#session #surf 

O Surf foi oficializado como um esporte nas escolas do Hawaii

25/Mai/2004 - - Hawaii - Estados Unidos

O Surf foi oficializado como um esporte numa High School de Wailuku, Maui, no Havaí.

A decisão se ter uma equipe de surf será de cada escola.

Antes de votar 9-0, os membros de uma comissão ouviram aproximadamente uma hora de testemunhos, a maior parte a favor de sancionar o esporte.

Apesar de sua fama como o berço do surf, o Havaí nunca tinha permitido reconhecer equipes surf interescolares na High School por causa de preocupação sobre a segurança, o custo e a responsabilidade.

"eu quero que meu filho de 16 anos tenha a possibilidade surfar pela sua High School," falou um veterano do Surf de Maui, Snake A-Hee.

Os estudantes da escola pública já competem em campeonatos de surf como membros de clubes, mas não podem usar nomes das suas escolas. A política nova permitirá que tais clubes sejam equipes oficiais das escolas.

A associação Interescolar das escolas públicas de Oahu não tomou uma posição formal, mas o Secretário executivo Dwight Toyama falou que os diretores de esporte têm sobre dúvidas quanto ao risco potencial. A liga Interescolar das escolas privadas de Honolulu se opôs ao surf, citando também o risco.

Isso levou o escritório geral de advocacia do estado em 2002 recomendar contra o surf como um esporte oficial. Os oponentes discutem que o surf envolve um ambiente imprevisível, incluindo ondas, tubarões e colisões com outros surfistas.

Uma média de aproximadamente quatro ataques do tubarão é relatada a cada ano em algum lugar em torno de mais de 200 milhas de costa do Havaí.

Bethany Hamilton, uma garota de 13 anos, perdeu seu braço esquerdo quando foi atacada por um tubarão 31 de outubro na costa norte de Kauai. Retornou à competição de surf em janeiro, se colocando em quinto lugar em seu grupo de idade na divisão aberta das mulheres da associação nacional interescolar de Surf, em competições no Havaí.

Sexta, Maio 21, 2004 8:02 Brasília (1102 GMT) - www.cnn.com

Links Relacionados:

Bethany Hamilton Homepage