#viagens 
México

México, o paraíso das direitas

Edgar Bischof

Depois de enfrentar quatro horas de carro até o aeroporto de Guarulhos/SP, mais nove horas de vôo até a cidade do México, um chá de cadeira no aeroporto de seis horas e um curto vôo de uma hora, finalmente chego ao meu destino, Puerto Escondido (México).

Puerto Escondido é o lugar onde os locais são os mais tranquilos do mundo, porém não os incomodem. Todos são bem recebidos em Puerto independente da nacionalidade, pois sendo um lugar desejado por todos os surfistas do mundo, acaba se tornando o foco do mundo junto com a Indonésia no meio do ano.

A comida é muito boa e o clima excelente, depois que se acostuma com a temperatura que bate fácil os 36 graus. Com 35 dólares diários é possível ficar muito bem em Puerto, alugando um hotel de frente para a praia e comendo as refeições diárias. Toda a praia de Zicatela está conectada ao mundo 24h, tendo internet free para os que carregam seu laptop ou algo parecido.

A Costa Mexicana é um paraíso para os amantes das direitas, assim como os amantes das esquerdas que procuram a Indonésia.

A cada nova ponta da Costa Mexicana, uma nova direita estará quebrando perfeita e sozinha. Tive o privilégio de surfar uma com tubos de 10 segundos rodando com apenas 15 pessoas na água.

Eram ondas como as que um garoto fissurado desenha em sua folha de caderno durante uma aula, ou um adulto estressado em seu escritório na grande selva de pedra, sonhando com a viagem que fará um dia, porém enquanto a viagem não chega, ele desenha as linhas perfeitas que estarão quebrando em algum lugar da costa mexicana em sua mente.

A água é quente, azul, com milhares de peixes pulando ao redor do “line up”, e séries de 8 ondas quebrando a cada 10 minutos.

Porém quando o swell encaixa na famosa de Zicatela, o céu e o inferno estarão muito próximos, só dependendo da prudência do surfista. A onda quebra numa bancada de areia com uma força descomunal para um beach break. Zicatela suporta ondas de até 30 pés ou mais, aguardando os corajosos que tentarão domar o mostro!

Galerias | Mais Galerias