Medina e Mineirinho fazem suas apostas para a etapa final do Oi SuperSurf 2015

O campeão mundial Gabriel Medina foi cauteloso em eleger favoritos ao título e Adriano de Souza elogiou o nível das disputas no retorno da competição ao Circuito Brasileiro.

01/Out/2015 - João Carvalho - Saquarema - Rio de Janeiro - Brasil

PREVISÃO SAQUAREMA

Quando o relógio marcar 8 horas da manhã na quarta-feira do dia 7 de outubro, será dada a largada na grande final do Oi SuperSurf 2015 na Praia de Itaúna, em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Para a alegria dos amantes do esporte das ondas, o evento que promoveu o circuito nacional mais rico do mundo entre 2000 e 2009, voltou a ser realizado após um hiato de 5 anos. Surfistas que hoje brilham no cenário internacional disputaram etapas do SuperSurf na época, como o atual campeão mundial Gabriel Medina e o vice-líder no ranking da World Surf League esse ano, Adriano de Souza, que falaram sobre a volta da competição ao circuito da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP).

"Eu tenho acompanhado o Oi SuperSurf e a disputa está pegando fogo", disse Gabriel Medina. "Estou ansioso para ver quem será o campeão da última etapa. Tenho vários amigos disputando o evento, então quero desejar boa sorte a todos e que vença o melhor".

Os brasileiros da elite mundial ficam ligados nas transmissões do Oi SuperSurf pelowww.oisupersurf.com.br durante as etapas da World Surf League pelo mundo. Na semana que vem, eles estarão na Europa para a disputa da etapa francesa do WCT (World Championship Tour), mas de olhos ligados no desempenho dos surfistas na Praia de Itaúna, conhecida como o Maracanã do surf pela potência das suas ondas de classe internacional, apontadas por muitos como uma das melhores do Brasil. Em Saquarema será definido o campeão das quatro etapas do Oi SuperSurf em mais uma batalha decisiva pelo título brasileiro da temporada 2015. 

Mineirinho tem acompanhado o Oi SuperSurf desde o seu início na Praia de Maresias, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo. A primeira vitória foi conquistada pelo paulista Flavio Nakagima, sobre o cearense Charlie Brown. Depois, o catarinense Tomas Hermes venceu a segunda final do ano contra o paranaense Jihad Khodr na Praia Grande de Ubatuba e o baiano Bino Lopes derrotou o experiente carioca Leonardo Neves na Praia da Joaquina, em Florianópolis. Com a vitória, Bino passou a liderar o ranking das três etapas do Oi SuperSurf e Nakagima está na frente da corrida do título brasileiro, seguido de perto por Bino Lopes, o capixaba Krystian Kymerson e o paranaense Jihad Khodr. 

"Está sendo muito legal poder acompanhar o Oi SuperSurf, mesmo de longe", disse Adriano de Souza. "É demais ver o SuperSurf novamente e com um nível de surfe muito alto. Esse é um dos mais empolgantes SuperSurf que eu já vi. E sobre a briga pelo título brasileiro, fica difícil torcer para alguém especificamente, pois todos são meus amigos. Os quatro primeiros são amigos extremamente próximos. Então prefiro desejar boa sorte a todos eles e espero que o campeão se formalize da melhor forma possível, vencendo seus confrontos e com show de surfe".

Mineirinho liderou o ranking da World Surf League até a etapa passada nos Estados Unidos e vai tentar retomar a ponta na França, na mesma semana do Oi SuperSurf de Saquarema. Ele preferiu não escolher um favorito ao título brasileiro deste ano, que só deve ser conhecido em dezembro, após a realização de todos os eventos da ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional). Mas, Adriano apontou dois surfistas como favoritos ao título da última etapa, que acontece de 7 a 11 de outubro na Praia de Itaúna.

"Na minha opinião, há dois atletas superfavoritos para essa última etapa. Um deles é o Raoni Monteiro, que vai estar surfando em casa. Ele passou o ano inteiro surfando as ondas de Saquarema, então vai estar bem empolgado pela grande oportunidade de se consagrar campeão de uma etapa na casa dele. O Leo Neves também é local do pico e tem muito conhecimento daquelas ondas. Bom, isso é favoritismo, o que não quer dizer que eles serão campeões. Principalmente porque os quatro primeiros do ranking estão com uma certa vantagem e com motivação extra para essa etapa de Saquarema. Vamos ver o que vai acontecer e quero muito ver show de surfe com a Praia de Itaúna lotada", finalizou Adriano de Souza.

As quatro etapas do Oi SuperSurf 2015 são patrocinadas pela Oi e pela marca Smolder de surfwear, com participação especial de Furnas e realização da Casa da Árvore com a Editora Rocky Mountain da Revista Hardcore e Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP). 

A OI E O ESPORTE - A Oi tem longo histórico de apoio ao esporte, com patrocínios a grandes eventos, equipes e atletas de diferentes modalidades, como basquete, judô, futebol, surfe e skate. A companhia tem grande expertise no apoio ao esporte, seja com patrocínio ou com prestação de serviços de telecomunicações em grandes competições realizadas no país. Entre os exemplos recentes, a Oi foi uma das patrocinadoras oficiais da Copa do Mundo no Brasil em 2014 e da Copa das Confederações em 2013. A companhia também apostou no basquete patrocinando o NBA Global Games Rio 2015 e o torneio NBA 3X, além de apoiar os Jogos Cariocas de Verão e o Oi Bowl Jam de skate. 

A Oi também patrocinou este ano o Oi Rio Pro, a etapa brasileira do Samsung Galaxy World Surf League Championship Tour (CT), e em julho fechou contrato de patrocínio com mais três surfistas brasileiros de destaque na WSL: Adriano de Souza, Filipe Toledo e Silvana Lima. Eles se juntam ao campeão mundial Gabriel Medina no time de surfistas patrocinados pela Oi.

TOP-20 DO RANKING BRASILEIRO DA ABRASP - 8 etapas:

1.o: Flavio Nakagima (SP) - 11.995 pontos

2.o: Bino Lopes (BA) - 11.550

3.o: Krystian Kymerson (ES) - 11.040

4.o: Jihad Kohdr (PR) - 10.710

5.o: Charlie Brown (CE) - 10.580

6.o: Tomas Hermes (SC) - 10.270

7.o: Thiago Guimarães (SP) - 10.200

8.o: Hizunomê Bettero (SP) - 10.052

9.o: Marco Fernandez (BA) - 10.010

10: Messias Felix (CE) - 9.720

11: Willian Cardoso (SC) - 9.615

12: Thiago Camarão (SP) - 9.330

13: Leonardo Neves (RJ) - 9.240

14: Ian Gouveia (PE) - 8.470

15: Alex Ribeiro (SP) - 8.390

16: Deivid Silva (SP) - 8.335

17: David do Carmo (SP) - 8.290

18: Saulo Junior (SP) - 7.915

19: Alan Jhones (RN) - 7.700

20: Alandreson Martins (BA) - 7.660

------mais 174 surfistas já pontuaram no ranking 2015