isso acontecendo. Itacoatiara bombando, movendo a galera do big wave. Está fazendo todo mundo surfar e se divertir. Está reunindo toda essa equipe do big surfe, que acaba sendo sempre bem representada nos maiores swells de Itacoatiara", afirmou.

Quem também se destacou no mar ontem foi Michelle Des Bouillons, que também fez dupla com Ian Cosenza. Campeã feminina na edição de 2020 do IBW, a carioca considera a praia de Niterói um lugar especial e classificou o mar de Itacoatiara como extremo.

"Itacoatiara é um lugar muito especial pra mim, então eu sei que quando vai ter campeonato aqui vai estar sempre muito extremo. Eu procuro ver as coisas de um lado mais leve e ficar mais tranquila dentro d'água. Foi muito bom!", explicou.

Janela até o dia 31 de agosto

A janela do IBW 2023 foi aberta nesta sexta-feira (14) e permanece até 31 de agosto. Na manhã desse sábado, as condições do mar estavam perfeitas para a competição, segundo Alexey Wanick, diretor executivo do IBW.

“Itacoatiara possui as condições mais desafiadoras do país para a prática de tow-in, em razão da potência e do tamanho de suas ondas, além de uma condição muito difícil de navegação na arrebentação. As ondas neste sábado estavam bastante propícias para o tow-in, garantindo um belo espetáculo nas descidas dos surfistas e resgates diferenciados”, comemorou.

Nos últimos anos, o IBW se consolidou como a principal competição de surf de ondas grandes do Brasil e, em 2023, com a modalidade tow-in, o projeto dá o primeiro passo em direção à sua internacionalização.

“O Itacoatiara Big Wave é um evento cuja proporção cresce a cada ano, dando cada vez mais visibilidade a Niterói como cidade polo de competições esportivas. Não existe no Brasil um mar mais desafiador que o da Praia de Itacoatiara, na Região Oceânica do município, para a prática do surfe de ondas gigantes. Seu formato em concha, faz com que as ondas ganhem uma força e potência que não se encontra em qualquer outra praia brasileira”, afirma o secretário de Esportes e Lazer de Niterói, Rubens Goulart.

Essa intenção de incluir Itacoatiara no cenário internacional é confirmada por Alexey Wanick. “Nosso intuito é ampliar o intercâmbio do IBW com as competições de surfe de ondas grandes e tow-in em locais de referência como Pico Alto (Peru), Punta de Lobos (Chile) e Nazaré (Portugal). Dessa forma, daremos visibilidade a Itacoatiara, além de desenvolver o esporte no país”, afirma.

O secretário de Esporte e Lazer de Niterói, Rubens Goulart, lembra que o Itacoatiara Big Wave nasceu por iniciativa de seu antecessor na pasta, Luiz Carlos Gallo de Freitas. 

“Hoje vimos vários atletas pegando muitas ondas boas. Em 2018, Luiz Carlos Gallo, meu antecessor, esteve em Nazaré para ver de perto como se realizava esse tipo de competição e, no ano seguinte, tivemos a primeira competição do Itacoatiara Big Wave. Esse tipo de prova projeta a visibilidade de Niterói e da Praia de Itacoatiara, nacional e internacionalmente”, disse.

O ex-secretário de Esporte e Lazer de Niterói, relembra a chegada do campeonato de ondas grandes em Niterói.

“Niterói é um celeiro craques e já sediou, com sucesso, diversos eventos esportivos. É um município que respira esporte. Quando visitei Nazaré, queria entender como funcionava esse outro lado do esporte, para podermos adaptar e dar apoio para a organização dos torneios de ondas gigantes na cidade. Agora já estamos na quarta edição do Itacoatiara Big Wave com uma qualidade cada vez maior”, afirma Luiz Carlos Gallo de Freitas.

Duas chamadas e premiação total de R$ 85 mil

Na janela de competição, serão feitas até duas chamadas (calls) para as sessões de tow-in na Praia de Itacoatiara. Essas sessões acontecem quando as previsões indicam potentes ondulações e ventos favoráveis. A organização do evento acompanha as previsões e, quando são identificados swells com potencial é emitido um sinal amarelo entre 5 a 7 dias do dia da chamada. A ondulação se confirmando, é emitido o sinal verde.

Durante as sessões, os atletas terão suas ondas registradas por cinegrafistas. Após o encerramento da janela, as ondas serão julgadas por uma comissão de arbitragem profissional com base nos critérios internacionais adotados para o surfe de ondas grandes. A competição distribuirá R$ 85 mil em prêmio a ser dividido entre surfistas, pilotos e cinegrafistas que registrarem as ondas vencedoras. 

O presidente da Niterói Empresa de Turismo e Lazer - Neltur, André Bento, lembra que a Praia de Itacoatiara é considerada uma das 10 melhores praias do país, segundo o ranking do site de viagens Trip Advisor.

"O Itacoatiara Big Wave se consolidou no calendário anual de eventos da cidade. Essas características possibilitaram a construção de uma parceria com a cidade de Nazaré, em Portugal, a praia com as maiores ondas do mundo. Nessa edição, vamos iniciar as ações de promoção turística de ambas as cidades, proporcionando o intercâmbio de atletas e produzindo conteúdo audiovisual para que o mundo nos conheça. Queremos mostrar o paraíso que é a Praia de Itacoatiara e todo o seu potencial esportivo e turístico", destacou.

O IBW 2023 é uma realização da Prefeitura de Niterói por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com apoio da NOB, Jappa da Quitanda, Brodão Brasil e da Secretaria Municipal do Clima.

Galerias | Mais Galerias