#viagens #fenômenos naturais 
Santa Catarina - Brasil

O Que é um Tsunami Meteorológico

Carlos Eduardo Salles de Araujo – Oceanógrafo Epagri/Ciram

Com características similares aos tsunamis gerados por abalos sísmicos, o fenômeno se diferencia no processo de geração, sendo causado por perturbações locais na pressão atmosférica associada a sistemas meteorológicos de deslocamento rápido.

A grande onda que atingiu a praia de Balneário Rincão e no Morro dos Conventos, em Araranguá, no Sul de Santa Catarina, na tarde de domingo (16/10/2016) pode ser classificada como um Meteotsunami, ou Tsunami Meteorológico. Estas perturbações na pressão do ar podem gerar ondas no mar ou amplificar as ondulações existentes e que viajam na mesma velocidade e direção do sistema atmosférico que a provoca.

O desenvolvimento de um meteotsunami depende de fatores como a intensidade, a direção, a velocidade e a duração com que a perturbação atmosférica viaja sobre um corpo d'água, com uma profundidade baixa que permita a amplificação da altura das ondas. Na região sul do Brasil as ondas tipicamente começam a empinar por causa do atrito com o fundo em profundidades menores que 80 metros.


Fonte: http://www.comet.ucar.edu/

Como os tsunamis, o meteotsunami afeta toda a coluna d'água e pode se tornar perigoso quando se desloca para águas rasas, o que faz com a que a onda reduza sua velocidade e tenha sua altura e intensidade aumentadas (empinamento). Um aumento ainda maior pode ocorrer se a onda se propagar em corpos d'água semi fechados, como portos, baías e enseadas.

A maioria dos meteotsunamis são muito pequenos para serem notados, mas uma pequena parcela pode atingir grandes proporções e provocar impactos devastadores como a destruição de estruturas e a inundação costeira. Comparativamente, entretanto, mesmo os meteotsunamis mais intensos são menos severos do que os tsunamis de origem geológica, como os ocorridos em 2004 no Oceano Índico e em 2011 do Japão.

Embora os efeitos possam perdurar de horas até alguns dias, o meteotsunami atinge a costa de forma imediata. O fenômeno não deve ser confundido com as ressacas, normalmente associadas às tempestades subtropicais. As ressacas ocorrem quando os ventos fortes empurram as águas em direção a costa, fazendo com que o nível do mar suba de forma consistente por algumas horas, fenômeno que é conhecido como maré meteorológica.

Fonte: Epagri/Ciram

Alguns eventos de Meteotsunami que ocorreram pelo mundo

Local País Altura da Onda(m) Mortes
Vela Luka (21 June 1978) Croácia   5.9 0
Baía de Nagasaki (31 March 1979) Japão 5 3
Pohang Harbour Coréia 0.8  
Costas de Kent e Sussex (20 de Julho de 1929) Reino Unido 3.5 a 6 2
Porto de Longkou (1 de Setembro de 1980) China 3  
Porto de Ciutadella (15 de Junho de 2006) Espanha 4  
Golfo de Trieste Itália 1.5  
Oeste da Sicília Itália 1.5  
Malta Malta 1  
Chicago, IL (26 de Junho de 1954) EUA 3 7
Praia de Daytona, FL (3-4 de Julho de 1992) EUA 3.5 0

Galerias | Mais Galerias