#iniciantes 
Niterói - Rio de Janeiro - Brasil

Matheus Rodrigues venceu a revanche contra Luca Nolasco na Segunda Etapa do Circuito ASN Nova Geraçã

João José Macedo

Altas ondinhas de meio metro elevaram o nível das disputas, e a cada campeonato a garotada demonstra uma grande evolução. Nem o tempo nublado no sábado desanimou os familiares e amigos.

Aconteceu no dia 2 de julho, no meio da praia de Itacoatiara, a Segunda Etapa do Circuito ASN Nova Geração de Surf 2011, apresentado pela Cervejaria Noi.

Altas ondinhas de meio metro elevaram o nível das disputas, e a cada campeonato a garotada demonstra uma grande evolução. Nem o tempo nublado no sábado desanimou os familiares e amigos, que comparecem em peso para incentivar o início da carreira desses futuros campeões.

A final da categoria Pré-petit foi formada por três surfistas, cada um representando uma cidade: Niterói, Saquarema e Arraial do Cabo. Por ainda serem muito pequenos, os atletas contam com o apoio dos pais dentro da água, fortalecendo os laços familiares. Kauai Pinheiro, de Arraial, venceu mais uma, disparando na liderança do ranking com 2000 pontos. Diego Templar, de Saquá, era o caçula entre os competidores, e a cada onda surfada provocava uma euforia em todos na areia. Repetiu a colocação da primeira etapa, ficando em segundo, e agora soma 1800 pontos. O niteroiense Ryan Borges, filho do shaper Rodrigo Borges, mostrou disposição nas direitas, mas terminou em terceiro, e com 1620 pontos ainda tem chances matemáticas pelo título do ano.

A Petit apresentou um equilíbrio entre os garotos e foi marcada por uma disputa de dois niteroienses contra dois saquaremenses. Melhor para os locais! Danilo de Souza, que já tem no currículo um título estadual, não participou da primeira etapa, mas nesta não deu chances aos seus concorrentes. Valentino Belga ficou na frente de seu principal rival pelo título do ano, mas repetiu a colocação da primeira etapa, ficando com mais um vice, somando 1800 pontos. Daniel Templar, que era considerado o favorito, desta vez teve que se contentar com o terceiro lugar, mas ainda está 10 pontos na frente de Valentino, somando 1810. Kauai Marinho completou esta final em quarto lugar, e com o terceiro na primeira etapa, soma 1539 pontos.

Na Infantil, categoria para surfistas com até 12 anos, o único visitante levou vantagem contra os três locais. Daniel Templar, de apenas 10 anos, não vacilou e venceu a segunda em duas etapas. Com 100% de aproveitamento deu um grande passo na corrida do título do ano. Valentino Belga evoluiu muito, é dedicado nos treinos, conta com bons patrocínios e tem treinador pessoal, mas neste ano já acumula 4 vices em duas categorias. Com 1800 pontos busca uma combinação de resultados na próxima e decisiva etapa para reverter a situação do ranking. Yago dos Santos e Luiz Felipe completaram a final em terceiro e quarto respectivamente.

A Iniciante, principal categoria do Circuito ASN Nova Geração, foi toda dominada pelos locais. Uma disputa particular entre Matheus Rodrigues e Luca Nolasco atraía a atenção de todos. Embalado pela vitória na Segunda Etapa do Estadual, Matheusinho mostrou maturidade na água dando o troco da primeira etapa em Luca, que desta vez ficou em segundo. Os dois estão empatados com 1900 pontos no ranking, e a batalha na última etapa promete grandes emoções. Pedro Henrique terminou em terceiro, e o pernambucano radicado em Niterói, Gabriel Sampaio, completou a decisão na quarta colocação.

Na entrega de prêmios o clima era de amizade e alegria entre todos os envolvidos, organizadores, patrocinadores, atletas e pais. Um dos mais felizes era o local de Piratininga, Yago dos Santos, de apenas 11 anos. Ele ilustrou o cartaz desta etapa, surfou com prancha emprestada, fez final na categoria Infantil, e de quebra ganhou uma prancha novinha das mãos do shaper Rodrigo Borges.

A terceira e última etapa do circuito da nova geração está marcada para acontecer no mês de setembro.

A Segunda Etapa do Circuito ASN Nova Geração 2011 tem patrocínio da Cervejaria Noi, e apoios da Lanchonete Compão, Hot Buttered, Cobra D’Água, Vibe, Pranchas Bou, TSN, Kaway, Hanga Bay, Hang Way, Bustle, Original Brasil, Código do Surf e Águas de Niterói.

Galerias | Mais Galerias