#viagens #política 
Maldivas

Maldivas Reabrindo os Picos Novamente?

Tomasz Fichtel - Line Up Explorers

As últimas informações são de que que os picos de Lohi, Pasta Point, Sultons e Honkys estão abertos novamente

No início deste ano, os arrendatários da Lohifushi Island, onde o Resort Adaaran 'Select' Hudhuranfushi fica, receberam a concessão do uso privado da área dos arrecifes, que inclui a esquerda de Lohi. Era parte de um plano de gestão de surfistas criado pelo governo das Maldivas.

Isso significa que, se você não se hospedar no resort, então você não poderia ir de barco e surfar lá. E nem todo mundo estava feliz com isso.

Conforme se aproxima a estação de surf das Maldivas, o seguinte comunicado de imprensa foi publicado pela empresa 'Line Up Explorers' (LUEX):

Privatização dos picos de surf das Maldivas derrubada?

O Ministério do Turismo das Maldivas fez uma grande alteração ao regulamento dos limite dos resorts e excluiu todos os picos de surf e de mergulho "populares" da fronteira do resort. Isso significa que, os resorts de surf já não podem proibir o acesso aos picos de surf dentro de seu limite para qualquer surfista. Basicamente, com esta alteração, todos os picos, incluindo Lohi, as direitas de Kandooma, Pasta Point, sultons e Honky, estão livres para serem surfadas de novo!

O Chayaa Dhonveli Resort (Pasta Point) já foi um pico exclusivo durante muitos anos. E a partir de 2014 o Hudhuranfushi Resort (Lohi), Holiday Inn Kandooma (direitas de Kandooma) e a Ilha Thanburudhoo recentemente privatizada (Sultans e Honkys) adotaram o mesmo conceito e fizeram os seus picos de surf privados.

As novas regras de limite agora apresentam grandes mudanças e que será difícil para eles explicarem essas alterações aos seus clientes, que geralmente pagam um preço elevado para tal exclusividade. Compreensivelmente, existe agora um monte de confusão.

O LUEX investigou o comunicado de imprensa do governo com mais detalhes e perguntou quando as novas regras vão começar a ser aplicadas, uma vez que ainda não está claro quando a nova regra será implementada. O comunicado de imprensa afirma que o Ministério do Turismo, ainda tem que publicar uma lista completa de todos os picos "populares" de surf e mergulho e ainda tem que definir um plano de gestão para os picos. A tradução da última parte do aviso é:

2.8 . " cláusula deste regulamento 3 e 4, que determina limites de resorts e marinas é feita sem os picos de mergulho e surfe pelo Ministério do Turismo. Uma lista de picos de mergulho e de surf serão anunciadas publicamente pelo Ministério. E uma política de uso será publicada pelo ministério".

Por enquanto não se sabe se essa lei será eficaz, quando ela vai ser implementada e que picos serão afetados. Esperamos ter respostas claras e picos de surf livres nas Maldivas em breve.

Galerias | Mais Galerias