#aquecimento global #clima #previsão 
Estados Unidos

NASA: Elevação do Nível do Mar Deverá Ser Bem Pior

Mary Beth Griggs - Popular Science

A NASA divulgou uma nova estimativa esta semana de que o nível do mar irá subir provavelmente cerca de um metro, em algum momento num futuro não muito distante, impulsionado pelo derretimento de geleiras e o aquecimento da água dos oceanos.

Onze das quinze maiores cidades do mundo estão localizadas na costa. A barreira tênue entre a terra e o mar foi uma bênção para a humanidade no passado, proporcionando acesso aos portos ao redor do globo, a construção de linhas de comércio entre os países, e elevando triunfos de aço e de concreto para o alto. Agora, o nível do mar também está em ascensão, colocando milhões de pessoas que vivem nessas cidades no caminho do perigo.

"Dado o que sabemos agora sobre como o mar se expande quando se aquece, e como as camadas de gelo e geleiras estão adicionando água aos mares, é quase certo que o nível do mar terá pelo menos um metro de elevação, e provavelmente mais," falou Steve Nerem, líder da Equipe de Mudança do Nível do Mar em um comunicado de imprensa. "Mas nós não sabemos se isso vai acontecer dentro de um século ou um pouco mais."

Para colocar isso em perspectiva, a NASA estima que desde 1992, o nível do mar subiu cerca de 8 centímetros. Somando-se a incerteza ao longo do tempo, a Terra não é uma esfera perfeita, e as variações em torno do globo significa que a mudança do nível do mar não está distribuída uniformemente ao redor do globo. Em alguns lugares, o nível do mar excedeu em muito a média de 8 centímetros, subindo cerca de 23 centímetros.

Para ajudar as pessoas a realmente imaginar como a mudança do nível do mar pode variar em todo o mundo, a NASA fez este pequeno vídeo que mostra como, apesar de existirem algumas áreas onde o nível do mar está realmente baixando, para a vasta maioria da população mundial, o nível do mar vai subir.

A elevação do nível do mar será mais duramente sentida ao longo das costas, onde os grandes centros populacionais já estão tendo que se preparar para mais enchentes, cada vez que ocorre uma tempestade. As inundações em cidades costeiras já custam cerca de  6 bilhões de dólares todos os anos. Em 2050, esse número deverá chegar a 1 trilhão de dólares.

Os cientistas da NASA continuarão a acompanhar o aumento do nível do mar usando vários satélites, barcos, aviões, submarinos, e um programa apropriadamente intitulada OMG (Oceanos Derretendo da Groenlândia). Enquanto isso, as áreas baixas desde a Florida até Boston estão ponderando soluções de infra-estrutura, e Nova Orleans, celebrando o aniversário de 10 anos do furacão Katrina esta semana, acaba de lançar um plano para tornar a cidade resiliente em face de tempestades futuras.

Fonte: Popular Science

Galerias | Mais Galerias