#associações #surf #educação #ecologia #poluição #encontros #biologia #notícias 

Mutirão e Surf Solidário movimentam fim de semana em Itajaí

Rodrigo Sikorski/ Bárbara Kantowicz

Objetivo é conscientizar os frequentadores da Brava e incentivar a prática do surfe

O fim de semana vai ser agitado nas praias de Itajaí. A Associação de Surf Praias de Itajaí – ASPI promoverá dois eventos: o Mutirão contra o mosquito causador da dengue, zika e chikungunya, o Aedes Aegypti e o Projeto Surf Solidário. Os eventos acontecem após a liberação do governo estadual e fazem parte dos 34 eventos que a ASPI realizará neste ano. Os acontecimentos são apresentados pelo Bravíssima Private Residence.

No sábado, a ASPI espera todos os voluntários na frente do Bravíssima Private Residence às 9h para participarem do mutirão. Lembrando que a proliferação do mosquito em nossa cidade é grande e a intenção é eliminar os possíveis focos de criação do mosquito na praia Brava. Os participantes receberão sacos de lixo, luvas e orientações de como recolher o lixo e entrar na restinga sem danificar a vegetação. “A ideia deste mutirão surgiu porque no primeiro evento realizado no início do ano notamos que muitos copos e garrafas foram recolhidos com larvas do mosquito da dengue aqui na praia Brava. A doença é grave e pode até matar.”, ressalta o presidente da ASPI José Alberto Luz, o Beto Mão na Borda. Beto também lembra que a conscientização dos frequentadores da Brava é o mais importante. “Se conseguirmos mudar a mentalidade destas pessoas e fazermos com que levem os seus lixos embora ou descartem no local correto será maravilhoso”, finalizou.

O mutirão seguirá o protocolo contra a Covid 19. Serão distribuídas máscaras e também haverá álcool gel disponível. Café da manhã, mesa de frutas e água serão servidos para quem participar. O evento conta com o apoio do Instituto Sustentável de Itajaí, secretaria de Obras e prefeitura municipal de Itajaí. 

Surf Solidário

No domingo é a vez do Projeto Surf Solidário iniciar as atividades a partir das 9h, na praia do Atalaia. A iniciativa da Escola de Surf Atalaia existe há 20 anos. A ação busca proporcionar a qualquer pessoa o seu primeiro contato com o surf e ajudar as famílias carentes do município. 

As inscrições deverão ser feitas no local e começam às 8h30. Por conta da pandemia, apenas 20 pessoas, com idade acima de seis anos, poderão participar do Surf Solidário. Para fazer a inscrição o participante deverá levar um quilo de alimento e um litro de leite. Os alimentos arrecadados serão doados às instituições cadastradas na escola.

No Projeto Surf Solidário os participantes têm aulas teóricas compostas por aquecimento, com exercícios funcionais que auxiliam na preparação física para o surf, como remar e subir na prancha. Logo em seguida vão para água ter sua experiência com a prancha no mar, acompanhados de profissionais qualificados. 

Assim como no mutirão de sábado, o projeto seguirá o protocolo contra a Covid 19. Serão distribuídas máscaras e também haverá álcool gel disponível.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO NA PANDEMIA 

Todos os integrantes do mutirão deverão usar máscaras enquanto não estiverem recolhendo o micro lixo;

Todos deverão utilizar recipientes individuais para hidratação durante todo período, sendo proibido o compartilhamento dos mesmos;

Quando sentados, a distância entre participantes e organização deverão ser de no mínimo 1 (um e meio) um metro e meio;

Haverá álcool gel para higienização das mãos;

Os participantes do mutirão se responsabilizam por seguir as medidas de prevenção a fim de evitar a Covid 19.

Serviço:

O que: Mutirão de Limpeza

Quando: Sábado – 22/05

Local: Praia Brava – em frente ao Bravíssima Private Residence

Horário: 9h

O que: Projeto Surf Solidário 

Quando :Domingo – 23/05

Local: Praia do Atalaia, em frente a arquibancada 

Horário: 9h

Galerias | Mais Galerias