#eventos #competições #estadual #associações #atletas #profissional #surf #notícias 
Fortaleza - Ceará - Brasil

MARESIA Ondas do Futuro

George Noronha

Tudo pronto para a 3ª Etapa do Circuito Cearense de Surfe 2021 válido como BRASILEIRO PRO E SURFE ADAPTADO, DA ABRAS

CIRCUITO EM HOMENAGEM À SILVANA LIMA

Entre os dias 04 e 07 de novembro todas as gerações do surfe cearense têm um encontro marcado no “MARESIA ONDAS DO FUTURO”, terceira etapa do Circuito Cearense de Surfe 2021, válido também pelo Brasileiro de Surf Profissional e Brasileiro de Surf Adaptado, da Abrasp. O local das disputas será a Junco Escola de Surfe, na famosa Praia do Futuro, localizada próxima a Praça D. Helder Câmara.

PROFISSIONAIS

Com a ausência dos potiguares Mateus Sena, líder isolado do Circuito com duas vitórias em duas etapas e Israel Júnior, vice-líder do ranking, a expectativa é de domínio cearense na principal categoria da competição, a Profissional.

Um dos poucos que podem assumir a ponta do ranking é justamente o local da Praia do Futuro, Glauciano Rodrigues. Atual terceiro colocado no Ranking e detentor de um surfe que combina muita potência tanto em manobras de borda, como nas progressivas, Glauciano contabiliza 1.130 pontos em duas etapas e somente uma vitória conseguirá alçá-lo à liderança do ranking. Além dele, apenas os atletas Charlie Brown (1.120 pontos) e Diego Mendes (1.110 pontos), quarto e quinto colocados no Ranking, respectivamente, podem assumir a ponta do Circuito.

Então, como podemos observar, tomar a liderança do Circuito Cearense das mãos de Mateus Sena-RN não será uma missão das mais fáceis já que apenas a vitória interessa ao trio cearense. Lembrando que Israel Júnior-RN, teoricamente o primeiro dentre os postulantes diretos à vaga de novo líder, por ser o atual segundo do Ranking, também não irá participar da terceira etapa. Ambos os potiguares (dentre muitos outros atletas) estarão participando das etapas da Divisão de Acesso ao Circuito Mundial, WQS, realizadas no Brasil.

Com tantas variáveis influenciando o certame cearense de surfe 2021 vale à pena ficar atento a todas as emoções dessa etapa para ver como ficará o Ranking da categoria Profissional do Circuito Cearense de Surfe 2021, ao final do evento.

Segundo o Presidente da Federação de Surfe do Estado do Ceará, Amélio Júnior, essa etapa será decisiva e quem se sair bem pode sair na frente para a reta final do certame:

“Mais uma vez estamos muito empolgados com a realização de mais uma etapa do Circuito Cearense de Surfe (a terceira) em um ano tão difícil para todos. O feedback dos atletas mais uma vez foi claro, com inscrições encerrando nas primeiras 72h após o início. Sem falar na alegria de ver um grande talento como o Mateus Sena, além de muitos outros, estarem utilizando o Circuito Cearense como um treino de luxo para os grandes desafios que irã enfrentar. É como ver a história se repetindo, como aconteceu com o Italo (Ferreira)... Esperamos que o Circuito Cearense continue sendo trampolim para muitos atletas brilharem pelo mundo”, declarou emocionado o dirigente.

AMADORES

Entre os amadores a situação se encontra um pouco mais equilibrada com apenas 359 pontos separando o líder Eugênio Alves, do 5º colocado, o que de antemão, já é uma garantia de grandes emoções e disputas eletrizantes pela liderança do ranking.

Na Sub 18 o equilíbrio é ainda maior, já que dois atletas dividem a ponta do circuito na primeira colocação. São eles Raoni Rocha-CE e Kauã Hanson-PB. E apenas 263 pontos separam os líderes do quarto colocado. Essa será mais uma categoria onde a disputa pela liderança do circuito se dará desde as primeiras baterias do evento.

Entre as mulheres que disputam a categoria Open a grande pergunta é: Quem será capaz de segurar a líder absoluta do Ranking, Ariane Gomes, em sua caminhada em busca de mais um título estadual? Com duas vitórias em duas etapas a surfista da Praia da Iparana vem consolidando uma grande fase que já dura mais de um ano, e é o nome a ser batido.

Já na Sub 18 Feminino a paraibana Ana Luiza é o grande destaque do Circuito até agora, somando duas vitórias em duas etapas.

Você pode conferir o Ranking Completo Atualizado após 2 Etapas de todas as categorias do Circuito Cearense de Surfe 2021 através do link:

https://surfbyte.com.br/eventos/2021/CE2102/

CATEGORIAS

As categorias em disputa na 3ª Etapa do Circuito Cearense de Surfe 2021 são: Sub 08, Sub 10, Sub 12, Sub 14, Sub 16, Sub 18 Masculino, Sub 18 Feminino, Open Masculino (sem limite de idade), Open Feminino (sem limite de idade), Profissional (sem limite de idade), Master (a partir de 35 anos), Kahuna (a partir de 45 anos), Legend (a partir de 55 anos), Longboard Open Masculino (sem limite de idade), Longboard Master (a partir de 35 anos), Longboard Open Feminino (sem limite de idade) e Surf Adaptado Categorias: Open e Cadeirante.

PREMIAÇÃO

A premiação do MARESIA Ondas do Futuro será composta de R$ 10.000 (dez mil reais) em dinheiro, distribuídos entre os 16 melhores atletas da competição, de acordo com o Livro de Regras da Federação de Surfe do Estado do Ceará, na categoria Profissional.

Entre os amadores, incluindo as categorias do Surfe Adaptado, a premiação será composta de 17 Blocos Teccel + 68 Kits MARESIA + 68 Troféus.

VAGAS OFERTADAS:

SUB 08..........08;

SUB 10..........08;

SUB 12..........16;

SUB 14..........16;

SUB 16..........16;

SUB 18..........16;

OPEN............32;

MASTER........24;

KAHUNA........16;

LEGEND..........08;

LONG MASC....16;

LONG MASTER..08;

LONG FEM.......08;

FEM JR.............08;

FEM OPEN.......16;

ADAP OPEN......08;

CADEIRANTE.....08;

            PROFISSIONAL......48;

INCRIÇÕES ENCERRADAS

TRANSMISSÃO AO VIVO

Você pode conferir todas as emoções do MARESIA Ondas do Futuro na nossa Transmissão Ao Vivo pela internet através dos links: https://surfbyte.com.br/aovivo ou do www.maresia.com.br .

CALENDÁRIO DO CIRCUITO CEARENSE DE SURFE 2021

ETAPA 1 - 16 a 19 / Set / Taiba / Sga (CONCLUÍDA)

ETAPA 2 - 22 a 24 / Out / Iguape/ Aquiraz (CONCLUÍDA)

ETAPA 3 -04 a 07 / Nov / PF / Fortaleza (CONFIRMADA)

ETAPA 4 -19 a 21 / Nov / Caponga / Cascavel

ETAPA 5 - 03 a 05 / Dez / Ronco do Mar / Paracuru

 Maiores Informações.

Top 16 Promoções (85 999868538)

Fed. de Surf do Estado do Ceará (85 988538538)

amelio.junior@uol.com.br

www.maresia.com.br

O MARESIA Ondas do Futuro conta com os Patrocínios de MARESIA, Governo do Estado (SEJUV) e Prefeitura de Fortaleza (SECEL). Apoio: D’Cofibras, Infolink, Revista Beach Show, Consultório do Açaí, Junco Escola de Surfe e ABRASP. Realização: Federação de Surf do Estado do Ceará, Auêra-Auára Produções e Top 16 Promoções.

RANKING PROFISSIONAL TOP 8 ATUALIZADO APÓS 2 ETAPAS

Pro  

 

 

Etapa 01

Etapa 02

Etapa 03

Soma

                       

Col

Competidor 

UF 

Pos 

Pts 

Pos 

Pts 

Pos 

Pts 

 

                       

Mateus Sena- 

RN 

1000 

1000 

 

2000 

                       

Israel Junior- 

RN 

860 

730 

 

1590 

                       

Glauciano Rodrigues- 

CE 

730 

17 

400 

 

1130 

                       

Charlie Brown- 

CE 

670 

13 

450 

 

1120 

                       

Diego Mendes- 

CE 

500 

610 

 

1110 

                       

Kaua Hanson- 

PB 

555 

17 

400 

 

955 

                       

Alexandre Camargo- 

CE 

17 

400 

555 

 

955 

                       

Itim Silva- 

CE 

500 

13 

450 

 

950 

                       

Dunga Neto- 

CE 

13 

450 

500 

 

950 

                       

Arthur Alves- 

RN 

500 

13 

450 

 

950 

                       

Sobre o Circuito Cearense de Surfe

Há 32 anos, mais precisamente em 1989, nascia o Circuito Cearense de Surfe, certame que ao longo de três décadas revelou talentos e serviu de base para grandes eventos que trouxeram para o Ceará alguns dos maiores astros do surf brasileiro e mundial.

Muitos atletas que integram ou já integraram o WCT, a Elite do Surfe Mundial, tiveram importante passagem pelo circuito cearense como os potiguares Jadson André e o medalhista de ouro olímpico, Italo Ferreira, que tiveram no Circuito Cearense um importante degrau na conquista do sucesso profissional. Gabriel Medina, Filipe Toledo e Adriano de Souza Mineirinho também estiveram no Ceará em eventos nacionais criados a partir da credibilidade construída ao longo dos anos pelo Circuito Cearense de Surf, tido como um dos mais competitivos do Brasil.

E foi essa reconhecida competitividade que possibilitou o surgimento de grandes nomes do surfe como Fábio Silva (Campeão Mundial ISA), Tita Tavares (Campeã Mundial WQS), Pablo Paulino (Bicampeão Mundial Pro Junior) e, mais recentemente, Silvana Lima, nossa representante olímpica, dentre muitos outros, que contribuíram para colocar o Ceará em um dos lugares de maior destaque no cenário esportivo nacional.

Segundo o Presidente da Federação de Surf do Estado do Ceará, Amélio Júnior, o Circuito Cearense de Surf é o mais antigo certame estadual da modalidade, em todo o território nacional, e que nunca foi interrompido, sendo esta a 33ª edição da competição.

Galerias | Mais Galerias