#análise #previsão #surf #surfguruavisou 
Brasil

Novo pulso anima o fim de semana no Sul e Sudeste, o #SurfguruAvisou

Equipe Surfguru

Ondas chegam com bom tamanho e devem se manter ao longo dos próximos dias gerando um bom surfe

Uma ondulação vem se formando ao longo da semana no Atlântico Sul e vai encostar ao longo do próximo fim de semana. A tempestade que formará a ondulação não é muito forte e se afastará do litoral ao longo dos dias, amenizando o vento e melhorando a formação. 

Podemos ver pelo mapa de pressão que o sistema de baixa pressão que forma a tempestade está na altura da Patagônia Argentina e não possui uma diferença de pressão tão grande para gerar ventos muito intensos. Com isso, a ondulação gerada por esta pista de vento tem força menor do que o swell de Tiradentes, no início de Abril.

Além disso, como o swell é formado bem próximo à costa argentina, a direção da ondulação será mais de Sul-Sudoeste, diferente do Sul-Sudeste da ondulação de Tiradentes. De qualquer maneira, a expectativa é para boas ondas no fim de semana, principalmente pelos ventos amenos e com direção favorável para vários picos do litoral.

Se liga na análise!

Sul (07/05 - 10/05)

Rio Grande do Sul

No sul a ondulação está subindo desde ontem com a chegada da ondulação. Ao longo desta quinta-feira (06/05) o mar vai seguir ganhando força passando dos 2m, ainda com muito vento.

Para amanhã (sexta-feira, 07/05), a ondulação chega aos 3m no fim do dia, com 13 segundos de período vindos da direção Sul (178 graus). No sábado (08/05), a ondulação começa a perder intensidade, mas ainda se mantém com um bom tamanho e força: começa o dia perto dos 3m caindo para 2m no fim da tarde, assim como o período que desce de 13 segundos para 11 segundos. A direção da ondulação vira um pouco para sudeste (168 graus) devido ao afastamento da tempestade formadora do pulso da costa do continente.

Os ventos prometem ajudar bastante nesses dois dias, principalmente amanhã (sexta-feira), quando a previsão indica um terral (oeste) fraco de manhã, virando para um sul moderado à tarde. Já no sábado, teremos um oeste-noroeste bem leve de manhã que vira para leste-sudeste também bem fraco à tarde. Mesmo assim, a fraca intensidade do vento não deve atrapalhar o surf, podendo ser um dia todo de boas ondas.

No domingo (08/05), começa a chegar uma outra ondulação no litoral, vinda de leste-nordeste. Com isso, a tendência é que o mar fique balançado com uma combinação de pulsos, já que ainda teremos a ondulação de sul-sudeste (160 graus) bem influente nas praias. Assim, o mar vai seguir com bastante força, por volta dos 2m e com período na casa dos 10 segundos e direção ainda predominante de sul-sudeste. Já na segunda-feira (09/05), a tendência é que as vagas de nordeste (60 graus) se tornem a ondulação predominante no mar, com período de 6 segundos e 2m de altura, estáveis ao longo do dia.

O vento não deve atrapalhar muito, principalmente no domingo. De manhã, um noroeste leve deve manter o mar liso e ajudar na formação, virando para um leste-nordeste mais forte à tarde. Já na segunda-feira, o vento vai oscilar entre norte e nordeste ao longo de todo o dia, mas com intensidade fraca e alguns picos de intensidade moderada.

O estado promete receber bem a ondulação devido aos ventos, deixando a dúvida em relação aos fundos para sabermos se irão aguentar o tamanho das ondas. Boca do Rio Mampituba, Pier de Atlântida e Xangri-lá devem dar boas ondas ao longo dos dias.

grafico da altura das ondas para torres maio de 2021

Gráfico da altura das ondas para Torres- RS

grafico de vento para torres maio de 2021

Gráfico do vento para Torres- RS

O mar também está subindo desde ontem (quarta-feira, 05/05), mas a previsão indica que os melhores dias serão no fim de semana. Amanhã (sexta-feira, 07/05), o mar vai chegar a 2,4m com 12 segundos de período vindos de Sul (170 graus) no fim do dia. Vale ressaltar que há uma ondulação de leste bem fraca no litoral e pode atrapalhar um pouco a formação das ondas. Já no sábado, o mar segue ganhando força no início do dia antes de começar a baixar. As ondas ficam em torno de 2,2m com os mesmos 12 segundos de período. A direção da ondulação vira um pouco, chegando de sul-sudeste (164 graus), assim como no RS.

O vento, muito forte hoje, promete amenizar a partir de amanhã (sexta-feira). Além disso, durante a manhã, a direção de sudoeste será terral suave na maioria dos picos do litoral catarinense. No fim do dia, há a previsão de vento sudeste mais intenso que pode atrapalhar a formação. Já no sábado, o terral de manhã será ainda menos intenso e não temos previsão de vento forte no fim do dia, então o sudeste previsto para bater à tarde não deve atrapalhar. O vento nesses dois dias será bem diferente: enquanto no domingo ele tende a ficar parecido com os dias anteriores (sudoeste fraco de manhã e sudeste fraco à tarde), na segunda-feira ele fica mais intenso e sopra do quadrante Norte, atrapalhando ainda mais as condições das ondas. Procurar um pico mais escondido pode ser a chave para estender o surf!

Destacamos os picos da Silveira e Rosa Sul amanhã (sexta-feira) e do Campeche e da Silveira no sábado, mas já avisamos que não adianta esperar ondas parecidas com as do último swell. Além da direção, o tamanho da ondulação é diferente.

mapa espectral e de periodo floripa maio de 2021

Mapa do período e espectral do dia 08/05  para Floripa - RS

Paraná

A ondulação só chegará com mais força no fim do dia de hoje (06/05) fazendo o mar reagir rápido. Amanhã (sexta-feira, 07/05) de manhã, já teremos ondas com 2,1m e 8 segundos de período vindo de sul-sudeste (160 graus). Apesar de diminuir de tamanho, o sábado ainda deve proporcionar boas condições para o surf, com ondas de 1,7m, 12 segundos de período e a mesma direção de sul-sudeste. 

O vento deve ser um fator bem influente ao longo dos dois dias, pois ele chega junto com as ondas no fim do dia de hoje. Sexta-feira ele ultrapassa os 10 nós pela manhã e roda pelo quadrante Sul ao longo do dia, enquanto no sábado ele se mantém com intensidade moderada ao longo de todo o dia, também rodando pelo quadrante Sul.

Já no domingo temos uma troca de ondulação predominante: A ondulação de sul-sudeste enfraquece, entrando vagas de leste sudeste. Com isso, o mar terá 1,6m com 6 segundos de período vindo de leste-sudeste (110 graus).  Na segunda-feira a ondulação vira para leste (94 graus) de vez, com 1,7m e 6 segundos de período decrescendo ao longo do dia. 

No domingo, o vento segue soprando de sul-sudoeste de manhã com intensidade moderada, virando para um norte-nordeste no fim do dia mais amenos. Já na segunda-feira, esse mesmo norte-nordeste ganha força e pode atrapalhar a formação das ondas em alguns picos, principamente no fim do dia, quando ele vai ganhar mais força. O pico de Matinhos deve ser o destaque paranaense novamente, com direitas longas e manobráveis.

grafico de altura das ondas guartuba parana maio de 2021

Gráfico da altura das ondas para Guaratuba-PR

grafico de vento para guaratuba maio de 2021

Gráfico do vento para Guaratuba-PR

Sudeste (07/05 - 10/05)

São Paulo

Chegando ao Sudeste, podemos ver  o rápido crescimento da altura das ondas a partir da tarde de hoje (quinta-feira, 06/05). A previsão indica que amanhã (sexta-feira, 07/05) teremos ondas com 2,9m e 10 segundos de período vindos da direção sul-sudoeste (192 graus). O curioso é que mesmo com o mar descendo ao longo de sexta, no sábado (08/05) ele ganha força novamente e se mantém estável por volta dos 2,5m com 12 segundos de período vindos de Sul (180 graus).

O vento deve atrapalhar somente amanhã (sexta-feira), pois ele soprará da direção sudoeste com intensidade moderada a forte, principalmente de manhã. Já no sábado, além de ser bem mais fraco, a direção de Norte durante a manhã e o fim do dia podem ajudar na formação das ondas para o surf. 

No domingo, a altura do mar seguirá elevada e estável com 2,3m e 12 segundos de período vindos de Sul (172 graus). Um pulso de leste, porém, também chega no litoral e deve deixar o mar balançado, principalmente no fim do dia. Já na segunda-feira, o pulso de Leste ganha ainda mais força, enquanto o de Sul diminui ao longo do dia. Com isso, a formação deve ficar ainda mais prejudicada do que no dia anterior. Mesmo assim, temos a previsão de boas ondas, com 1,9m e 10 segundos de período vindos predominantemente de Sul (178 graus). 

Nesses dois dias, o vento seguirá bem ameno, abaixo dos 10 nós ao longo de todo o dia. No domingo ele rola entre sudeste e nordeste, enquanto na segunda-feira ele se mantém terral (Norte/nordeste) por todo o dia, ajudando na formação. O estado de São Paulo deve receber muito bem essa ondualção e funcionar em vários picos ao longo dos próximos 4 dias. Destacamos Maresias, que com esse vento deve quebrar clássico tanto no sábado quanto no domingo.

mapa espectral e de periodo maresias maio de 2021

Mapa do período e espectral do dia 09/05  para Maresias-SP

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, a ondulação começou a chegar no fim do dia de hoje (quinta-feira, 06/05) e seguirá aumentando amanhã (sexta-feira, 07/05). O litoral estará sob influência de duas ondulações também: uma de sul-sudoeste e outra de leste. Com isso, o pico da ondulação deve alcançar 2,6m com 10 segundos de período, predominantemente vindo de Sul (190 graus). No sábado (08/05), o mar seguirá com bastante força, chegando a 2,8m e 12 segundos de período vindos de Sul (188 graus), porém sem influência de nenhuma outra ondulação, o que deve ajudar na formação.

Os ventos serão um fator muito importante para as condições de surf, principalmente na sexta-feira. Com velocidade acima dos 10 nós e vindos da direção Oeste ao longo de todo o dia, é fundamental procurar picos que protegidos ou que recebam esse vento de terral. Já no sábado, o vento vira para sul-sudeste e deve seguir sendo um problema para a formação das ondas, mesmo tendo uma intensidade mais fraca.

Ao longo do domingo (09/05) a ondulação se manterá estável com 2,6m e 12 segundos de período vindos de Sul (186 graus). Porém, a partir da metade do dia, o pulso começa a perder força, então na segunda-feira a expectativa é de termos condições menores do que no fim de semana. Mesmo assim, o dia começa com 2m e 11 segundos vindos de Sul e promete ter boas ondas.

Já o vento deve seguir atrapalhando, soprando com intensidade moderada de leste ao longo de todos os dois dias. Procurar picos escondidos também será fundamental para um bom surf. Com esse cenário, acaba que os destaques se tornam tão variados quanto as condições do vento: sábado a chamada é Itacoatiara/Shock atrás dos tubos com a ondulação bem forte, já no domingo pode rolar um Arpoador bom. Além disso, devemos ter Pontão do Leblon e Copacabana dando um gostinho do que foi o último swell.

grafico de altura das ondas para saquarema rj maio de 2021

Gráfico da altura das ondas para Saquarema-RJ

grafio de vento para saquearema rj maio de 2021

Gráfico do vento para Saquarema-RJ

Espírito Santo

Na sexta-feira, teremos uma boa ondulação que foi gerada bem na frente do ES, ondas com 1,3 m e 10 segundos de período vindos de leste-sudeste (122 graus), vento moderado de norte-noroeste, terral perfeito no norte do estado, podendo rolar alguns bons tubos em Regência (fundo acertando) e boas ondas nos corais do norte cedo. No sul também rolam umas ondas nos corais e Setiba cedo e no Ulé na maré enchendo, mas nada comparado com o norte. Além disso o vento sul deve virar cedo, por volta das 09:00 h (no norte esse vento talvez nem vire ou só 11/12 h). 

No sábado, a nova ondulação começa a entrar, porém o grosso passa fora devido a direção de sudoeste. Teremos 1,5 m com 7 segundos de período e direção de sul-sudoeste (202 graus) pela manhã. O vento será sul sudoeste bem forte, sem muitas opções: apenas Setiba pela manhã e Praia do Morro na maré cheia. Na parte da tarde o mar já sobe consideravelmente para 1,9 m com 10 segundos vindos de Sul (186 graus), podendo rolar um final de tarde bom em Setiba. 

No domingo, teremos 2,1 m com 13 segundos de período e direção de Sul (180 graus) e vento sul-sudoeste forte. O grosso da ondulação que entra no Rio passa fora, mas mesmo assim teremos boas em Setiba e na Praia de Carapebus cedo na maré seca e boas ondas da Praia do Morro na maré cheia na parte da tarde. 

Na segunda-feira a ondulação aumenta ainda mais e vira mais de frente, acertando durante a semana, prometendo muita onda boa para o resto da semana.

Mapa do período e espectral do dia 10/05  para Guarapari-ES

Mapa do período e espectral do dia 10/05  para Guarapari-ES

Sempre é bom lembrar que a previsão sofre alterações diariamente, então permaneça ligado no nosso site para checar qualquer mudança.

Para seguir acompanhando a evolução das ondulações, acesse surfguru.com.br e assine o Surfguru PRO para ter acesso à previsão de 15 dias e outros benefícios exclusivos.

Bom fim de semana para todos e que você pegue altas ondas com a gente! 

Mahalo!

Galerias | Mais Galerias