#windsurf 
Niterói - Rio de Janeiro - Brasil

NITERÓI TERÁ 1º FESTIVAL VELAS DE ITAIPU NO PRÓXIMO FINAL DE SEMANA

28 e 29 de setembro, as pranchas, velas e trajes dos esportes náuticos vão colorir o mar entre Itaipu e Camboinhas, na Região Oceânica de Niterói.

O 1º Festival Velas de Itaipu, uma realização da Associação de Windsurf de Niterói (Windnit) em parceria com o Parque Estadual daSerra da Tiririca (PESET/Inea), reunindo competidores de várias modalidades de esportes aquáticos e de praia.

As provas de stand up paddle (SUP), windsurf, beach flag, aquathlon e travessia de natação serão disputadas no canto esquerdo da praia de Camboinhas, em frente ao Núcleo Náutico do PESET, próximo ao canal de Itaipu. Entre os competidores já inscritos estão nomes consagrados, como a ex-atleta olímpica e atual campeã brasileira de windsurf slalom, Chris Mattoso, e Sandra Soldan, uma das três maiores triatletas brasileiras de todos os tempos. 

Como árbitro de regata também estará outro nome ligado às “velas de Niterói”, Allan Tavares, que começou nos esportes náuticos no Projeto Grael, em 2007, e, em 2011, na Cape to Rio, regata internacional, integrava a equipe que foi campeã, ao lado dos velejadores Alexandre Matos, Hallan Batista e Samuel Gonçalves.

Para maior segurança dos competidores, o Clube Naval Charitas, de Niterói, disponibilizará, nos dois dias de competição, um barco de apoio de onde serão dadas as largadas das provas.

Além de incentivar a prática de esportes e a confraternização, o evento visa atrair a atenção de todos para o setor lagunar do Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET), que está sendo revitalizado. 

O evento marca, ainda, a inauguração de novas estruturas no Núcleo Náutico, implantadas na parceria da Associação de Windsurf de Niterói com o Inea. Com a chegada de um contêiner equipado com banheiros e um novo espaço para apoio aos esportes de remo, doados pela empresa Veloe, os atletas terão um novo espaço ampliado para chamar de seu.

 

Ações paralelas - Durante o festival, serão realizadas ações de conscientização e preservação ambiental, além de um mutirão de coleta de lixo, no sábado (28), com organização dos alunos do Centro Acadêmico de Biologia da UFRJ, idealizadores do projeto "Bio na Praia". Guarda-vidas também participarão do evento, com palestras e oficinas sobre prevenção de acidentes no mar e noções de primeiros socorros.

Nos dois dias de competição, serão recolhidos donativos de higiene pessoal (sabonete, shampoo, absorvente e papel higiênico), que serão doados à Casa de Apoio Lisaura Ruas, da Prefeitura de Niterói. 

 

Inscrições Já estão encerradas. 

 Os inscritos terão direito a um kit que inclui bolsa, copo e camisa de poliamida, além de touca de natação para os nadadores.

Todos os participantes, que completarem suas provas, receberão medalhas e concorrerão, ainda, ao sorteio de uma prancha de stand up paddle customizada, que acontece no domingo, após o encerramento das competições. 

O 1º Festival Velas de Itaipu tem assessoria técnica de Supmann, Chris Mattoso Windsurf e Tree Sport, e apoio da Tratto Imóveis, Clube Naval, Veloe e Surfguru

 

Categorias:

Aquathlon, Beach Flag e Travessia de natação: Feminino (categoria única), Masculino até 30 anos, Masculino 31- 40 anos, Masculino 41-50 anos e Masculino mais de 51 anos.

SUP: Iniciante, Júnior, Funrace Open 3km, Race 12"6"Open/40+ 6km, Pro 14" Open 9km (Masculino e Feminino em todas categorias)

Windsurf: Iniciante Masculino, Iniciante Feminino, Júnior, Feminino, Raceboard/RSX, Foil, Fórmula e Slalom.

As categorias Feminino e Júnior no windsurf também competem no geral nas suas respectivas classes (Raceboard/RSX, Foil, Fórmula e Slalom).

@veloebr

#nucleonauticopeset

#windnitcamboinhas

#velasdeitaipu

#parceriapesetwindnitveloe

Contatos à imprensa AWN

Carlos Jamel

21 993417698

carlosjamel@gmail.com

Jane Duarte

21 99827 7816

jaduniteroi@gmail.com


Contatos à imprensa VELOE

Flavia Guarnieri

11 31659719

flaviaguanieri@com.br  


A Veloe é uma unidade de negócios da Alelo, do Bradesco e Banco do Brasil para pagamento automático de pedágios e estacionamentos. Este apoio vem permitindo que o Núcleo Náutico se estabeleça no circuito esportivo de Niterói, fomentando novos atletas e desportistas amadores na "Cidade da Vela".

 

Crédito da Foto : Cláudio Pedrosa

 

Galerias | Mais Galerias