O Taitiano Malik Joyeaux morre em pipeline
12/Mar/2005 - - Hawaii - Estados UnidosO surfista profissional morreu na manhã desta sexta-feira após um acidente em Banzai Pipeline no Hawaii. Era um dos surfistas mais populares do Taiti e tinha 25 anos.
Os surfistas disseram que Joyeaux somente tinha pego uma onda em Pipe, estava entre os sessenta surfistas em Pipeline naquela manha.
Num classico dia havaiano com ondas entre 6 a 8 pes. Por volta das 10:30 da manha segundo os fotografos da praia, Joyeux remou no lip de uma onda pesada e caiu de costas para o fundo e recebeu o todo o impacto do lip da onda. Sua prancha em pedacos apareceu poucos segundos depois, mas nao havia sinal de Joyeux, segundo o salva vidas, a cordinha foi arrancada de seu pe com o impacto da onda.
As testemunhas disseram que Joyeaux ficou submerso entre 10 a 15 minutos (relatórios variam) antes de ele ser encontrado.
Foi trazido para a praia e levado ao Hospital de Kahuku onde foi pronunciado morto. Uma autópsia será executada para determinar a causa de morte.
O acidente ocorreu aproximadamente às 10:30 da sexta-feira 02 dezembro 2005. O Malik foi arremessado pelo lip da onda enquanto estava no tubo e caiu de sua prancha. Sua cordinha quebrou com a força da onda. Foi achado 15 minutos mais tarde na praia de Ehukai, ao lado direito do pico de Pipe. Os surfistas e paramédicos fizeram várias tentativas ressuscitar o surfista, mas ele não respondeu. Foi levado ao hospital de Kahuku.
Com grande tristeza aproximadamente 60 surfistas deixaram a água, e ninguém voltou mais para surfar. Depois, os surfistas formaram um circulo na praia e ofereceram uma oração para Malik Joyeaux.
Malik, de Moorea, era um dos grande nomes do surf do Taiti, ao lado surfistas como Vetea David, Raimana Van Bastoaler e Manoa Drollet. Mais que um surfista, ele foi o campeão do Tubo do Billabong XXL do Ano em 2003, ele também kite-surfava, e recentemente ele foi o primeiro do mundo a ser rebocado de kite na onda em Teahupoo. Era patrocinado pela marca de surfwear Oxbow.
Em outubro passado, Malik foi considerado um dos destaques numa das melhores sessões da história em Teahupoo, subseqüentemente chamado "domingo Sangrento" pela imprensa internacional.
Links Relacionados: