#surf 
Brasil

O Que Todo Surfista Iniciante Deveria Saber

Luís Coruja

Informação importantes que todos os surfistas iniciantes deveriam saber.

Quando estamos iniciando em alguma atividade, é normal que tenhamos muitas dúvidas sobre ela. No surf não é diferente. Sendo assim, elencamos algumas coisas que acreditamos que todo surfista iniciantes deveria saber.

Para você que anda se perguntando em como fazer para pegar suas primeiras ondas, preparamos um conteúdo muito bacana. Certamente depois dessas dicas tudo ficará mais claro e você terá mais segurança em tomar decisões, seja de equipamentos ou na prática do surf.

O Surf

surf esporte

Sabemos que o surf é o único esporte em que o terreno onde está sendo praticado está em constante movimentação. Pense que o oceano é o maior ser vivo do nosso planeta e ele está sempre ativo, até mesmo em dias de ondas pequenas. O efeito das ondulações, das marés e dos ventos faz mudar constantemente esta arena onde praticamos nosso tão amado esporte.

Portanto, alguns princípios básicos devem ser bem entendidos para que o surfista iniciante possa se aventurar em suas primeiras ondas. Até porque estamos falando de um esporte radical, o qual oferece riscos reais. Aliás, é importante mencionar que neste artigo abordamos apenas algumas aspectos primordiais. Por isso, recomendamos a leitura de outros artigos que tratam deste tipo de tema de forma detalhada.

Correnteza e Pedras

surf corrente mar

É muito importante o surfistas estar atento às correntes marítimas, pois elas são bem traiçoeiras. Para os mais experientes, elas até acabam ajudando na hora de entrar no mar e chegar no outside. Entretanto, para os iniciantes o ideal é evitá-las por enquanto.

Existem vários riscos quanto à correnteza, tanto ser empurrado em direção a zonas perigosas cheias de pedras como também para o fundo, dependendo da força e da direção. Converse com surfistas mais experientes, com guarda-vidas e com locais e só assim entre no mar no local onde for o mais indicado.

Aprendizado Fora D’água

surf coaching

Pegar as primeiras ondas é algo muito emocionante. No entanto, essa missão fica mais fácil se o surfista aprender e praticar alguns movimentos básicos simulados fora d’água. A melhor forma numa escola de surf, onde os instrutores estão preparados para ensinar de forma correta as técnicas básicas para que sua curva de aprendizado seja a melhor possível e você atinja seus objetivos o quanto antes. Procure uma próxima de você e se dedique ao máximo, com coragem e determinação, certamente não irá se arrepender.

Fortaleça A Remada

remada surfista

Para conseguir pegar sua primeira onda, você deverá saber como remar em cima da prancha de forma estável. O ideal é remar com cadência, ritmo, sincronização e principalmente com o corpo firme e centralizado na prancha, para que fique bem equilibrado. Aliás, para que suas braçadas sejam eficazes você deve enfiar não apenas as mãos na água, mas também os antebraços, logo abaixo da prancha, com os dedos bem juntos.

Quando você estiver tentando pegar uma onda, irá precisar fazer com que sua prancha se mova o mais rápido possível sobre água. Muitos surfistas novatos perdem de pegar boas ondas porque não remam com força e ritmo suficientes para conseguir entrar nelas. Se você ficar parado esperando a onda chegar, acabará sendo derrubado por ela. Portanto, coloque sua prancha em movimento antes de a onda chegar.

É comum vermos surfistas iniciantes acreditando que já pegaram a onda, quando na verdade ainda não. Então, para garantir, sempre dê mais duas braçadas extras quando achar que já ode ficar em pé, pressione o peito na prancha e se apoie com força na parte frontal na hora de subir. Por fim, esteja preparado(a) fisicamente, procure treinadores físicos especializados e treine muito fora d'água, isso fará toda a diferença dentro do mar.

Surfando Na Parede Da Onda

As primeiras tentativas de surf podem ser um pouco frustrantes, mas quando você conseguir pegar sua primeira onda será apenas uma questão de tempo até que você fique em pé na prancha. Dessa forma, saber escolher a onda certa é uma habilidade primordial no surf. Se você remar em ondas inapropriadas acabará tendo menor velocidade, menor empuxo e consequentemente maior dificuldade em desenvolver seu surf.

Isto posto, consideramos que um iniciante precisa saber quais são as melhores ondas elas estão quebrando antes mesmo de pensar em se levantar na prancha. Depois que você já tiver pego algumas boas ondas apenas deitado na prancha, é nessa hora que irá começar a colocar-se de pé, mesmo que reto na espuma. Após já ter dominado a técnica de pegar as ondas certas, estará pronto para experimentar novas sensações, como pegar as primeiras paredes.

como pegar suas primeiras ondas

De fato os iniciantes não sabem muito bem em que direção a onda está quebrando, mas a prática e a literatura de surf os guiarão (assista muitos vídeos). Aprenda o que é uma direita e uma esquerda, como as ondas abrem para o lado. Entenda que a parte mais forte, com mais energia da onda fica sempre mais próxima da espuma. Lembre-se: o objetivo do surf é surfar na parte limpa de uma onda, para frente e para o lado, em frente à espuma. Depois que conseguir realizar este objetivo por algumas vezes você nunca mais vai querer parar de surfar, acredite nisso!

Atraso Na Evolução

prancha ideal

Muitos se perguntam por que não conseguem evoluir no surf. Não entendem se o problema é técnico, é não levar jeito pra coisa ou até mesmo o equipamento. Sim, pode haver várias razões para isso, mas certamente sua prancha tem grande parte da culpa.

É inegável que estar com o equipamento correto para iniciar no surf faz toda a diferença. Há diversas teorias e opiniões distintas quanto a isso. Muita gente considera ideal aprender a surfar com um pranchão, por conta da enorme flutuação e estabilidade que ele oferece. De fato isso faz sentido, todavia se sua intenção não é ficar surfando de longboard, acreditamos que há formas melhores de aprender já utilizando pranchas menores e mais maleáveis.

Existem modos de resolver este problema de maneira prática e certeira. Para isso o melhor é procurar locais e pessoas que saibam exatamente como te ajudar, pessoas que são experts no assunto e irão conseguir te fornecer o material necessário para que você possa atingir o próximo nível. Existe uma página muito esclarecedora sobre isso a qual recomendamos fortemente que você acesse para poder sanar suas dúvidas sobre pranchas para iniciantes.

As pranchas de espuma podem ser uma forma segura de começar a surfar, pois estas oferecem poucos riscos de lesões se houver algum tipo de colisão com o equipamento, e acredite, haverá. Depois que já estiver correndo na parede das ondas de forma constante e estável, muito provavelmente você desejará trocar de prancha. A prancha de espuma continuará garantindo diversão em mares bem pequenos e você não precisará de desfazer dela, entretanto uma prancha mais arisca e radical o fará evoluir para um próximo nível de surf.

Os equipamentos para surfistas iniciantes devem ter alguns atributos específicos. De fato, estes atributos são de suma importância para o aprendizado e o conforto daqueles que estão começando no esporte. Conheça aqui os principais atributos e como tirar o melhor proveito de suas pranchas.

Se você acredita que essas informações te ajudaram e podem também ajudar outros surfistas iniciantes, encaminhe esse artigo para que mais pessoas possam dar aquele importante up no surf logo no início de suas jornadas. Boas ondas, nos vemos pelas praias do mundo!

 

Comentários

Galerias | Mais Galerias