#atletas #surf #cbsurf #brasileiro 

O pulo do Xapa - Wesley Leite sai da lesão no CS para o 3º melhor do Brasil em 2023

We Think Sports

Da conquista à vaga no Challenger Series até terminar o ano com a 3ª colocação no ranking Dream Tour de 2023 da CBSurf, Wesley Leite passou por uma grave lesão, perda de alguns patrocinadores e muito trabalho para recuperar o merecido espaço no cenário br

Ubatuba, dezembro de 2023

Xapa sincerão.

Me desculpa cara, mas você é perigoso!”

Essa foi uma das frases que ganharam destaque numa das entrevistas concedidas por Wesley Leite, o Xapa, durante o Dream Tour de 2023.

Na disputa com Cauã Gonçalves nas quartas-de-final da 6ª e última etapa do Tour, Wesley forçou uma interferência quando tinha a prioridade. Ciente da estratégia pouco ortodoxa, mas que consta das regras do jogo, Wesley pediu desculpas a Cauã, elogiou seu surf e lançou a frase.

Foi apenas uma das várias entrevistas concedidas pelo Xapa que o fizeram se destacar na temporada. Em outra, emocionou muita gente ao falar sobre a lesão que o tirou

-temporariamente!- das chances de chegar ao CT, do afastamento de patrocinadores em razão da lesão e de sua fé inabalável no trabalho.

Este amadurecimento e posicionamento com mais confiança, se dá em razão da lesão.

De certo modo a lesão foi fundamental para este amadurecimento. Estar parado com tempo para meditar, repensar e tentar compreender e aceitar o que aconteceu, além de ler, algo que nunca tive interesse antes, ajudaram muito a reconstruir o Xapa pós o baque na Austrália.”.

Rolou altas leituras!

O senso comum costuma associar os surfistas ao interesse único e exclusivo por assuntos sobre a modalidade, mas o tempo sem surfar para a recuperação, deu ao Xapa a oportunidade de descobrir um universo todo novo a partir da leitura.

Por indicação e conversas com uma amiga, fui pegando o gosto pela leitura. Descobri que poderia me utilizar das palavras para me expressar melhor e comunicar de um modo verdadeiro o que acontece com um atleta de alto rendimento. Isso me inspirou a levar para a audiência do surf a cada entrevista dada, um vislumbre fiel do que eu vivo como atleta.”.

Muito bem no Brasilzão.

Entrou no Tour como convidado na Etapa de Xangri-lá ocupando o 25º lugar no ranking.

Etapa a etapa, agarrou com força a chance de seguir na divisão de elite do campeonato nacional. Nas duas primeiras etapas ficou com o 17º lugar e nas quatro etapas seguintes se manteve sempre entre os 10 primeiros colocados.

Disputou 35 rounds e suas melhores somatórias de notas resultaram em 104,74 pontos.

Chegou ao fim do Tour com o 3º lugar do ranking além de excelente reputação: um dos caras mais gente boa do rolê!

E o QS?

Meta é meta e o ano foi intenso na busca pela requalificação ao Challenger Series.

Se a 23ª posição no ranking sul-americano do Qualifying Series não foi suficiente para ascender ao CS ainda em 2023, os números atingidos nas 6 etapas do QS demonstram a crescente de Wesley em busca de sua reposição para 2024: Disputou 15 rounds com 92 ondas surfadas, uma média de 6,13 por bateria. Na etapa de Stella Maris, surfou 27 ondas em 4 baterias e encerrou a participação na etapa com o 9º lugar.

Há duas etapas brasileiras do QS a serem confirmadas em março: Floripa e Noronha.

Wesley, de “férias” no momento, não abandonou a rotina de treinos visando as duas etapas.

Estratégia é estratégia, pai!

O retorno para o QS pós lesão, foi necessário e estratégico.

Nada pode ser pior para um atleta de alto rendimento do que ficar fora das competições. Decidimos, eu e minha equipe, que competir seria fundamental para a recuperação do meu mental, sobretudo. Pela crescente do meu desempenho, o indicativo é altamente positivo de que adotamos a estratégia correta.

O pulo do Xapa

De 0 a 100 em 12 meses: Wesley Leite serviu constância, foco, surf afiado e personalidade.

Sua presença no circuito faz a diferença não só por forçar o nível dentro da água, como também para reforçar o cerne de um atleta: esforço, dedicação, comunhão e exemplo.

Galerias | Mais Galerias