#alerta #inovação #tubarões #previsão 
Perth - Austrália Ocidental - Austrália

Novo Sistema de Alerta de Tubarão Passa Fase de Testes

AAP

Os fabricantes de um novo sistema de detecção de tubarões de alta tecnologia dizem que, em breve, ele poderá ser utilizado depois de um teste bem sucedido na praia de Bondi.

Shark Mitigation Systems disse que seu sistema de boia inteligente foi aprovado pela Australian Professional Ocean Lifeguard Association (Apola) como um sistema de detecção viável e solução de alerta para as praias australianas. O sistema utiliza a nova tecnologia de sonar para criar uma rede virtual de tubarão, detectar tubarões fora da zona de arrebentação e imediatamente alertar as autoridades e usuários da praia.

Um teste de oito semanas envolvendo salva-vidas profissionais foi bem sucedido em todas as medidas, disse o co-fundador da Shark Mitigation Systems, Craig Anderson. Ele diz que o sistema pode, de forma sustentável, operar em condições reais de praia, 24 horas por dia, 365 dias por ano. "Após este ensaio bem sucedido, os banhistas em muitas partes da Austrália e mesmo em outros países podem agora esperar que as praias estejam mais seguras à medida que avançamos para implantar esta tecnologia em resposta à crescente demanda", disse Anderson.

A empresa já foi convidada por vários conselhos para apresentar propostas para o uso do sistema inteligente de boias ao largo das praias da Austrália e no exterior. A empresa, baseada em Perth, que recentemente foi listada no mercado de ações, disse que seus custos são competitivos com opções alternativas ao mercado.

A Shark Mitigation Systems também desenvolveu padrões de camuflagem patenteada para roupas de neoprene e pranchas de surf,/que escondem o seu usuário de tubarões ou os deixa aparecendo o oposto das presas típicas de tubarões.

Fonte: Perth Now

Galerias | Mais Galerias