#tubarões #ataques #tecnologia 
Austrália

Novas Tecnologias em Discussão para Evitar Ataques na Austrália

Surfersvillage.com

A Austrália está cada vez mais preocupada em fornecer segurança aos banhistas e surfistas nas suas praias, para isso novas tecnologias, além de adaptação de esquemas já adotados antes, estão em estudo.

Tecnologia Sonar poderá substituir redes

Se os tubarões pudessem votar com as barbatanas, aposto que votariam pela Coligação Liberal. Em uma declaração ao jornal Sydney Morning Herald, a Coligação disse que iria aprovar uma nova tecnologia que irá enviar uma mensagem para os salva-vidas, cada vez que um tubarão nadar perto de uma praia popular de Nova Gales do Sul.

O governo do estado prometeu investir AUS $ 100.000 para testar a tecnologia de sonar de detecção de tubarão. O plano é experimentar a nova tecnologia em um estudo num aquário antes de testá-la no mar.

O principal obstáculo para o sistema é que ele consiga distinguir a diferença entre um golfinho, um tubarão e uma baleia. "A expectativa é que quando o sonar estiver instalado, ele irá detectar os tubarões próximo às praias, e enviará uma mensagem de volta para os salva-vidas em terra que agirão a tempo, emitindo um aviso prévio," disse o primeiro-ministro, Mike Baird, aos repórteres no domingo.

As atividade de tubarões aumentaram em Nova Gales do Sul. Praias em Newcastle foram fechadas por 9 dias consecutivos em janeiro porque um grande tubarão branco ficou circulando pelo mar próximo às praias.

Torres de tubarão e políticas captura e morte em discussão

Perth está considerando a instalação de quatro torres avistamento de tubarão transportáveis em suas praias para o fim de semana do Dia da Austrália. O West Australian relata que três locais-chave são a praia de Cottesloe e North Cottesloe, com um quarto local ainda a ser divulgado que é um mistério.

A mãe da vítima fatal ataque de tubarão Kyle Burden é uma defensora das torres, dizendo que elas poderiam ter salvo o seu filho em 2011 em Bunker Bay.

"A praia onde meu filho morreu, se houvesse uma torre de avistamento de tubarão, eles provavelmente poderia ter visto isso e retirado as pessoas da água, e poderia ter sido instalada uma barreira de tubarão mais próxima à praia para os banhistas," falou a Sra. Burden ao WA Today. "Eu acredito que as pessoas realmente sairiam da água, e o tubarão poderia ser enviado de volta para o oceano."

Em outra notícia sobre tubarões, o Partido Verde da Australia Ocidental disse que uma retomada do plano de captura e morte de tubarões poderia acabar matando mais grandes brancos do que a política de boiões que o governo havia decretado, mas abandonou recentemente.

 

Galerias | Mais Galerias