#atletas #big surf #tow-in #surf #ondas grandes #ondas extremas #notícias #viagens 
Nazaré - Leiria - Portugal

MARCELO LUNA BOTA PARA BAIXO EM NAZARÉ

Equipe Surfguru

Primeiro swell de Norte da temporada 21/22 foi movimentado e o big rider brasileiro foi presenteado com a bomba do dia.

O primeiro swel de Norte da temporada foi bem aproveitado em Nazaré! A ondulação que chegou no início da semana na costa portuguesa não era tão grande quanto outras que já registramos, mas mesmo assim a galera que estava na praia de Nazaré conseguiu fazer a cabeça e registrar altas imagens durante o dia. Será que foi uma boa abertura para a temporada de outono/ inverno das maiores ondas do mundo?

Marcelo Luna, experiente big rider brasileiro, estava lá para conferir e nos contou um pouco como foi o dia. Além dele, havia outros nomes do surf nacional se jogando nas ondas de Nazaré: os irmão Wiggoly e Wesley Dantas, e o campeão olímpico e mundial Ítalo Ferreira. Durante a manhã, com as condições bem limpas e com ondas com um tamanho mais "tranquilo", Marcelo ficou apenas piltoando seu jet ski e dando suporte para os surfistas. 

Como sabia que à tarde as ondas ganhariam força, o atleta preferiu não se desgastar e se preservar para poder aproveitar as condições mais pesadas do dia. Não deu outra: mesmo com vento e com as ondas mais balançadas, o surfista ainda conseguiu achar o diamante do dia e ainda contou com a disposição de cinegrafistas e fotógrafos para ter altas imagens. 

É importante ressaltar o comportamento do surfista em esperar e se garantir as condições mais difíceis do dia, o que só é possível após muito treino e dedicação a uma onda. Outro fator que chamou a nossa atenção foi o fato do swell não ter sido tão esperado quanto outros. Mesmo com um tamanho um pouco menor do que estamos acostumados, as condições estavam bem alinhadas para gerar um show de imagens.

Condiçoes do dia

As condições no dia não eram tão grande, as ondas estavam com 5,2m e 14 segundos de período, o que não é muito alto para as condições clássicas do pico. Também podemos ver como o swell sibiu rapidamente e atingiu o pico na parte da tarde, quando a onda do Mardelo Luna foi gravada.

grafico de altura das ondas para nazare

Gráfico de altura das ondas para Nazaré, Portugal

grafico de energia e potencia

Gráfico de energia para Nazaré, Portugal

Pelo gráfico de energia também é perceptível ver que o mar estava com muita força e que foi na parte da tarde quando o swell atingiu o pico de energia e potência. Em condições extremas é muito importante estar ligado nessas diferenças para se planejar para atingir aquele objetivo que você definiu. Poderia ser fazer o surf mais seguro nas condições mais limpas, mas também pode ser o que o Marcelo fez: esperar as condições mais difíceis e ir em busca da maior do dia. 

O gráfico de vento também mostra como o vento de norte, que entra de lado, apertou à tarde, deixando as condições ainda mais difíceis. Isso só reforça a importância do treino e confiança do atleta para poder perfomar dessa forma em ondas gigantes!

grafico de vento para nazaréGráfico de vento para Nazaré, Portugal

Galerias | Mais Galerias