#fenômenos naturais #clima #previsão #estudos 
Estados Unidos

NOAA Relata 60% de Chance de El Niño

NOAA

A maioria dos modelos são favoráveis a um fraco El Niño, e continuam a prever que ele se desenvolva entre setembro e novembro e dure até o início de 2015.

No mês de agosto de 2014, as temperaturas da superfície do mar (TSM) continuam acima da média em grande parte do Pacífico equatorial. A maior parte dos índices Nino esquentaram durante o mês com valores de +0,5° C em Nino-4, + 0.4°C nos Nino-3.4, + 0.4°C em Nino-3, e +0.8°C em Nino-1+2. As anomalias subsuperficiais de conteúdo de calor (a média entre as longitudes 180°-100° O) também aumentaram durante o mês enquanto temperaturas subsuperficiais acima da média se desenvolveram em todo o Pacífico equatorial central e centro-leste. 

Este aquecimento é associado com a fase subsidência de uma onda de Kelvin oceânica equatorial desencadeada em julho pela anomalia dos vento de oeste de baixo nível. As anomalias do vento de oeste continuaram na parte central e leste da bacia no início de agosto, mas enfraqueceu no final do mês. Anomalias grandes de vento leste de nível superior prevaleceram durante a maior parte do mês, e o Índice de Oscilação Sul foi negativa. No entanto, a nebulosidade convectiva permaneceu aproximadamente perto de média na maior parte da região, com exceção de nebulosidade abaixo da média observada em todo o Pacífico central e ocidental. A falta de um padrão de El Niño atmosférico coerente e uma TSM próximo da média no Pacífico central indicam a continuação do ENSO neutro. 

Neste momento, o consenso dos analistas espera que o El Niño surja durante setembro e outubro e com um pico fraco durante o final do outono e início do inverno (valores do índice Niño-3.4 entre 0,5° C e 0.9°C de 3 meses). A chance de El Niño é de 60 a 65% durante a primavera e o verão do Hemisfério Sul.

Esta discussão é um esforço consolidado da Administração Nacional de Oceano e Atmosfera (NOAA), do Serviço Meteorológico Nacional da NOAA, e as suas instituições financiadas. As condições oceânicas e atmosféricas são atualizadas semanalmente no web site do Centro de Previsão do Clima (condições atuais do El Niño / La Niña e as discussões dos especialistas). As previsões também são atualizados mensalmente no Boletim do Fórum Previsão de Diagnóstico do Clima do CPC. As perspectivas e análises adicionais também estão disponíveis em um blog do ENSO. A próxima discussão diagnóstica do ENSO está marcada para 9 de Outubro de 2014.

Galerias | Mais Galerias