#wsl #competições #surf #tubarões 
Perth - Austrália Ocidental - Austrália

Margaret River Pro cancelado devido a atividade de tubarões

Sophie Goldschmidt - WSL

Hoje, a WSL tomou a difícil decisão de cancelar o restante do Margaret River Pro, como resultado de circunstâncias excepcionais em torno do evento desta temporada com tubarões e a segurança de nossos surfistas.

Esta decisão foi alcançada após muitas horas de consulta com uma variedade de partes interessadas e especialistas.

A WSL coloca o maior prêmio em segurança. Isso não pode ser apenas conversa e não pode ser comprometido. O surfe é um esporte que carrega várias formas de risco, e é único em que os animais selvagens habitam nosso ambiente de desempenho. Os tubarões são uma realidade ocasional das competições da WSL e do surfe em geral. Todos os associados ao nosso esporte sabem disso. Houve incidentes no passado - e é possível que haja incidentes no futuro - que não resultaram (e não resultarão) no cancelamento de um evento. No entanto, as circunstâncias atuais são muito incomuns e preocupantes, e decidimos que o risco elevado durante o Margaret River Pro desta temporada ultrapassou o limite para o que é aceitável.

No dia 16 de abril (hora local), ocorreram dois ataques de tubarões separados em Gracetown, a aproximadamente 6 km do local principal do evento, em Main Break. A presença de baleias encalhadas na área atraiu tubarões e contribuiu para a agressividade de seu comportamento, o que, segundo especialistas, aumentou a possibilidade de novos ataques. Essas descobertas resultaram em locais próximos sendo fechados para surfe e natação.

Estamos comprometidos em estar tão preparados quanto possível para o que a natureza nos proporciona. A WSL mantém infraestruturas e protocolos de segurança, monitoramento e suporte fortes e em constante aprimoramento, e normalmente teríamos um alto grau de confiança em nossa capacidade de proteger nossos atletas. No entanto, o limite foi ultrapassado para a organização, e se decidíssemos continuar o evento nas circunstâncias atuais, e algo terrível acontecesse, nunca nos perdoaríamos.

Estamos dolorosamente conscientes de que esta decisão terá ramificações comerciais para a comunidade local e desapontará alguns de nossos parceiros, fãs e atletas. Nós sinceramente lamentamos isso. Nossa estrutura competitiva permite a distribuição de pontos em caso de cancelamento. No entanto, não estamos desistindo de completar a competição masculina e feminina neste ano, e vamos comunicar nossos pensamentos sobre isso quando soubermos mais.

Margaret River é um local especial, com parceiros incríveis. Produziu muitos momentos memoráveis ​​ao longo dos anos e, no momento, não temos planos de não voltar no futuro. Agradecemos que nem todos concordem com esta decisão, mas esperamos que eles a respeitem. A segurança dos atletas será sempre a nossa prioridade absoluta e agradecemos à comunidade local, aos nossos parceiros e aos nossos surfistas por apoiarem a decisão.

Galerias | Mais Galerias