Lisboa - Portugal

Mundial Pro Junior da WSL começa pelas meninas em Portugal

João Carvalho

As peruanas Miluska Tello e Melanie Giunta perderam para a campeã mundial Mahina Maeda, mas a equipe sul-americana tem outra chance de classificação para a terceira fase do Ericeira WSL Junior Championships.

PREVISÃO ERICEIRA

TRANSMISSÃO AO VIVO

O Ericeira WSL Junior Championships foi iniciado pelas meninas na segunda-feira de ondas difíceis de 3-4 pés na Praia dos Pescadores, em Ericeira, Portugal. A atual campeã mundial da categoria para surfistas com até 20 anos de idade, Mahina Maeda, do Havaí, confirmou o favoritismo sobre as peruanas Miluska Tello e Melanie Giunta. Mas, a equipe sul-americana da WSL South America tem uma segunda chance de classificação para a terceira fase na repescagem. Depois da primeira fase feminina, começou a masculina, mas só foram realizadas quatro das dezesseis baterias e nenhum sul-americano competiu. A estreia dos seis brasileiros e dos dois peruanos ficou para a terça-feira em Portugal.

O Brasil ganhou um reforço de última hora, o catarinense Yago Dora, que entrou na vaga de Cam Richards na 14.a bateria, composta pelo também norte-americano Noah Schweizer e o havaiano Elijah Gates. O bicampeão sul-americano Pro Junior da WSL South America, Deivid Silva, será o primeiro brasileiro a se apresentar, na oitava bateria, quarta a entrar no mar na terça-feira se o dia começar pelo masculino. Seus adversários são o italiano Leonardo Fioravanti e o japonês Yuji Mori. No confronto seguinte, o peruano Juninho Urcia enfrenta o único português, Tomas Fernandes, além de outro japonês, Takumi Yasui.

Depois tem o carioca Lucas Silveira na 11.a bateria, o catarinense Luan Wood e o peruano Alonso Correa estreando juntos contra o japonês Hiroto Arai na 12.a, o paulista Victor Bernardo na 13.a e os catarinenses Yago Dora na 14.a e Alcides Lopes na 16.a e última bateria da rodada de apresentação dos 48 concorrentes ao título mundial Pro Junior de 2015 da World Surf League. Na segunda-feira, os quatro que já garantiram classificação direta para a terceira fase foram o havaiano Joshua Moniz, o francês Timothee Bisso, o espanhol Natxo Gonzalez e o taitiano Mateia Hiquily, que registrou um novo recorde de 16,37 pontos para fechar o primeiro dia do Ericeira WSL Junior Championships em Portugal.

Na categoria feminina, ninguém conseguiu bater as marcas da norte-americana Brisa Hennessy na primeira bateria da segunda-feira na Praia dos Pescadores. Ela recebeu a maior nota do dia - 9,00 - para somar com o 7,17 da sua onda anterior e totalizar 16,17 pontos de 20 possíveis. A portuguesa Teresa Bonvalot também estreou bem no confronto seguinte, atingindo 16,10 pontos com as notas 8,17 e 7,93 das duas últimas ondas que surfou contra a norte-americana Tia Blanco e a sul-africana Gina Smith.

"Ir direto para a terceira fase na sua primeira bateria aumenta bastante a sua confiança", disse Teresa Bonvalot. "As ondas estão um pouco complicadas, muito vento, mas vai ser assim a semana toda e nós precisamos surfar, então tem que aproveitar ao máximo as que pegar. É isso que estou tentando fazer, deu certo agora e espero que continue assim nas próximas".

A equipe sul-americana da WSL South America estreou na terceira bateria, mas elas não conseguiram achar boas ondas como a primeira da havaiana Mahina Maeda, que aproveitou muito bem para largar na frente com nota 8,00. A atual campeã mundial Pro Junior ainda surfou outra regular que valeu nota 5,33 para garantir uma tranquila vitória por 13,33 pontos. A bicampeã sul-americana, Miluska Tello, somou as notas 3,00 e 3,57 das suas duas primeiras ondas e Melanie Giunta só conseguiu computar 3,73 e 2,80, ficando em último.

"Eu estava super nervosa, pois é muito mais difícil competir como campeã mundial do que buscar o título, então estou apenas tentando ficar com a mente aberta para tudo", disse Mahina Maeda. "Eu amo Portugal, é a terceira vez que venho aqui e certamente estou me sentindo bem mais confortável. Eu estou trabalhando com o Philippe Malvaux, que me ajudou a conquistar o título mundial no ano passado e é um grande mestre para mim".

Apesar das derrotas na estreia, as duas peruanas têm uma segunda chance de classificação para a terceira fase na primeira rodada eliminatória do Ericeira WSL Junior Championships. Quem perder novamente, acaba eliminada em 13.o lugar na competição. Miluska Tello vai enfrentar a americana Tia Blanco na terceira bateria e Melanie Giunta fecha a repescagem contra a espanhola Ariane Ochoa. 

Essa segunda fase feminina só deve acontecer após o encerramento da rodada inicial masculina, mas elas também podem abrir a terça-feira como no primeiro dia, então têm que estar a postos na primeira chamada das 7h45 em Ericeira, 5h45 pelo fuso horário de Brasília, ao vivo pelo www.worldsurfleague.com 

O Ericeira WSL Junior Championships define os últimos campeões mundiais de 2015 em Portugal, da categoria para surfistas com até 20 anos de idade que o Brasil é recordista com seis títulos em dezesseis edições. O primeiro foi conquistado por Pedro Henrique no ano 2000, depois Adriano de Souza venceu o de 2003, Pablo Paulino foi bicampeão em 2004 e 2007, Caio Ibelli ganhou em 2011 e Gabriel Medina em 2013. Em 2014, em Portugal também, Italo Ferreira chegou perto do sétimo título, mas perdeu a decisão para o português Vasco Ribeiro, que já ultrapassou o limite de idade para tentar o bicampeonato esse ano. 

-----------------------------------------------------------

João Carvalho - WSL South America Media Officer

(48) 9988-2986 - jcarvalho@worldsurfleague.com 

-----------------------------------------------------------

PRIMEIRA FASE DO ERICEIRA WSL JUNIOR CHAMPIONSHIPS 2015:

1.a: 1-Joshua Moniz (HAV)=13.40, 2-Gatien Delahaye (GLP)=10.33, 3-Charly Quivront (FRA)=7.70

2.a: 1-Timothee Bisso (FRA)=11.00, 2-Reo Inaba (JPN)=10.17, 3-Harry Bryant (AUS)=7.07

3.a: 1-Natxo Gonzalez (ESP)=13.50, 2-Nelson Cloarec (FRA)=10.40, 3-Nomme Mignot (FRA)=7.83

4.a: 1-Mateia Hiquily (TAH)=16.37, 2-Benji Brand (HAV)=14.00, 3-Momoto Tsuzuki (JPN)=11.04

-----------baterias que vão abrir a terça-feira:

5.a: Noe Mar McGonagle (CRI), Dylan Lightfoot (AFR), Jordy Maree (AFR)

6.a: Hiroto Ohhara (JPN), Parker Coffin (EUA), Shane Sykes (AFR)

7.a: Soli Bailey (AUS), Griffin Colapinto (EUA), Adin Masencamp (AFR)

8.a: Deivid Silva (BRA), Leonardo Fioravanti (ITA), Yuji Mori (JPN)

9.a: Tomas Fernandes (PRT), Takumi Yasui (JPN), Juninho Urcia (PER)

10: Kanoa Igarashi (EUA), Mihimana Braye (TAH), Bevan Willis (AFR)

11: Lucas Silveira (BRA), Kan Watanabe (JPN), Jacob Willcox (AUS)

12: Hiroto Arai (JPN), Luan Wood (BRA), Alonso Correa (PER)

13: Victor Bernardo (BRA), Imaikalani Devault (HAV), Matthew McGillivray (AFR)

14: Noah Schweizer (EUA), Elijah Gates (HAV), Yago Dora (BRA) Cam Richards (EUA)

15: Kalani David (HAV), Kai Hing (AUS), O´Neill Massin (TAH)

16: Seth Moniz (HAV), Alcides Lopes (BRA), Daniel Glenn (EUA)

PRIMEIRA FASE FEMININA DO ERICEIRA WSL JUNIOR CHAMPIONSHIPS:

1.a: 1-Brisa Hennessy (EUA)=16.17, 2-Minori Kawai (JPN)=7.33, 3-Dax McGill (HAV)=4.83

2.a: 1-Teresa Bonvalot (PRT)=16.10, 2-Tia Blanco (EUA)=9.33, 3-Gina Smith (AFR)=4.23

3.a: 1-Mahina Maeda (HAV)=13.33, 2-Miluska Tello (PER)=6.57, 3-Melanie Giunta (PER)=6.53

4.a: 1-Chelsea Tuach (BRB)=13.23, 2-Juliette Brice (FRA)=7.93, 3-Carol Henrique (PRT)=4.84

5.a: 1-Isabella Nichols (AUS)=10.34, 2-Camilla Kemp (PRT)=9.50, 3-Nicole Pallet (AFR)=5.00

6.a: 1-Holly Wawn (AUS)=8.54, 2-Natsuki Suda (JPN)=6.17, 3-Ariane Ochoa (ESP)=3.27

SEGUNDA FASE - Vitória=Terceira Fase e Derrota=13.o lugar com 1.750 pontos:

1.a: Carol Henrique (PRT) x Minori Kawai (JPN)

2.a: Camilla Kemp (PRT) x Gina Smith (AFR)

3.a: Tia Blanco (EUA) x Miluska Tello (PER)

4.a: Natsuki Suda (JPN) x Juliette Brice (FRA)

5.a: Dax McGill (HAV) x Nicole Pallet (AFR)

6.a: Melanie Giunta (PER) x Ariane Ochoa (ESP)

ROUPAS E ACESSÓRIOS DE SURF E SKATE VOCÊ ENCONTRA NO SURFGURUSHOP.COM.BR

Galerias | Mais Galerias