Meninas inauguram o Samsung Galaxy ASP World Tour 2014
A estreante Dimity Stoyle foi o destaque do sábado na rodada de abertura do Roxy Pro Gold Coast na Austrália e o início do Quiksilver Pro foi adiado para o domingo
02/Mar/2014 - João Carvalho – ASP South America - Gold Coast - Queensland - AustráliaO Samsung Galaxy ASP World Championship Tour 2014 abriu a disputa pelo título mundial feminino no sábado de ondas de 2-3 pés em Snapper Rocks, na Gold Coast, Austrália. Como as condições do mar e do vento não estavam muito boas, só foi realizada a primeira fase do Roxy Pro e o grande destaque foi uma estreante na divisão de elite do ASP Tour. A australiana Dimity Stoyle bateu todos os recordes na última bateria do dia, com a nota 9,13 e os 17,13 pontos que totalizou acertando até um aéreo, o que não é normal entre as meninas. Com um surfe ousado de manobras modernas, superou as marcas da atual campeã mundial Carissa Moore e da defensora do título do Roxy Pro Gold Coast, Tyler Wright.
"Eu realmente não poderia ter um começo de ano melhor do que esse", disse Dimity Stoyle, após a vitória sobre a norte-americana Lakey Peterson e a havaiana Coco Ho. "Quando eu estava vindo aqui pra praia, eu só pensava em encontrar boas ondas na bateria pra tirar notas mais altas. O julgamento no WCT acho que é mais difícil, então você tem que pegar ondas boas e surfar muito bem para entrar no critério excelente. Eu nem posso acreditar que acabou dando tudo certo para mim, eu achei as ondas certas e fiquei muito feliz por ganhar notas 9,13 e 8,00 logo na minha primeira bateria no WCT".
Assim como no masculino, na primeira fase feminina as competidoras são divididas em baterias de três surfistas. As vencedoras seguem direto para a terceira fase e as perdedoras têm uma segunda chance de classificação na repescagem. Antes de Dimity Stoyle, outra estreante já tinha aprontado contra as tops na bateria que inaugurou oficialmente o Samsung Galaxy ASP World Championship Tour 2014 na Austrália. A havaiana Alessa Quizon surpreendeu ao derrotar a pentacampeã mundial Stephanie Gilmore e a sul-africana Bianca Buitendag.
As outras vagas diretas para a terceira fase do Roxy Pro Gold Coast foram conquistadas pela atual campeã mundial Carissa Moore, do Havaí, pela defensora do título desta primeira etapa, Tyler Wright, da Austrália, pela francesa Pauline Ado e pela neozelandesa Paige Hareb. Com as saídas da brasileira Silvana Lima e da peruana Sofia Mulanovich, que não conseguiram confirmar suas permanências na elite no ano passado, nenhuma sul-americana está entre as top-17 que vão disputar o título mundial feminino na estreia da Samsung como patrocinadora do ASP World Championship Tour esse ano.
QUIKSILVER PRO ADIADO - Já no masculino, o Brasil forma o segundo maior pelotão com sete atletas, número que só não supera o dos treze australianos. No sábado, os homens só participaram das baterias da Expression Session, com o início do Quiksilver Pro Gold Coast sendo adiado para as 7h30 do domingo na Austrália, 18h30 do sábado pelo fuso horário de Brasília. O primeiro brasileiro a competir será o paulista Miguel Pupo na segunda bateria com os australianos Taj Burrow e Dion Atkinson.
Na sétima, o carioca Raoni Monteiro enfrenta mais dois surfistas da Austrália, Kai Otton e Adrian Buchan. Depois tem o paulista Filipe Toledo na nona bateria com o australiano Josh Kerr e o norte-americano Mitch Crews e duas participações duplas do Brasil consecutivas. Na décima, o paulista Gabriel Medina e o potiguar Jadson André vão disputar uma vaga direta para a terceira fase com o havaiano John John Florence. E na 11.a, o paulista Adriano "Mineirinho" de Souza estreia junto com o catarinense Alejo Muniz contra um ex-campeão mundial, o norte-americano C. J. Hobgood.
PRIMEIRA FASE ROXY PRO GOLD COAST - 1.a=Terceira Fase / 2.a e 3.a=Repescagem:
1.a: 1-Alessa Quizon (HAV)=12.93, 2-Bianca Buitendag (AFR)=9.93, 3-Stephanie Gilmore (AUS)=7.00
2.a: 1-Pauline Ado (FRA)=11.93, 2-Courtney Conlogue (EUA)=11.83, 3-Nikki Van Dijk (AUS)=9.04
3.a: 1-Carissa Moore (HAV)=15.57, 2-Malia Manuel (HAV)=12.96, 3-Keely Andrew (AUS)=8.93
4.a: 1-Tyler Wright (AUS)=16.06, 2-Johanne Defay (FRA)=12.50, 3-Alana Blanchard (HAV)=11.00
5.a: 1-Paige Hareb (NZL)=12.23, 2-Laura Enever (AUS)=11.90,, 3-Sally Fitzbiggons (AUS)=11.50
6.a: 1-Dimity Stoyle (AUS)=17.13, 2-Lakey Peterson (EUA)=14.67, 3-Coco Ho (HAV)=10.07
SEGUNDA FASE - REPESCAGEM - Vitória=Terceira Fase / Derrota=13.o lugar:
1.a: Lakey Peterson (EUA) x Alana Blanchard (HAV)
2.a: Coco Ho (HAV) x Malia Manuel (HAV)
3.a: Sally Fitzgibbons (AUS) x Keely Andrew (AUS)
4.a: Courtney Conlogue (EUA) x Johanne Defay (FRA)
5.a: Stephanie Gilmore (AUS) x Nikki Van Dijk (AUS)
6.a: Bianca Buitendag (AFR) x Laura Enever (AUS)