#organização #exposição #arte 
Arm dos Búzios - Rio de Janeiro - Brasil

Museu Internacional do Surf será inaugurado em agosto

Ines Garçoni - virgula.uol.com.br

Acervo está entre os três maiores do mundo no gênero. Telmo Moraes, apaixonado por surf desde menino, reuniu, sozinho, um dos maiores acervos do mundo sobre a história do esporte.

Em Cabo Frio, onde nasceu e mora, este professor (de surf, claro) e dono de loja (de surf, claro) reuniu, ao longo de 18 anos, itens preciosos – comprando via internet, na maioria das vezes – que deixariam qualquer museólogo de queixo caído. “Eu não estou brincando de fazer museu, não. A coisa aqui é séria!”, diz ele, bem humorado.

Entre os tesouros guardados por Telmo estão relíquias como uma prancha de 1920, a mais antiga do seu acervo. Há também uma usada pelo surfista californiano Jeff Clarke, um dos mais famosos do mundo, em 1971, aos 17 anos, e outras 710 pranchas de mais de 30 países. Entre elas, uma que pertenceu a Tito Rosemberg, um dos primeiros surfistas brasileiros. “Tenho também uma de madeira dos anos 50, tenho a primeira prancha de windsurf do Brasil, a primeira de isopor com cobertura de resina, bodyboard de madeira... é tanta coisa importante que nem sei relacionar”, conta, cheio de orgulho.

Durante 18 anos, o museu esteve em instalações aquém de sua relevância, em Cabo Frio. Primeiro, na sua própria casa; depois, em uma casa no centro da cidade doada pela Prefeitura. Até que, em 2013, finalmente vai ganhar um edifício próprio, novinho em folha. Para a sua sorte e a dos amantes do esporte, foi convidado pela gestão municipal de Búzios a fazer seu museu na cidade

As obras no novo espaço, de cerca de 700 metros quadrados, já começaram e devem terminar, segundo ele, em julho. A inauguração está programada para o fim de agosto. Visitantes poderão ver ainda todo o acervo pessoal, com mais de 400 medalhas e troféus, de Rômulo Arantes, surfista e nadador (e ator nas horas vagas), primeiro medalhista brasileiro em Mundiais de Esportes Aquáticos e prata no Pan de 1978.

Além das pranchas e objetos relacionados ao esporte, como parafinas, quilhas, cordinhas, miniaturas, troféus etc., o Museu abriga ainda uma coleção de skates, com peças até dos anos 50 e 60 – o skate nasceu sob a inspiração do surf.

reportagem virgula.uol.com.br

Galerias | Mais Galerias