O Swell que engoliu o Atlântico Norte na semana da Páscoa
08/Abr/2008 - Gabriel Gomes Jr. - Estados UnidosUma tempestade com força semelhante a famosa Tempestade Perfeita, que deu origem ao filme, invadiu o atlântico Norte no meio do mês de março, transformando o oceano num caldeirão infernal próximo ao litoral do Canadá.
Ventos de força de furacão soprando numa vasta área do oceano formaram vagalhões de mais de 10 metros, de acordo com um satélite oceanográfico, que viajaram rapidamente para o Sul.
Apesar de quase toda a costa Leste americana não receber quase nada da força deste swell, que passou ao largo, um lugar em especial na Carolina do Norte, chamado de Outer Banks, foi agraciado por ondas gigantes apenas por um dia, a medida que o swell se movia rapidamente em direção ao Sul.
A próxima passagem do monstruoso swell foi por Porto Rico na terça-feira, para onde muitos surfistas profissionais viajaram, avisados pela previsão, para surfar ondas épicas. Três Palmas quebrou de gala, no maior swell que se tem notícia nos últimos tempos.
Mais abaixo, no Caribe, o swell também produziu condições épicas a partir da quarta-feira, mas o melhor foi mais para o final da semana, quando o vento girou de Nordeste para Leste a Sudeste, e o swell de Norte-Noroeste ficou perfeito.
Foi no fim-de-semana da páscoa que o maior swell dos últimos tempos encostou no mar de dentro de Fernando de Noronha. Qui também surfistas de todo o Brasil tinham viajado para a ilha avisados pela previsão. A laje da Cacimba do Padre foi o palco de momentos épicos do surfe no Brasil, com Xandinho dropando uma de 4 metros e entrando na competição Greenish da maior onda 2008