#surf #atletas 

Nicolas Oliveira e Guilherme Goulart são campeões antecipados no Equador

SPSurf Comunicação

O paulista e o catarinense carimbaram seus passaportes para a Europa, antes da grande final do Circuito Semillero Olas Pro Tour no Rio de Janeiro. Outros brasileiros também conquistaram pódios na sexta etapa.

As duas etapas emocionantes realizadas na Praia La F.A.E, em Salinas, Equador, a quinta e sexta denominadas Copa Salinas Surf Cities Semillero Olas Pro Tour 2024 revelaram alguns campeões antecipados, antes da grande final que ocorrerá no Brasil, entre os dias 24 a 26 de maio, na Praia da Macumba, no Rio de Janeiro.

Os atletas brasileiros que lideraram o ranking com folga e já sagraram-se campeões antecipados do circuito foram o paulista Nicolas Oliveira, na categoria Sub 14 (5.145 pts), e o catarinense Guilherme Goulart, na categoria Sub 10 (5.580 pts), eles já garantiram suas viagens para Portugal após impressionantes performances nas ondas de La F.A.E e competirão em um evento local em Portugal, fortalecendo ainda mais o intercâmbio esportivo e cultural na Europa.

Além dos brasileiros, também foram anunciados os campeões antecipados em suas respectivas categorias o argentino Thiago Passeri, na Sub 16 (5.670 pts) e entre as mulheres as peruanas Brianna Barthelmess, na Sub 14 (5.860 pts) e Emma Garcia, na Sub 12 (5.320 pts). A argentina Victoria Muñoz, sagrou-se campeã na Sub 18 (5.025 pts) e a chilena Colomba Melus, na Sub 10 (5.860 pts).

Esses sete atletas já são, até o momento, os surfistas que conquistaram o prêmio máximo do Circuito Semillero Olas Pro Tour e vão carimbar em seus passaportes a importante viagem até Portugal, e também embolsar a premiação em dólar oferecida pelo evento.

A sexta etapa somou aproximadamente 100 atletas de países como Chile, Venezuela, Brasil, Argentina, Uruguai, Peru, Equador, Panamá e Colômbia e os campeões desta competição que ocorreu no último final de semana no Equador de boas ondas, entre os meninos, na categoria Sub 18, foi o argentino Joaquín Muñoz. Outro atleta da Argentina, Thiago Passeri, venceu a etapa na Categoria Sub 16 e já levantou antecipadamente o título, o vice-campeão foi o brasileiro, do Rio de Janeiro, Nathan Ereda.

O pódio da Sub 14 deu dobradinha brasileira com Nicolas Oliveira sendo o campeão da etapa e campeão do circuito antecipadamente. Como vice-campeão da etapa deu o potiguar radicado em São Paulo, Matheus Jhones, que foi o vencedor da quinta etapa também. Em seguida, Matheus voltou ao pódio da Sub 12, desta vez como o grande campeão da etapa.

Na Sub 10, o chileno Beltran Majluf foi o grande campeão da etapa e como vice-campeão ficou o brasileiro Guilherme Goulart, que também foi anunciado antecipadamente campeão do Circuito desta categoria e vai para Portugal competir num evento local já predestinado pela organização.

Entre as mulheres, na categoria Sub 18, a argentina Victoria Munoz foi a grande campeã da etapa, e anunciada campeã do Circuito e vai para a Europa. A brasileira, do Rio de Janeiro, Lany Thompson, ficou na terceira colocação.

Na Sub 16, a peruana Brianna Barthelmess sagrou-se campeã da etapa e novamente a carioca Lany Thompson finalizou com a terceira colocação. Brianna também venceu a categoria Sub 14, e nesta a jovem levantou a taça de campeã do circuito garantindo um lugar na equipe que irá para Portugal.

Emma Garcia, do Peru, venceu a etapa na categoria Sub 12 e Colomba Melus, do Chile, venceu a etapa na Sub 10, ambas também garantiram antecipadamente suas respectivas posições na equipe que embarcará para a Europa.

A próxima disputa e última ocorrerá na Praia da Macumba, no Rio de Janeiro, Brasil, onde os melhores surfistas de categorias de base latino-americanos se reunirão para a grande final e também onde serão definidos os restantes dos títulos que garantirão passagens para Portugal, nas categorias Sub 16 Feminino e Sub 18 e 12 Masculino. Porém, para efeito de títulos da sétima etapa todas as categorias estarão em disputa.

Até o momento, o Circuito Olas Pro Tour distribuiu um total de U$ 60 mil em espécie como premiação aos campeões nas seis etapas já realizadas, destacando-se como uma das competições mais significativas no mundo do surf de categorias de base Latino-americano.

Confira os campeões da 6ª Etapa Olas Pro Tour 2024 no Equador

Masculino

Sub 18

1 - Joaquín Muñoz (Argentina)

2 - Manuel Robles (Peru)

3 - Romeo Chávez (Colômbia)

4 - Thiago Passeri (Argentina)

Sub 16

1 - Thiago Passeri (Argentina)

2 - Nathan Hereda (Brasil)

3 - Romeo Chávez (Colômbia)

4 - Victor Camarena (Panamá)

Sub 14

1 - Nicolas Oliveira (Brasil)

2 - Matheus Jhones (Brasil)

3 - Sandro Rivera (Equador)

4 - Cristobal Caballero (Peru)

Sub 12

1 - Matheus Jhones (Brasil)

2 - Romano Menichetti (Chile)

3 - Kalany Camarena (Panamá)

4 - Maskim Molina (Equador)

Sub 10

1 - Beltran Majluf (Chile)

2 - Guilherme Goulart (Brasil)

3 - Luciano Chamorro (Equador)

4 - Thiago Almagro (Equador)

Feminino

Sub 18

1 - Victoria Muñoz (Argentina)

2 - Brianna Barthelmess (Peru)

3 - Lanay Thompson (Brasil)

4 - Lidiya Tkachenko (Equador)]

Sub 16

1 - Brianna Barthelmess (Peru)

2 - Victoria Muñoz (Argentina)

3 - Lanay Thompson (Brasil)

4 - Ana Herrera (Equador)

Sub 14

1 - Brianna Barthelmess (Peru)

2 - Emma García (Peru)

3 - Antonella Caballero (Peru)

4 - Josefa Melus (Chile)

Sub 12

1 - Emma García (Peru)

2 - Josefa Melus (Chile)

3 - Antonella Caballero (Peru)

4 - Colomba Melus (Chile)

Sub 10

1 - Colomba Melus (Chile)

2 - Annie Figueroa (Equador)

3 - Alana Luck (Equador)

4 - Venus Vera (Equador)