#surf 
Brasil

Mindfulness e surf

Rodrigo Siqueira

O especialista em mindfulness Rodrigo Siqueira fala pra gente sobre o que é mindfulness e qual sua relação com o surf.

Convidamos o Dr. Rodrigo Siqueira, formado pelo instituto de Pisicologia da UFRJ / UC Berkeley para falar um pouco sobre o que é mindfulness e qual é a relação com o surf. Vem conferir.

Surfguru: O que é mindfulness?

Rodrigo: Mindfulness (“atenção plena” em português) é a habilidade que todos possuímos - em maior ou menor grau de desenvolvimento - de estarmos conscientes e abertos à experiência presente, sem julgamentos. Essa habilidade pode ser desenvolvida por meio de práticas de meditação específicas chamadas de meditações mindfulness.

Surfguru: O que mindfulness e surf tem a ver?

Rodrigo: Eu imagino que ficar no mar distraído ou querendo que o mar estivesse diferente do que está não é a melhor atitude para o surf. Desta forma, se você entra no mar com uma atitude de abertura ao que se apresenta, com calma e atenção às ondas, me parece o casamento perfeito entre o surf e seu estado mental. Mindfulness é exatamente isso, estar atento à experiência presente com abertura e gentileza.

Surfguru: Como o mindfulness pode me ajudar no surf?

Rodrigo: As habilidades de mindfulness e do surf podem ser desenvolvidas pelo treinamento. Quanto mais você desenvolve o mindfulness por meio das meditações, mais você desenvolve uma mente aguçada, atenta e menos presa ao que se passou e ao que você quer que ocorra. Estar no mar te pede presença, atenção e abertura ao que se apresenta para que você possa responder adequadamente às ondas. Sem dúvida, mindfulness pode contribuir com o mindset (“modelo mental”, ou a maneira como você pensa) ideal para a prática assim como o surf pode contribuir para treinar a mente a estar mais presente, sem julgamentos e a responder adequadamente ao que se apresenta. Desta forma, o surf também ajuda a desenvolver mindfulness. Vejo uma sinergia muito grande.

Surfguru: Qual a relação entre a respiração e a nossa mente?

Rodrigo: Nosso padrão respiratório nos influencia como nossas emoções. Uma das formas de se lidar com emoções difíceis é focar na sua respiração. A abordagem do mindfulness é direcionar a atenção à respiração sem querer alterar o ritmo da mesma, ou seja, com uma atitude de abertura a como a respiração está. Esta atitude se mostra muito benéfica, e o padrão respiratório se ajusta de forma natural, assim como as emoções turbulentas.

Surfguru: É uma boa praticar mindfulness surfando?

Rodrigo: Toda oportunidade de trazer a mente para o presente é válida, mas lembre-se de que se for praticar mindfulness surfando, pratique de olhos abertos... rs

Surfguru: Mindfulness e felicidade, faz sentido?

Rodrigo: Tudo a ver. Grande parte de nosso bem-estar vem de se viver o presente como se apresenta, de desenvolvermos consciência e gratidão pelas coisas bacanas que estão presentes. Um dos pontos mais importantes é que mindfulness nos traz mais clareza dos nossos valores, o que realmente achamos importante para nós. Com o tempo de prática de mindfulness, de forma muito natural estaremos mais presentes e conscientes de como estamos nos comportando, tomando decisões alinhadas com nossos valores. Isso nos proporciona um senso de autenticidade – agir de acordo com nossos valores – que também influencia no bem-estar e felicidade. Não há felicidade que se sustente sem um caminho de vida com sentido e propósito, e mindfulness nos ajuda nesse processo.

Surfguru: Quais outras atividades no mar são boas para praticar mindfulness?

Rodrigo: Vejo pessoas praticando mindfulness em barcos, velejando... Pesquisas científicas indicam que a prática de mindfulness em meio à natureza proporciona um senso maior de conexão com o meio ambiente e influencia nossa atitude e conduta a ser mais sustentável e responsável. Esse é um outro ponto bem bacana além de bem-estar: um maior senso de conexão com a natureza e comportamentos mais ecológicos.

Surfguru: Qual a sua história/relação com o surf?

Rodrigo: Infelizmente, ela começou mal. Eu comprei a prancha errada, bem menor do que deveria. Eu andava muito bem de skate e estava confiante que me entenderia bem com o surf. Foi um desastre, nem ficar em pé consegui. Fiquei bem frustrado e fui desistindo...hoje tenho uma conexão maior com montanhas e a prática de escalada. Mas confesso que volta e meia uma prancha me olha, eu olho de volta...rola um clima. Quem sabe! 

Se você quiser saber mais sobre esses assuntos, te convidamos a conhecer mais sobre o Rodrigo Siqueira aqui. Além disso, ele está oferecendo um Workshop de mindfulness e visão para 2021, que acontecerá online no dia 23 de janeiro/2021. Para ter mais informações, clique aqui e converse direto com o Rodrigo. Se quiser participar do workshop, pode utilizar o cupom “SURFGURU” para ganhar 15% de desconto na inscrição! E aí, quem tá dentro?

Galerias | Mais Galerias