#indústria 
País Basco - Espanha

Nova Tecnologia Quantifica Flexão, Torção e Vibração de Pranchas de Surf

TorFlex

O sistema "TorFlex" permite que os fabricantes de prancha avaliem com precisão a flexão de qualquer prancha de surfe.

O País Basco está mudando o surf. Este canto norte da Espanha que se expande no sul da França é a região que deu origem à tecnologia Wavegarden e agora, um procedimento medido para testar a flexão de uma prancha de surfe.

Muito pensado como a última fronteira no design do quadro, a flexão permaneceu um fator variável no shape tradicional de pranchas de poliuretano e de epoxi. Enquanto algumas empresas, como a Firewire, encontraram procedimentos de construção alternativa de pranchas para garantir a consistência na flexão, o resto dos fabricantes de pranchas do mundo ainda se esforçam para garantir esta consistência. Mas a flexão é importante. É a razão pela qual duas pranchas idênticas em dimensões e peso irão ter desempenhos muito diferentes.

Uma nova máquina e um sistema de software que permite dobrar, torcer e vibrar com precisão qualquer prancha de surf em seus dois eixos para gerar um perfil completo com base na flexão lateral, flexão de torção e o amortecimento / vibração total.

A técnica foi desenvolvida por Johnny Cabianca (shaper de Medina) e Mikel Agote sob sua nova marca Basque Country Surf Company. "A flexão de uma prancha de surfe é vital para o seu desempenho, mas sempre tivemos que confiar em tentativas e erros", diz Johnny Cabianca. "Todo bom surfista ou shaper entende o papel sutil e vital da flexão no desempenho de uma prancha. Trabalhando em estreita colaboração com a forma, dimensões e volume de uma prancha, um perfil de flexão finamente sintonizado é vital para manter o fluxo e a velocidade e maximizar a projeção nas manobras".

Usando a tecnologia TorFlex, os shapers agora podem:

  • Comparar pranchas idênticas feitas com diferentes materiais para criar um perfil de flexão preciso e detalhado para cada tipo de shape.
  • Analisar novos materiais (carbono, espuma, fibras, resinas).
  • Analisar as pranchas "mágicas" de um surfista para criar um perfil de flexão personalizado adaptado às necessidades de cada indivíduo.
  • Ajustar o desempenho de uma prancha de acordo com ondas, condições e estilos de surf específicos.

Simplificando: para os shapers das pranchas modernas de alta performance, o design de flexão é a nova fronteira. A proliferação de longarinas e bordas de carbono aumentou essa afirmação.

"Estamos em uma nova era emocionante onde os shapers estão experimentando uma ampla gama de novos materiais e construção, e com a tecnologia TorFlex, eles agora têm a ferramenta vital para transformar o mistério da flexibilidade na ciência da flexão", acrescentou Cabianca.

O sistema de protótipos da TorFlex já está completo, totalmente funcional e atualmente sendo usado para testar a Cabianca Surfboards e Agote Surfboards em sua fábrica (Basque Country Surf Company). Nas próximas semanas, a empresa lançará resultados de testes com base em pesquisas em andamento: usando a máquina TorFlex e o surfe no mundo real, eles testarão uma série de pranchas usando uma variedade de materiais e métodos de construção (forma / dimensões idênticas) para criar o primeiro estudo de comparação da indústria de flexão, torsão e vibração na fabricação de pranchas.

O sistema TorFlex é uma joint venture entre a Basque Country Surf Company e a Omega Composites.

Fonte: TorFlex

Galerias | Mais Galerias