Itajaí - Santa Catarina - Brasil

Mutirão de Limpeza acontece no sábado na Praia Brava

Rodrigo Sikorski

Micro lixo será a prioridade neste primeiro evento

A preservação das praias de Itajaí sempre foi prioridade para a Associação de Surf Praias de Itajaí – ASPI. Com isto em mente a associação lança neste sábado, na praia da Brava, o projeto Mutirão Ecológico apresentado pelo Bravíssima Private Residense. Serão realizados quatro mutirões nas praias de Itajaí, com a intenção de conscientizar os moradores, turistas e veranistas da importância da preservação ambiental. Os mutirões fazem parte dos 34 eventos que a ASPI realizará neste ano.

O Mutirão Ecológico começa às 9h na frente do Bravissima Private Residence, na praia Brava. Os 50 primeiros participantes receberão uma camiseta Eco ASPI, para ganhar o brinde terão que fazer sua inscrição no ponto de apoio do evento. Serão feitos dois grupos, o primeiro sairá em direção a lagoa do Cassino e o segundo grupo vai para o Canto do Morcego. A intenção da ASPI neste primeiro mutirão é focar no micro lixo deixado pelos turistas, frequentadores da praia e também dos que são trazidos pela maré.

O mutirão seguirá o protocolo contra a Covid 19. Serão distribuídas máscaras e também haverá álcool gel disponível. Café da manhã, mesa de frutas e água serão servidos para quem participar. O evento conta com o apoio do Instituto Sustentável de Itajaí, secretaria de Obras e prefeitura municipal de Itajaí que distribuirão para os participantes luvas, sacos de lixo, baldes e caçambas para o recolhimento do micro lixo e lixo recolhido.

O QUE É MICRO LIXO (Fonte: www.globalgarbage.org.br)

O micro lixo é um tipo de resíduo, formado por itens de pequeno tamanho, mas que em sua maioria são gerados em grande volume. Exemplos deste tipo de lixo são papéis de bala, bitucas de cigarro, chicletes, e pequenas embalagens de produtos. Este tipo de resíduo acaba escapando da limpeza pública e seu destino invariavelmente são os canos de esgotos, rios e praias.

Devido à representatividade, volume e costume dos fumantes de jogar os filtros dos cigarros no chão – no Brasil são descartados anualmente 140 bilhões de filtros de cigarro – é o tipo de resíduo que melhor representa esta classe. O tempo de decomposição de uma bituca de cigarro é de 1 a 2 anos

O micro lixo nas areias das praias altera a cadeia alimentar de seres habitantes do meio, causando a morte de moluscos, aves e peixes. Para humanos, o longo tempo de decomposição desses materiais também aumenta o risco de doenças de pele, conjuntivites e verminoses.

Para se ter uma ideia, itens como embalagens plásticas (sacolinhas) e metais (latinhas de refrigerantes e cerveja), facilmente encontrados nas areias da praia levam entre 100 e 500 anos para se decompor.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO NA PANDEMIA

Todos os integrantes do mutirão deverão usar máscaras enquanto não estiverem recolhendo o micro lixo;

Todos deverão utilizar recipientes individuais para hidratação durante todo período, sendo proibido o compartilhamento dos mesmos;

Quando sentados, a distância entre participantes e organização deverão ser de no mínimo 1 (um e meio) um metro e meio; Haverá álcool gel para higienização das mãos;

Os participantes do mutirão se responsabilizam de seguir as medidas de prevenção afim de evitar a Covid 19.

Serviço:

O que: Mutirão de Limpeza

Quando: Sábado – 30/11

Local: Praia Brava – em frente ao Bravíssima Private Residence

Horário: 9h

Galerias | Mais Galerias