#wqs #competições #surf #mundial 
Saquarema - Rio de Janeiro - Brasil

Mineirinho nas etapas do ASP World Prime no Brasil

João Carvalho / ASP

Brasil continua sendo o centro do surfe mundial por mais duas semanas e metade da elite do ASP Tour fica no país para competir em Saquarema e Imbituba

Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (22 de maio) - O número 1 do mundo, Adriano de Souza, é a grande atração das duas etapas da ASP South America com status "Prime", que serão realizadas nas próximas semanas nas praias de Itaúna, em Saquarema (RJ), e da Vila, em Imbituba (SC). O Brasil continua sendo o centro das atenções do Circuito Mundial, com metade dos 32 surfistas do ASP Tour ficando no país para participar do Coca-Cola apresenta Oakley Saquarema Prime nesta semana e do SuperSurf Internacional Prime, de 31 de maio a 5 de junho na Praia da Vila, em Imbituba. Mais duas chances imperdíveis para a torcida ver o paulista Mineirinho competindo, depois de se tornar o primeiro brasileiro a liderar o ranking mundial com a vitória no Billabong Rio Pro.

O Oakley Saquarema Prime começa nesta terça-feira nas esquerdas de Itaúna, em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Adriano Mineirinho está escalado para estrear na 12.a bateria com dois surfistas do Guarujá como ele, Junior Faria e Gilmar Silva, além do espanhol Hodei Collazo. Ele é o cabeça de chave número 2 desta etapa. O número 1 é o francês Jeremy Flores, que entra na bateria seguinte com o australiano Shaun Cansdell e os brasileiros Hizunomê Bettero (SP) e Yan Guimarães, que mora em Saquarema (RJ).

DOZE PAISES - Os estrangeiros são maioria entre os 96 participantes do Coca-Cola apresenta Oakley Saquarema Prime. Um total de 58 surfistas de onze países vai competir contra 38 brasileiros nas ondas de Itaúna nesta semana. A Austrália participa com dezenove representantes, superando os Estados Unidos (14), Havaí (6), França (5), Espanha (3), África do Sul (3), Nova Zelândia (3), Taiti (2), Irlanda (1), Japão (1) e Porto Rico (1).

Desta lista fazem parte dezessete surfistas do grupo dos 32 da atual divisão de elite do ASP Tour. Três deles se contundiram no último dia do Billabong Rio Pro na Barra da Tijuca e são dúvidas para esta etapa em Saquarema. O taitiano Michel Bourez machucou o ombro numa queda na bateria contra Adriano de Souza na sexta-feira. Ele está na primeira do Oakley Saquarema Pro, junto com o neozelandês Jay Quinn, o sul-africano Dale Staples e o carioca Leonardo Neves, que há muitos anos mora em Saquarema e conhece bem as ondas de Itaúna.

ESTRELAS DO ASP TOUR - As outras dúvidas são o brasileiro Alejo Muniz e o americano C. J. Hobgood, campeão mundial de 2001. Ambos estão inscritos nas duas etapas e também sofreram lesões durante a sexta-feira na Barra da Tijuca. Alejo está na 16.a e C. J. na 17.a bateria. Normalmente são realizadas até vinte por dia, então teriam que competir na terça-feira, caso o Oakley Saquarema Prime seja iniciado no primeiro dia do seu prazo, que vai até domingo na Praia de Itaúna.

Além de Jeremy Flores, Adriano de Souza, Michel Bourez, C. J. Hobgood e Alejo Muniz, os demais integrantes da elite mundial inscritos no ASP Prime de Saquarema, são o cearense Heitor Alves na quarta bateria, o potiguar Jadson André na quinta, o carioca Raoni Monteiro na sexta, o australiano Matt Wilkinson na oitava, o americano Patrick Gudauskas na nona, os australianos Julian Wilson na décima, Kai Otton que está junto com Alejo Muniz na 16.a, Chris Davidson na vigésima, Adam Melling na 21.a, Josh Kerr na 22.a e os americanos Gabe Kling e Damien Hobgood na 23.a e 24.a baterias, respectivamente.

SUPERSURF IMBITUBA - Com o número de participantes nas etapas do ASP World Prime limitado a 96 competidores, muitos surfistas acabaram ficando de fora. Diferente do Oakley Saquarema Prime, no SuperSurf Internacional Prime haverá uma triagem para definir quatro vagas para completar as 24 baterias da primeira fase. Para esta competição especial, o número de inscritos passa de cinquenta atletas do Brasil na maioria, mas surfistas de outros países também ficaram nesta relação.

Depois de sediar a etapa brasileira do ASP Tour nos últimos anos, a cidade de Imbituba continuará recebendo uma competição importante do Circuito Mundial. O potiguar Jadson André será uma das estrelas do SuperSurf Internacional Prime na Praia da Vila, onde no ano passado conquistou uma vitória inesquecível contra Kelly Slater em Imbituba, conseguindo o feito de derrotar o maior ídolo do esporte no ano do seu décimo título mundial.

OAKLEY SAQUAREMA PRIME - PRIMEIRA FASE (sujeita à alterações):

1.a bateria: Michel Bourez (TAH), Leonardo Neves (BRA), Jay Quinn (NZL), Dale Staples (AFR)

2.a: Yadin Nicol (AUS), Marc Lacomare (FRA), Alain Riou (TAH), Maxime Huscenot (FRA)

3.a: Granger Larsen (HAV), Ben Dunn (AUS), Lincoln Taylor (AUS), Chris Waring (EUA)

4.a: Heitor Alves (BRA), Tonino Benson (HAV), Bernardo Pigmeu (BRA), Simão Romão (BRA)

5.a: Jadson André (BRA), Thiago Camarão (BRA), Stu Kennedy (AUS), David do Carmo (BRA)

6.a: Raoni Monteiro (BRA), Aritz Aranburu (ESP), Brent Dorrington (AUS), Ricardo Santos (BRA)

7.a: Cory Lopez (EUA), Nat Young (EUA), Leandro Bastos (BRA), Davey Cathels (AUS)

8.a: Matt Wilkinson (AUS), Nathan Yeomans (EUA), Shaun Joubert (AFR), Caio Ibelli (BRA)

9.a: Patrick Gudauskas (EUA), Gony Zubizareta (ESP), Pedro Henrique (BRA), Rodrigo Dornelles (BRA)

10: Julian Wilson (AUS), Nic Muscroft (AUS), Kolohe Andino (EUA), André Silva (BRA)

11: Gabriel Medina (BRA), Billy Stairmand (NZL), Jean da Silva (BRA), Jihad Khodr (BRA)

12: Adriano de Souza (BRA), Junior Faria (BRA), Hodei Collazo (ESP), Gilmar Silva (BRA)

13: Jeremy Flores (FRA), Hizunomê Bettero (BRA), Shaun Cansdell (AUS), Yan Guimarães (BRA)

14: Tom Whitaker (AUS), Tim Boal (FRA), Dylan Graves (PRI), Yuri Sodré (BRA)

15: Miguel Pupo (BRA), Masatoshi Ohno (JAP), Neco Padaratz (BRA), Tomas Hermes (BRA)

16: Alejo Muniz (BRA), Kai Otton (AUS), Adam Robertson (AUS), Eric Geiselman (EUA)

17: C. J. Hobgood (EUA), Kai Barger (HAV), Heath Joske (AUS), Robson Santos (BRA)

18: Tanner Gudauskas (EUA), Glenn Hall (IRL), Jeronimo Vargas (BRA), Messias Felix (BRA)

19: Willian Cardoso (BRA), Richard Christie (NZL), Sebastien Zietz (HAV), Chris Ward (EUA)

20: Chris Davidson (AUS), Jessé Mendes (BRA), Blake Thornton (AUS), Marco Polo (BRA)

21: Adam Melling (AUS), Wiggolly Dantas (BRA), Pablo Paulino (BRA), Charlie Brown (BRA)

22: Josh Kerr (AUS), Nathaniel Curran (EUA), Joan Duru (FRA), Gustavo Fernandes (BRA)

23: Dion Atkinson (AUS), Gabe Kling (EUA), Jano Belo (BRA), Royden Bryson (AFR)

24: Damien Hobgood (EUA), Mason Ho (HAV), John John Florence (HAV), Krystian Kymerson (BRA)

João Carvalho- Assessoria de Imprensa da ASP South America

(48) 9988-2986- joao@aspsouthamerica.com.br

Galerias | Mais Galerias