#big surf #ondas grandes #surf 
Hawaii - Estados Unidos

Morre o lendário surfista de ondas grandes George Downing, aos 87 anos

Globo Esporte

Criador do famoso campeonato de ondas gigantes em Waimea Bay e do design das pranchas nos anos 50, havaiano faleceu enquanto dormia e recebe homenagem de Kelly Sla.

Lendário surfista de ondas gigantes e inovador do design das pranchas nos anos 50, o havaiano George Downing morreu nesta segunda-feira, aos 87 anos. Foi ele o idealizador do famoso campeonato anual de ondas gigantes em Waimea Bay, no Havaí, em memória do big rider Eddie Aikau. Ambientalista e proprietários de uma loja de artigos de surf em Honolulu, Downing recebeu homenagens nas redes sociais.

Pioneiro nas ondas gigantes, Goerge Downing era membro do Hall da Fama do Surfe desde 2011. Considerado o maior surfista de todos os tempos, o 11 vezes campeão mundial Kelly Slater lamentou sua morte.

- Foi uma honra surfar durante mais de duas décadas no Eddie Aikau. Minhas condolências para seu grande grupo de amigos e família. Você vai deixar muita saudade e será lembrado como um cara bom e um grande shaper e professor. Mahalo Nui Loa (Muito obrigado)", escreveu Slater em seu Instagram.

 

George Downing big rider (Foto: Reprodução)

George Downing big rider (Foto: Reprodução)

Em 1950, Downing fabricou a primeira prancha de quilha removível, o que hoje é utilizado em todo o mundo. Até então, só existiam pranchas de madeira, sem quilha.

Galerias | Mais Galerias