#organização #ecologia #política 

Nações do Pacífico lideram mudanças na conservação dos oceanos

Gregory Stone

No Fórum das Ilhas do Pacífico, que aconteceu nas Ilhas Cook, 16 países que quando combinados formam uma pequena fração de terra do mundo, se uniram e fizeram alguns dos maiores compromissos do oceano da história.

Eles se uniram para a gestão sustentável de suas águas territoriais, que juntas compõem 10% da imensa área de oceano do mundo.

Pouco antes da notícia ser divulgada, o governo da Nova Caledônia anunciou a sua intenção de estabelecer uma área marinha protegida de 1.400 mil kilômetros quadrados em sua porção do Mar de Coral. Mas o anúncio mais imediato e inovador veio do país anfitrião, as Ilhas Cook, que revelou um novo parque marinho de 1 milhão de kilômetros quadrados, é igual em tamanho ao Egito, é a metade do território marinho do país e o maior parque marinho do mundo.

Esse parque marinho é ainda mais incrível quando você considera a escala relativa do compromisso; As Ilhas Cook tem uma população de apenas 15.000 pessoas, mas uma zona econômica exclusiva de metade do tamanho da Índia. Imaginar qualquer outro país deixando de lado a metade de seu território soberano para a conservação, recuperação e o desenvolvimento sustentável. É sem precedentes.

Esta imensa relação oceano-terra é compartilhada pela maioria dos "pequenos países-ilhas do Pacífico" - ". Grandes estados oceano", como devem ser chamados com mais precisão, esta tem sido uma postura e mentalidade de que os líderes nas ilhas do Pacífico têm cultivado.

Dois anos atrás, os líderes do fórum reconheceram a necessidade de criar um quadro de união a sua abordagem e sua voz para gerir os seus recursos marítimos vitais. Eles concordaram unanimemente sobre o conceito da "Oceanscape Pacífico", uma iniciativa sem precedentes de colaboração abrangendo cerca de 100 milhões de quilômetros quadrados do Oceano Pacífico e suas ilhas.

A área demarcada como sendo parte da "Oceanscape Pacífico" abriga os maiores estoques remanescentes de atuns do mundo, fornecendo cerca de um terço da captura mundial, e é também a primeira região a sentir os impactos ambientais sobre o oceano.

As pessoas do Pacífico estão contando com as nações desenvolvidas para se unir e reverter as ameaças das mudanças climáticas e elevação dos mares, que já estão impactando estas ilhas de baixa altitude e culturas vibrantes.

Tenho estado envolvido em conservação na região há mais de uma década. Eu visitei pela primeira vez as Ilhas Phoenix com uma equipe expedicionária para levantamento das ilhas em 2000 e retornamos em 2002 para realizar um segundo levantamento das ilhas.

A condição dos recifes e as quantidades de peixes e invertebrados nos hipnotiza. O elemento mais marcante para mim foi o grande número de tubarões, indicativos de um sistema de recifes saudável. A experiência me deixou em reverência - e nos deu a inspiração para o trabalho de proteger um lugar notável.

Em 2006, eu estava orgulhoso de trabalhar com o governo de Kiribati para estabelecer a Área Protegida das Ilhas Phoenix. Com o apoio da Conservação Internacional a "PIPA" (Phoenix Islands Protected Area) foi declarada oficialmente naquele ano, codificada por lei parlamentar em 2008 e inscrita como o maior sítio de patrimônio mundial em 2009.

Alguns anos depois eu me juntei a Conservação Internacional em tempo integral e fui capaz de prosseguir os seus esforços de quase duas décadas para apoiar as sociedades no avanço neste caminho de desenvolvimento sustentável e ajudar a impulsionar a expansão de compromissos com a Oceanscape Pacífico.

Temos a sorte de trabalhar em estreita colaboração com líderes e instituições regionais para desenvolver a iniciativa Oceanscape Pacífico e estamos orgulhosos de ter o pioneiro marinho global e inovador presidente Anote Tong de Kiribati como membro do Conselho de Administração da Conservação Internacional. Nós também atuamos como consultores para o desenvolvimento das Parque Marinho das Ilhas Cook, cuja influência será sentida muito além das Ilhas Cook. O parque é o maior compromisso de todos os tempos para o Oceanscape Pacífico e, como tal, será um elemento central do quadro.

Todo ano, nos últimos três anos, o Fórum das Ilhas do Pacífico rendeu novos compromissos para a gestão e proteção dos recursos naturais que o Pacífico oferece.

Após seu fim, eu posso ver que o fórum de 2012 forneceu as medidas internacionais mais ambiciosas para a conservação do oceano que o mundo já viu. Espero que as ondas desses compromissos monumentais sejam sentidas em todo o mundo e inspirem as outras nações e regiões a procurar tais objetivos. Eu não posso esperar para ver como o Fórum será em 2013.

Galerias | Mais Galerias