O Surf em Gana, na costa Oeste africana
Esta é uma pequena história sobre a minha jornada de vida, e as ondas de Gana, espero que vocês gostem
21/Abr/2012 - Nachete Garcia - GanaDesde que voltei no ano passado de Senegal, tinha em mente de voltar assim que possível à Mama África e Gana é um país que sempre me atraiu. A idéia inicial era fazer a viagem a Gana e Costa do Marfim, mas depois de ter problemas com meu visto, quis o destino de permaner por pouco mais de um mês em Gana.
Outra Gold Coast fora da Austrália está em Gana. Viajando sozinho na África, com uma mochila e pranchas, é algo que eu tinha feito antes e eu não tive problemas, embora existam momentos que me vi perdido no meio do nada, tudo que você encontra são agricultores com facões, que irão te cumprimentar com um sorriso e é isso que Deus quer ... e Deus sempre quer o melhor.
Se você olhar para o mapa e olhar para o Gana, entenderá que é um lugar onde entra muitas ondas e na verdade é assim, nenhum dia caiu de meio metro e em muitos dias têm tido boas ondas, de meio a 2 metros.
Há pouco turismo em Gana, e que embora seja um lugar seguro e relativamente confortável para viajar. Há 15 anos que deixou de ser um país instável, mas hoje sua reputação é perigo injustificado. Depois de viajar por todo o país, acho que é um bom destino para começar na cultura Africana, provavelmente, de 5 a 10 anos a partir de agora será um dos destinos turísticos mais importantes da África.
Enfatizar a personalidade de Kwame Nkrmah, um dos presidentes mais importantes da história do Gana. Foi o 1º presidente do país depois que ele se tornou independente em 1957. Ele é muito considerado em toda a África, especialmente em Gana. Com suas idéias de africanismo e unidade Africana, assemelha-se a figura de Marcus Garvey, na Jamaica, ou Haile Selassie na Etiópia.
Veja mais em:
Notas do Editor:
Gana está entre os últimos lugares na terra onde o sonho tropical de surf ainda é uma realidade de ondas divertidas, sem crowd, uma comunidade tranquila, aventura, exploração. Gana tem apenas uma breve história do surf, mas já tem personagens únicos, que ajudaram a criar uma comunidade incrível e de fácil convívio que está moldando a cultura de surf em Gana. Surfar em Gana significa que você poderá explorar os muitos e excelentes picos de surf, que vão do nível iniciante e intermediário ao especialista, na cidade de surf de Busua e as vilas de Dixcove, Akwidaa, Cabo Three Points, Prince’s Town, Mutrakni Point, Fete, e muitos mais.
Em Gana se fala inglês é um dos países da África dos mais estáveis, segura e amigável e tem um litoral apontado para o caminho dos swells que vem de tempestades muito distantes do hemisfério sul. É esta combinação de consistência, picos de alta qualidade, praias e recifes, assim como a atitude de boas-vindas de Gana que tornam o lugar maravilhoso para os surfistas.
Gana é uma opção durante todo o ano, é durante o inverno do hemisfério sul que as coisas realmente esquentam, com quase nenhum dia sem algum tipo de onda. Setembro é o mês considerado o principal, com as ondas ainda muito consistentes, mas sem as chuvas e ventos marais que afligem os meses de junho e julho e há muitos mais dias de ondas. Em média ondas de meio a 1,5 metros com terrais pela manhã, os marais mais fracos da tarde também são previsíveis.