#organização #ecologia #comportamento 

O Que Significa Proteger Uma Onda?

Jim Moriarty

Se você está lendo isso, eu estou supondo que você está ciente de que as ondas estão sendo ameaçadas e até mesmo perdidas em todo o mundo. A pergunta lógica é: "Como podemos protegê-las?"

Quando alguém fala sobre "Proteger as Ondas" que pode significar uma série de coisas.

Sendo um pensador visual, eu tive que traçar o que as várias respostas significavam entre sim. Eu queria saber por que uma é melhor do que a outra, e se diferentes métodos se complementavam. Eu queria entender se "100% de proteção onda" pode nunca ser alcançado.

Aqui está uma visão geral, a proteção de ondas inicia-se quando há algum tipo de valor associado à onda. Essa proteção se torna mais significativa quando há algum nível de distinção, e os moradores locais começam a entender que eles têm a responsabilidade de proteger o que para eles é tão valioso. E as ondas possuem níveis mais profundos de proteção quando uma distinção legal está ligada à sua proteção. Além disso, as ondas chegam tão perto de estar completamente protegidas quando há um grupo local disposto e capaz de lutar para proteger a onda e ter o status de proteção aplicado.

Vamos começar na parte inferior do gráfico acima. A onda está mais em risco quando não existe uma política ou distinção ligada a ela e surfistas (e outros grupos de utilizadores) assumem que a sua onda é boa. Pense em Harry's, na Baja Califórnia. Era um "pico secreto" e, em seguida estava em risco devido ao desenvolvimento ... e então ela se foi. Pense em Killer Dana, desapareceu. Pense em qualquer onda que você já ouviu um surfista mais velho falar, e que agora desapareceu. Pense em Malibu, ainda está lá ... porque três pessoas se uniram para proteger ela em 1984 (e formaram a Surfrider Foundation no processo).

Uma lição muito limpa que aprendemos ao longo do tempo, se ninguém se levantar para proteger algo, isso será tirado de você.

Subindo na escala, vemos que uma onda tem risco menor quando há algum tipo de status de proteção de onda não-vinculativo. Meios não vinculativos que podem ser uma placa, talvez algum tipo de designação de comissões locais, mas não é um elemento legal de proteção. Mesmo uma resolução local não é suficiente, uma lei é algo que diz que recursos podem ser aproveitados para oferecer proteção e menos que isso é ... menos. Esses tipos de distinções são bons na medida em que iniciar o processo de atribuição de algum valor ao recurso natural. A desvantagem é que não há nada que seja obrigatório, uma vez que a onda está sob pressão de várias forças.

O próximo nível de proteção que uma onda pode ter é quando há um grupo existente local, que pode lutar para proteger uma onda. É claro que nós poderíamos pensar nisso, porque essa é a essência do que fazemos em mais de uma dezena de países ao redor do globo. Entretanto algumas distinções devem ser esclarecidas. Primeiro, não é suficiente simples ter um grupo (um capítulo da Surfrider ou outro grupo similar) o que é necessário é que o grupo tenha a vontade de se envolver. Eu conheço algumas pessoas que me dizem "Minha onda local estava perdida e onde estava a Surfrider?" Minha resposta é sempre a mesma "Não somos um grupo SWAT, que cai de pára-quedas para proteger o seu pico local ... nós somos vocês. Se você não vai se envolver e trabalhar para proteger algo lhe é valioso, então você não deve se surpreender quando ele for retirado, porque é isso que acontece de vez em quando. "

Logo acima deste nível é ter leis em vigor que não só designam a onda como um recurso natural valioso, mas também tem elementos que estão diretamente ligados à proteção da forma de onda e dos outros elementos que contribuem para que a onda seja única e especial. Atingir esse estágio de proteção de onda não é fácil, porque apenas duas ondas no mundo têm esse status: Tres Palmas em Porto Rico e Bells Beach, na Austrália. Dito isto, este é um nível que nós estamos pressionando nos Estados Unidos e em outros países. É importante notar também que é claro para nós que ter leis em vigor não é sinônimo de leis que estão sendo aplicadas. Eu já ouvi muitas pessoas dentro do movimento ambientalista dizer "nós não precisamos de mais leis, precisamos simplesmente aplicação das leis que já existem." Isto leva ao mais alto nível de proteção de onda.

Para uma onda de ter algo que se aproxima de 100% de proteção, não deve ter apenas leis em vigor para proteger a onda, mas deve haver também haver grupos locais que se importem o suficiente para agir de forma a garantir que essas leis sejam aplicadas de maneira oportuna e apropriada.

Galerias | Mais Galerias