Novo sistema contra tsunami na Indonésia
12/Nov/2008 - Reuters - IndonésiaA Indonésia lançou um novo sistema tecnologicamente avançado na terça-feira que pode detectar um tsunami potencial e fornecer alertas mais rápidos numa região frequentemente atingida por terremotos.
O arquipélago que tem em torno de 17.000 ilhas, que fica no sismicamente ativo "Anel de Fogo do Pacífico", foi batido por um tsunami devastador há quatro anos que deixou em torno de 170.000 pessoas mortas ou desaparecidas na província de Aceh. Desde então a Indonésia instalou alguns sistemas de aviso, mas peritos disseram que o preparo contra desastres do país é ainda um trabalho em progresso e grande parte do país ainda não é coberta.
O novo sistema, construído com auxílio instituições estrangeiras, incluindo o Centro alemão de Pesquisa de Geociencias, usará sensores colocados no solo oceânico e nas praias para transmitir detalhes de movimentos sísmicos para bóias na superfície. As informações então serão transmitidas via satélite a um centro de aviso de tsunami na Indonésia.
"Começamos o sistema de alerta antecipado de tsunamis mais avançado do mundo capaz de emitir os possíveis avisos mais rápidos com um grau alto de confiabilidade," Thomas Rachel, secretário parlamentar de estado da Alemanha, disse no lançamento em Jakarta. O sistema estará plenamente operacional em 2010.
Desde o tsunami de 2004, países do Oceano índico instalaram sistemas caros de aviso e fazem testes periódicos de evacuação para se preparar melhor para outro desastre. O sistema de alerta antecipado da Indonésia já tem duas de um total de 10 bóias no lugar e outras quatro bóias serão instaladas logo para otimizar o sistema, os cientistas disseram.
O governo pretende dar alertas de tsunami dentro de cinco minutos após um tremor submarino, mas peritos disseram que isso não pode ser alcançado até que a Indonésia instale ao menos 22 bóias, 120 medidores de maré com gravações digitais, e 160 sismógrafos.
"Este sistema de alerta antecipado de tsunami significa nosso progresso e prontidão em esforços para prevenir ou ao menos reduzir os efeitos de terremotos e tsunamis que podem acontecer a qualquer hora e em qualquer lugar," Presidente que Susilo Bambang Yudhoyono disse no lançamento.