#pranchas #equipamentos #surf 
Brasil

Marcio Farney testa prancha feita de madeira

Marcos Farney

Ontem eu tive a honra de fazer uma visita na fábrica AUKANAII de pranchas Alaia. Pranchas usadas pelos polinésios que foram os primeiros a praticar o surf

Alaia é o nome havaiano que designa as primeiras pranchas utilizadas pelos antigos moradores do paradisíaco arquipélago. Naquela época, o esporte era praticado sobre tábuas de madeira e nada mais. Atualmente, temos réplicas que se aproximam bastante do que era um dos maiores passatempos da época dos reis havaianos.

Uma prancha de madeira sem qualquer material que prejudique ao meio ambiente, a ideia é voltar no tempo e fazer pranchas que não agridem a natureza. Não tem nenhum produto petroquímico no processo. Depois de um tempo, se você não 'selar' a alaia com óleo de linhaça, ele começa a dar fungo. Você sente que a prancha é viva. E o cheiro é uma das coisas mais legais. A gente brinca que dá para pegar a serragem que sobra, colocar num saquinho e espalhar pela casa como sachê.

Estou na espera da minha que já está sendo feita, testei uma e fiquei muito feliz de consegui surfar em uma prancha sem quilha, cordinha e de madeira é uma sensação incrível, é como voltar no tempo e ver a Historia do surf desde o começo e sentir o que eles sentiam lá no passado.

Assim que eu consegui fazer umas imagens vou postar para a galera poder curtir e até mesmo experimentar o surf que os grandes reis praticavam.

Aloha à galera da Aukanaii.

Galerias | Mais Galerias