#amador #competições 
Macaé - Rio de Janeiro - Brasil

Nando Madalena e Lucas Paes são os destaques do ASM Macaé Eco Surf 2013

Pedro Monteiro

Com presença de surfistas de todo o estado e atletas do Espirito Santo, Claudio Freitas foi o grande campeão da categoria Open na primeira etapa da ASM

O Macaé Ecosurf 2013 foi sucesso mais uma vez, depois da passagem dos profissionais nas ondas da praia do Pecado na semana passada, a festa desta vez ficou por conta dos surfistas amadores de todas as idades. A primeira etapa do circuito local da Associação de Surf de Macaé (ASM), aconteceu neste fim de semana, nos dias 26 e 27 de julho. A abertura do circuito local teve inicio com boas ondas de um metro e a galera local pode aproveitar as boas condições de surf na praia do Pecado.

No ano de 2013 a Associação de Surf de Macaé completa 30 anos e nesta primeira etapa abriu vagas para a categoria Gran Master. Nando Madalena de 41 anos é um profundo conhecedor da laje do Pecado e mostrou todo seu conhecimento de 35 anos como morador de Macaé. O Macaé Ecosurf festejou os 200 anos da cidade em 2013, já Madalena comemorou o título da categoria Gran Master despois de 10 anos sem vitória.

“Eu nasci em Portugal mas moro aqui desde criança. Já fazia tempo que não vencia um campeonato. É muito bom ter esses eventos grandes aqui em Macaé, a gente tá precisando renovar a geração de surf da região tem muito coroa surfando aí ” disse Madalena.

O Macaense de surf recebem atletas de todo o estado, surfistas do norte fluminense sempre são presença obrigatória nas competições da cidade. O surfista de Campos Claudio Freitas, que tem o Mosquito, Cristiano Silva, como grande amigo na cidade, recebeu a ajuda do local para faturar a categoria Open.

“Queria agradecer ao meu amigo, irmão e técnico Cristiano Silva que me disse aonde que era a onda certa na laje e Jesus abençou com essa onda e essa vitória“ agradeceu Claudio Freitas que ganhou uma passagem para o Peru e uma prancha do Shaper Fabre como premiação.

“Essa nossa parceria vem dado certo a muito tempo e desde o inicio do ano estamos colhendo o fruto, não só aqui em Macaé como em Campos também. Essa já é a quarta passagem que ele ganha. Essa nossa amizade já vem de longa data são mais de 15 anos de amizade” afirmou Cristiano que perdeu nas quartas de final para o amigo Claudio.

As maiores notas do evento foram feitas pelos surfistas da nova geração, o carioca Pedro Ribeiro foi o destaque do sábado, onde em ondas rápidas conseguiu a maior nota e o maior somatório do evento. Suas conquistas aconteceram na semi final da categoria Junior, Pedrinho fez uma nota 8 em uma direita onde fez três bonitas manobras em velocidade e com mais 7,65 em outra direita somou 15,65 pontos de 20 possíveis para vencer Lucas Paes segundo colocado na bateria.

No domingo o show ficou por conta do surfista do Recreio dos Bandeirantes, Lucas Paes que descansado da sequencia de baterias das três categorias que competiu no sábado, acabou vencendo em duas finais. Lukinhas como é conhecido tem a estatura baixa, mas mostrou que o surf está de gigante ao vencer as categorias Junior e Mirim.

“Estou muito feliz de vencer aqui em Macaé onde tenho um monte de amigos, e quero agradecer ao meu pai que sempre me ajuda muito passando o que os juízes querem ver”, disse Lucas que é filho do Walter Paes, que foi o herd jungle da competição.

O saquaremense Daniel Templar vem se destacando em todas as competições que participa e venceu a disputa final da categoria Iniciante. Destaque na categoria para a participação do filho do bi campeão brasileiro Léo Neves, Valentim Neves foi ao evento com seu avó e chegou na final terminando na quarta colocação.

O Macaé Ecosurf 2013 tem o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, co-patrocínio do Banco Itaú e da EDF Termoelétrica. O apoio é da Unimed Costa do Sol, Prefeitura Municipal de Macaé, Fesportur (Fundação Municipal de Esporte e Turismo). A realização é da Associação de Surf de Macaé (ASM) com apoio da Adding Sports & Entertainment e da FESERJ (Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro).

Resultados:

Iniciante

1- Daniel Templar

2- Vicente Ferreira

3- Rodrigo Bandeira

4 – Valentim Neves

Mirim

1- Lucas Paes

2- Rodrigo Bandeira

3- Vicente Ferreira

4- Marcos Felipe

Junior

1- Lucas Paes

2- Kallebe Kymerson

3- Pedro Ribeiro

4- Lucas Pazzoline

Open

1- Claudio Freitas

2- Arthur Souza

3- Deyvison Ferreira

4- Ronaldo Luiz

Gran Master

1 – Nando Madalena

2 - Jaime Fernandes

3- Hercules Zaru

4- Vagner Guiné

Galerias | Mais Galerias