#surf #atletas 

Nicolas Oliveira e Guilherme Goulart são campeões antecipados no Equador

O paulista e o catarinense carimbaram seus passaportes para a Europa, antes da grande final do Circuito Semillero Olas Pro Tour no Rio de Janeiro. Outros brasileiros também conquistaram pódios na sexta etapa.

22/Abr/2024 - SPSurf Comunicação

As duas etapas emocionantes realizadas na Praia La F.A.E, em Salinas, Equador, a quinta e sexta denominadas Copa Salinas Surf Cities Semillero Olas Pro Tour 2024 revelaram alguns campeões antecipados, antes da grande final que ocorrerá no Brasil, entre os dias 24 a 26 de maio, na Praia da Macumba, no Rio de Janeiro.

Os atletas brasileiros que lideraram o ranking com folga e já sagraram-se campeões antecipados do circuito foram o paulista Nicolas Oliveira, na categoria Sub 14 (5.145 pts), e o catarinense Guilherme Goulart, na categoria Sub 10 (5.580 pts), eles já garantiram suas viagens para Portugal após impressionantes performances nas ondas de La F.A.E e competirão em um evento local em Portugal, fortalecendo ainda mais o intercâmbio esportivo e cultural na Europa.

Além dos brasileiros, também foram anunciados os campeões antecipados em suas respectivas categorias o argentino Thiago Passeri, na Sub 16 (5.670 pts) e entre as mulheres as peruanas Brianna Barthelmess, na Sub 14 (5.860 pts) e Emma Garcia, na Sub 12 (5.320 pts). A argentina Victoria Muñoz, sagrou-se campeã na Sub 18 (5.025 pts) e a chilena Colomba Melus, na Sub 10 (5.860 pts).

Esses sete atletas já são, até o momento, os surfistas que conquistaram o prêmio máximo do Circuito Semillero Olas Pro Tour e vão carimbar em seus passaportes a importante viagem até Portugal, e também embolsar a premiação em dólar oferecida pelo evento.

A sexta etapa somou aproximadamente 100 atletas de países como Chile, Venezuela, Brasil, Argentina, Uruguai, Peru, Equador, Panamá e Colômbia e os campeões desta competição que ocorreu no último final de semana no Equador de boas ondas, entre os meninos, na categoria Sub 18, foi o argentino Joaquín Muñoz. Outro atleta da Argentina, Thiago Passeri, venceu a etapa na Categoria Sub 16 e já levantou antecipadamente o título, o vice-campeão foi o brasileiro, do Rio de Janeiro, Nathan Ereda.

O pódio da Sub 14 deu dobradinha brasileira com Nicolas Oliveira sendo o campeão da etapa e campeão do circuito antecipadamente. Como vice-campeão da etapa deu o potiguar radicado em São Paulo, Matheus Jhones, que foi o vencedor da quinta etapa também. Em seguida, Matheus voltou ao pódio da Sub 12, desta vez como o grande campeão da etapa.

Na Sub 10, o chileno Beltran Majluf foi o grande campeão da etapa e como vice-campeão ficou o brasileiro Guilherme Goulart, que também foi anunciado antecipadamente campeão do Circuito desta categoria e vai para Portugal competir num evento local já predestinado pela organização.

Entre as mulheres, na categoria Sub 18, a argentina Victoria Munoz foi a grande campeã da etapa, e anunciada campeã do Circuito e vai para a Europa. A brasileira, do Rio de Janeiro, Lany Thompson, ficou na terceira colocação.

Na Sub 16, a peruana Brianna Barthelmess sagrou-se campeã da etapa e novamente a carioca Lany Thompson finalizou com a terceira colocação. Brianna também venceu a categoria Sub 14, e nesta a jovem levantou a taça de campeã do circuito garantindo um lugar na equipe que irá para Portugal.

Emma Garcia, do Peru, venceu a etapa na categoria Sub 12 e Colomba Melus, do Chile, venceu a etapa na Sub 10, ambas também garantiram antecipadamente suas respectivas posições na equipe que embarcará para a Europa.

A próxima disputa e última ocorrerá na Praia da Macumba, no Rio de Janeiro, Brasil, onde os melhores surfistas de categorias de base latino-americanos se reunirão para a grande final e também onde serão definidos os restantes dos títulos que garantirão passagens para Portugal, nas categorias Sub 16 Feminino e Sub 18 e 12 Masculino. Porém, para efeito de títulos da sétima etapa todas as categorias estarão em disputa.

Até o momento, o Circuito Olas Pro Tour distribuiu um total de U$ 60 mil em espécie como premiação aos campeões nas seis etapas já realizadas, destacando-se como uma das competições mais significativas no mundo do surf de categorias de base Latino-americano.

Confira os campeões da 6ª Etapa Olas Pro Tour 2024 no Equador

Masculino

Sub 18

1 - Joaquín Muñoz (Argentina)

2 - Manuel Robles (Peru)

3 - Romeo Chávez (Colômbia)

4 - Thiago Passeri (Argentina)

Sub 16

1 - Thiago Passeri (Argentina)

2 - Nathan Hereda (Brasil)

3 - Romeo Chávez (Colômbia)

4 - Victor Camarena (Panamá)

Sub 14

1 - Nicolas Oliveira (Brasil)

2 - Matheus Jhones (Brasil)

3 - Sandro Rivera (Equador)

4 - Cristobal Caballero (Peru)

Sub 12

1 - Matheus Jhones (Brasil)

2 - Romano Menichetti (Chile)

3 - Kalany Camarena (Panamá)

4 - Maskim Molina (Equador)

Sub 10

1 - Beltran Majluf (Chile)

2 - Guilherme Goulart (Brasil)

3 - Luciano Chamorro (Equador)

4 - Thiago Almagro (Equador)

Feminino

Sub 18

1 - Victoria Muñoz (Argentina)

2 - Brianna Barthelmess (Peru)

3 - Lanay Thompson (Brasil)

4 - Lidiya Tkachenko (Equador)]

Sub 16

1 - Brianna Barthelmess (Peru)

2 - Victoria Muñoz (Argentina)

3 - Lanay Thompson (Brasil)

4 - Ana Herrera (Equador)

Sub 14

1 - Brianna Barthelmess (Peru)

2 - Emma García (Peru)

3 - Antonella Caballero (Peru)

4 - Josefa Melus (Chile)

Sub 12

1 - Emma García (Peru)

2 - Josefa Melus (Chile)

3 - Antonella Caballero (Peru)

4 - Colomba Melus (Chile)

Sub 10

1 - Colomba Melus (Chile)

2 - Annie Figueroa (Equador)

3 - Alana Luck (Equador)

4 - Venus Vera (Equador)