Novas Tecnologias em Discussão para Evitar Ataques na Austrália
A Austrália está cada vez mais preocupada em fornecer segurança aos banhistas e surfistas nas suas praias, para isso novas tecnologias, além de adaptação de esquemas já adotados antes, estão em estudo.
26/Jan/2015 - Surfersvillage.com - AustráliaTecnologia Sonar poderá substituir redes
Se os tubarões pudessem votar com as barbatanas, aposto que votariam pela Coligação Liberal. Em uma declaração ao jornal Sydney Morning Herald, a Coligação disse que iria aprovar uma nova tecnologia que irá enviar uma mensagem para os salva-vidas, cada vez que um tubarão nadar perto de uma praia popular de Nova Gales do Sul.
O governo do estado prometeu investir AUS $ 100.000 para testar a tecnologia de sonar de detecção de tubarão. O plano é experimentar a nova tecnologia em um estudo num aquário antes de testá-la no mar.
O principal obstáculo para o sistema é que ele consiga distinguir a diferença entre um golfinho, um tubarão e uma baleia. "A expectativa é que quando o sonar estiver instalado, ele irá detectar os tubarões próximo às praias, e enviará uma mensagem de volta para os salva-vidas em terra que agirão a tempo, emitindo um aviso prévio," disse o primeiro-ministro, Mike Baird, aos repórteres no domingo.
As atividade de tubarões aumentaram em Nova Gales do Sul. Praias em Newcastle foram fechadas por 9 dias consecutivos em janeiro porque um grande tubarão branco ficou circulando pelo mar próximo às praias.
Torres de tubarão e políticas captura e morte em discussão
Perth está considerando a instalação de quatro torres avistamento de tubarão transportáveis em suas praias para o fim de semana do Dia da Austrália. O West Australian relata que três locais-chave são a praia de Cottesloe e North Cottesloe, com um quarto local ainda a ser divulgado que é um mistério.
A mãe da vítima fatal ataque de tubarão Kyle Burden é uma defensora das torres, dizendo que elas poderiam ter salvo o seu filho em 2011 em Bunker Bay.
"A praia onde meu filho morreu, se houvesse uma torre de avistamento de tubarão, eles provavelmente poderia ter visto isso e retirado as pessoas da água, e poderia ter sido instalada uma barreira de tubarão mais próxima à praia para os banhistas," falou a Sra. Burden ao WA Today. "Eu acredito que as pessoas realmente sairiam da água, e o tubarão poderia ser enviado de volta para o oceano."
Em outra notícia sobre tubarões, o Partido Verde da Australia Ocidental disse que uma retomada do plano de captura e morte de tubarões poderia acabar matando mais grandes brancos do que a política de boiões que o governo havia decretado, mas abandonou recentemente.