Mais cabeças de chave estreiam no masculino, enquanto nordestinas dominam no feminino na Taça Brasil 10.000 Taíba
Michel Roque empolga a torcida local. Amando Tenório e Analu Silva levam o prêmio Mormaii Somatório pelas melhores performances do dia.
21/Fev/2025 - Lufi Rebel / Assessoria de Imprensa da CBSurf - São Gonçalo do Amarante - Ceará - BrasilSão Gonçalo do Amarante, CE – 20 de fevereiro de 2025 – O quarto dia de competições no Taça Brasil 10.000 Taíba 2025 foi marcado pela estreia de mais grandes nomes do surfe brasileiro, incluindo Peterson Crisanto, Michael Rodrigues e Alex Ribeiro, todos ex-integrantes do WCT, a elite do surfe mundial. Peterson Crisanto foi um dos destaques do dia, registrando o segundo maior somatório e avançando com tranquilidade.
No feminino, a segunda fase foi marcada pelo domínio das surfistas do Nordeste que garantiram oito das doze vagas para a próxima fase. Das seis baterias disputadas, quatro foram vencidas por atletas da região, reafirmando a competitividade do surfe feminino nordestino.
A etapa, apresentada pela Mormaii e patrocinada pela Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, distribui 250 mil reais em premiação total e garante 10.000 pontos aos campeões, um passo fundamental na corrida pelo acesso ao Dream Tour 2026.
A cearense Larissa dos Santos, atual campeã brasileira do Taça Brasil, venceu mais uma bateria. Foto: Francisco Chagas / CBSurf.
O mar seguiu com ótimas condições, ganhando força em relação ao dia anterior. Com séries chegando a 1,5 metro nos maiores momentos, os atletas encontraram ondas de qualidade para competir. As condições ficaram um pouco mais difíceis no período das baterias femininas, mas as atletas demonstraram competitividade e estratégia, garantindo disputas emocionantes.
Foram disputadas as 12 baterias restantes da 2ª fase do masculino e todas as 6 baterias da 2ª fase do feminino. Um período de raios e trovões forçou a paralisação temporária do evento pela manhã, alterando o cronograma e deixando o início da 3ª fase do masculino para o dia seguinte.
Veja aqui os resultados das baterias.
Amando Tenório explodiu tudo nas manobras de backside. Foto: Francisco Chagas / CBSurf.
AMANDO TENÓRIO MOSTRA O PODER DO POWER SURF
Se nos dias anteriores os destaques foram Weslley Dantas e Douglas Silva com suas manobras aéreas, desta vez Amando Tenório mostrou que grandes somatórios também se constroem com força e precisão na linha da onda.
O alagoano apostou no seu backside, aplicando batidas verticais e levantando muita água a cada ataque, o que garantiu 15.50 pontos, o maior somatório do dia. Sua melhor onda, um 8.50, foi a maior nota do evento no dia.
Amando impôs um ritmo forte logo nos primeiros minutos de bateria e deixou seus adversários em combinação, precisando de duas notas para superá-lo. Sua performance foi tão dominante que ele sequer foi ameaçado ao longo da disputa.
Com essa apresentação de gala, Amando conquistou a premiação Mormaii Somatório, levando um óculos de sol exclusivo da marca.
Após a vitória, o surfista comemorou o bom início de evento e relembrou sua forte conexão com a Praia da Taíba:
"Tô muito feliz de começar bem minha campanha aqui. Amo essa praia! Em 2020, fui campeão cearense aqui na Taíba, então tenho uma história especial com esse lugar. Sempre sou muito bem recebido pelos locais e pelos amigos. Minha prancha está funcionando muito bem. Meu shaper, Claudio Hennek, fez um equipamento que encaixa perfeitamente no meu surfe e venho tendo bons resultados com ela desde o ano passado. Quero agradecer também o meu técnico Diogo Leão e o meu preparador físico Cleitinho, que me ajudaram muito na pré-temporada, com muito treino em um período que tem poucas ondas onde moro."
Michel Roque deixou o melhor para o final, quando completou um belo aéreo. Foto: Francisco Chagas / CBSurf.
MICHEL ROQUE FAZ AS HONRAS DA CASA
O ídolo local Michel Roque fez a alegria da torcida cearense. Muito à vontade na água, Michel mostrou versatilidade e conhecimento da onda, utilizando um surfe completo para vencer sua bateria com tranquilidade.
Ao longo da disputa, ele conseguiu encaixar uma sequência de ondas de qualidade, utilizando diferentes abordagens. Primeiro, encontrou uma boa esquerda e abriu com uma batida forte de saída, seguida por manobras de transição, garantindo um 5.17. Depois, pegou uma direita e de backside executou um ataque vertical na junção, onde fez a famosa batida “meio-dia” ao apontar o bico da prancha pro céu, marcando 5.67. Para fechar a bateria com chave de ouro, mostrou que os aéreos também estão no pé, aplicando um aéreo rodando limpo e bem finalizado, que lhe rendeu 6.83 pontos, a maior nota da bateria.
Após a vitória, Michel levou os filhos ao palanque e destacou a felicidade de competir em casa:
"A estreia sempre dá um friozinho na barriga, mas entrei bem confiante. Usei minha prancha que já tenho há um ano e com a qual ganhei a primeira etapa do Taça Brasil no ano passado. Confio muito nela! Mesmo sem treinar com ela há um tempo, coloquei na água hoje de manhã e senti que estava no ponto. Tô ‘felizão’ aqui com a minha família, meus filhos, minha esposa, os meus amigos, a torcida, todo mundo comigo. Vamos que vamos. Bateria por bateria."
Michel Roque fez a festa da torcida local. Foto: Francisco Chagas / CBSurf.
ARIANE GOMES PROTAGONIZA VIRADA EMOCIONANTE
A cearense Ariane Gomes protagonizou um dos momentos mais emocionantes do dia ao virar sua bateria nos instantes finais, garantindo a vitória e levando a torcida cearense ao delírio.
A jovem surfista passou quase 15 minutos sem conseguir encontrar boas ondas, o que a deixou em último lugar durante praticamente toda a disputa. No entanto, no momento decisivo, encontrou uma boa direita e aplicou duas manobras fortes e bem encaixadas, finalizando a onda com uma comemoração cheia de emoção.
Após a buzina final, a expectativa tomou conta da areia, enquanto Ariane aguardava ansiosamente o anúncio da nota. Quando veio o 6.67, a maior nota do dia no feminino, a vibração foi total. Com essa pontuação, ela saltou da última para a primeira colocação, deixando a carioca Aysha Ratto em segundo.
Para completar a festa da torcida cearense, Anaelya de Lima, que também esperava uma nota na areia, virou para segundo lugar e garantiu uma dobradinha cearense na classificação.
Após a bateria, Ariane comemorou muito e dedicou a vitória à sua família, especialmente à mãe, que torcia de casa:
"Tô muito feliz de ter passado mais uma fase! No início, fiquei muito tempo esperando, passei quase 15 minutos sem pegar onda. Mas, graças a Deus, consegui uma especial no finalzinho e fiz 6.67 pontos, o suficiente para virar para o primeiro lugar. Também troquei a quilha antes da bateria, estava sofrendo com uma muito pequena, agora usei uma um pouco maior e funcionou bem. Quero mandar um beijo para minha mãe que está em casa torcendo por mim, também para toda minha família e quem me ajuda."
Analu Silva segue evoluindo com autenticidade dentro e fora d’água. Foto: Francisco Chagas / CBSurf.
ANALU SILVA DESPONTA COMO UMA FORTE COMPETIDORA DA ETAPA
A paraibana Analu Silva, de apenas 18 anos, segue chamando atenção no cenário do surfe brasileiro. Conhecida por seu estilo autêntico e radical, ela apareceu no circuito há poucos anos como um diamante bruto a ser lapidado e, desde então, vem apresentando uma das evoluções mais interessantes de se acompanhar nos campeonatos da CBSurf.
Hoje, na Praia da Taíba, Analu mostrou que seu trabalho de aprimoramento técnico segue dando resultado. Desde o início da bateria, foi apontada pelo comentarista Marcelo Andrade, da transmissão ao vivo, como uma forte candidata ao prêmio Mormaii Somatório, que premia os surfistas com os melhores somatórios do dia. E ela confirmou as expectativas.
Logo no começo, cravou 6.10 pontos, a segunda maior nota do dia no feminino, com um combo bem executado de backside, um dos pontos em que mais tem evoluído. Depois, encontrou uma onda maior e aproveitou a seção crítica para um snap-back preciso na junção, garantindo 5.00 pontos e fechando seu somatório em 11.10 pontos, o maior do dia entre as mulheres.
Com essa performance, Analu levou para casa os óculos da Mormaii, premiação dada aos melhores do dia. Após a bateria, a jovem surfista, que também vem trabalhando para perder a timidez com as câmeras, comemorou o resultado, mas, com toda sua espontaneidade, revelou que ficou envergonhada ao receber o prêmio:
"Essa bateria foi irada! Peguei duas boas ondas e consegui me destacar. Eu era uma surfista que não confiava muito no meu backside, mas comecei a treinar e hoje fiz a melhor nota do feminino no evento. Estou muito feliz, ainda mais porque levei um óculos da Mormaii como premiação! O evento está incrível, e vamos meter marcha que amanhã tem mais, avançando bateria por bateria até chegar à final e, quem sabe, conquistar o título.”
John Muller é um dos classificados para a 3ª fase que começa nesta sexta-feira (20 de fevereiro). Foto: Francisco Chagas / CBSurf.
AMANHÃ: NOVAS FASES E PROMESSA DE ALTAS ONDAS
A chamada será feita às 07h30, com início previsto para às 08h00.
Programação prevista:
- 3ª fase do masculino – 12 baterias de 4 atletas.
- 3ª fase do feminino – 4 baterias de 3 atletas.
- 4ª fase do masculino – 8 baterias de 3 atletas.
O mar deve perder um pouco de intensidade, mas a formação continuará boa, com cerca de 1 metro bem servido.
Sobre as condições do mar, Michel Roque, local da Taíba, comentou:
"A Taíba já vem contando com altas ondas há cerca de 10 dias. Felizmente, a escolha da janela foi perfeita, garantindo ótimas ondas para os atletas. Lá dentro, dá para sentir a força do mar e perceber que as condições estão realmente boas. A Taíba está mostrando todo o seu potencial, e, se Deus quiser, as ondas vão continuar assim até o final do evento."
A expectativa é de mais um grande dia de competição!
As cearenses pretendem continuar comemorando muitas vitórias no seu estado. Foto: Francisco Chagas / CBSurf.
TRANSMISSÃO E APOIO
Taça Brasil 10.000 Taíba 2025 – Apresentado por Mormaii
- Data: 17 a 23 de fevereiro
- Local: Praia da Taíba, São Gonçalo do Amarante (CE)
- Premiação: R$ 250 mil
- Pontuação: 10 mil pontos no ranking
A etapa, apresentada por Mormaii, conta com o patrocínio da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, sob a liderança do prefeito Marcelo Teles em trabalho conjunto ao secretário de Esporte e Juventude Muller Rodrigues. O evento também tem o apoio da Secretaria do Esporte e Juventude do Estado do Ceará, comandada pelo secretário Rogério Pinheiro. A colaboração entre as esferas municipal e estadual tem sido fundamental para a promoção e o desenvolvimento do surfe na região.
A CBSurf, em parceria com a Federação de Surf do Estado do Ceará e o Instituto Brasil Sem Fronteiras (IBESF), está comprometida em oferecer uma competição de alto nível, garantindo toda a infraestrutura necessária para atletas e público. A etapa está sendo transmitida ao vivo pelo canal CBSurfPLAY e no site oficial da CBSurf, com também cobertura pelo perfil @cbsurfoficial no Instagram, permitindo que os fãs do surfe acompanhem cada detalhe das disputas.
Apresentação: Mormaii
Patrocínio: Prefeitura de São Gonçalo do Amarante
Realização: Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) em parceria com a Federação de Surf do Estado do Ceará e Instituto Brasil Sem Fronteiras (IBESF).
Apoio: Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesportece), FuWax, Surfland Brasil, Pousada Doromari, Layback, Monster Energy, Mahalo Poke, Giga+ Fibra e Sunset Beach Hotel.