#estadual #junior #competições 

Nova geração bota pra baixo no Circuito Sea Cult Estadual de Surfe HD Sub 18 2012

Matheus Farias venceu na Junior e Pedro Neves fez a festa na Mirim. Em ondas de 2 metros de altura terminou nesse domingo a terceira etapa do Estadual Sub 18

17/Out/2012 - Pedro Monteiro - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Quando chega a categoria Junior o atleta começa a definir o futuro. Ser profissional ou ter o surfe apenas como atividade recreativa? Nesse final de semana, 13 e 14 de outubro, na terceira etapa do Circuito Sea Cult Estadual de Surf HD Sub 18 2012, essa geração pode colocar na balança seus objetivos no esporte.

Competindo em condições difíceis confrontaram-se competidores de cinco categorias: Junior (até 18 anos), Mirim (até 16 anos), Feminino Junior (até 18 anos), Longboard Junior (até 18 anos) e Surdos (categoria especial para surfistas com deficiência auditiva).

Na categoria Junior, em uma final interestadual, Matheus Farias deixou pra trás o paulista Edher Reis, vice. Matheus aproveitou-se da experiência em vários eventos profissionais para conquistar a primeira vitória da temporada. Na categoria até 18 anos, os terceiros também foram Pedro Ribeiro e Davio Figueiredo.

Já na Mirim, em uma final que valia a ponta no ranking estadual, Pedro Neves, ratificou a liderança, deixando em segundo o local de Búzios Facundo Arreyes. Na categoria até 16 anos os terceiros classificados foram Pedro Ribeiro e Davio Figueiredo.

Na categoria Surdos, o defensor do título estadual, Ângelo Moura, chegou ao topo do pódio, seguido de André Menezes, seu principal adversário na briga pelo caneco da temporada. Em terceiro finalizou a lenda viva Carlos Mudinho, seguido de Fábio Quintela, o quarto colocado.

No Longboard Junior, Pedro Ribeiro, dono da maior nota do sábado (na pranchinha) com 9,75 na Junior, fez a festa no pranchão, comprovando o talento nas ondas com tamanho. De olho no título da temporada Patrick Ribeiro foi o segundo classificado. Local de Saquarema, Anderson Silva, também acostumado às ondas pesadas, foi o terceiro, com Bruninho em quarto lugar.

No Feminino, no duelo mais tradicional da temporada, foi à vez de Karol Ribeiro finalizar na frente de Kayane Reis, desta feita a segunda colocada. Fecharam a decisão novinha Luara Thompson em terceiro e Wendy Guimarães, quarta colocada.

Durante a programação desse domingo foi realizada uma ação ambiental promovida pela Associação dos Surfistas e Amigos da Prainha, com o plantio de mudas nativas. Vale lembrar que a Prainha é a primeira praia no Rio de Janeiro a receber o selo Bandeira Azul.

O Circuito Sea Cult apresenta HD Estadual Sub 18 de Surfe do Rio de Janeiro 2012 têm o patrocínio da Hawaiian Dreams e Sea Cult. O apoio nessa terceira etapa foi do Surflates, Prefeitura do Rio de Janeiro e Governo do Estado do Rio de Janeiro. A realização foi da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro, com apoio nessa etapa da Associação dos Surfistas e Amigos da Prainha. A divulgação é da Revista Surfar.