#previsão #análise #surfguru #surf #stand up paddle #bodyboarding #bodysurf #boletim das ondas 
Brasil

Maio ainda não acabou e mais um swell que o #SurfguruAvisou

Equipe Surfguru

Terceira ondulação potente em 15 dias promete agitar o fim de Maio e início de Junho

O Atlântico Sul está bombando essa semana, tem rolado onda em todos os picos que recebem bem as ondulações que vão subindo de Sul: África do Sul, Indonésia, Austrália, do Chile ao México e, felizmente, no Brasil também.

mapa de altura das ondas surfguru

Mapa de altura das ondas no Mundo dia 28/05/2021 Fonte:Surfguru

mapa de periodo das ondassurfguru

Mapa de período das ondas no Mundo dia 29/05/2021 Fonte:Surfguru

Logo atrás dessa ondulação que quebrou essa semana e nós avisamos aqui, já tem uma outra de sul-sudoeste se formando e promete chegar ao litoral gaúcho a partir da metade de sábado (29/05). Não será uma ondulação muito grande, mas temos boas expectativas para as praias que recebem bem as ondulações dessa direção. 

A tendência é que os picos que funcionaram essa semana também funcionem com essa nova ondulação, então vamos à análise.

A ondulação se formará devido a uma zona de baixa pressão bem mais ao Sul do que a última e não será tão grande. Mesmo assim,devido a existência de uma grande área de baixa pressão no Atlântico Sul, essa zona que formará a pista de vento dessa nova ondulação terá um "reforço" e gerará ondas com um bom tamanho mesmo sem formar uma tempestade tão intensa próximo a costa brasileira.

mapa barometrico atlantico sul 29/05  mapa de vento atlantico sul 29/05

Mapa barométrico e de vento para o Atlântico Sul no dia 29/05/21

Pelo mapa de vento podemos ver que a pista de vento é muito extensa e parte desde o sul da Patagônia argentina com ventos bem potentes. 

Com essas condições, podemos ver pelo mapa a diferença entre sexta e sábado no oceano: sexta a área formadora de ondulações no oceano está afastada da costa, já no sábado, a área em vermelho é bem mais extensa e próxima a costa do continente.

mapa de altura das ondas al sul 28/05  mapa de altura das ondas atl sul

Mapa de formação de altura das ondas no dia 28/05 em comparação com o dia 29/05

Com isso, a expectativa é de ondas com bom tamanho e formação se propaguem na direção sul-sudoeste.

mapa de período das ondas 29/05

Mapa de período das ondas para o Atlântico Sul no dia 29/05

Agora vamos para a análise dos estados:

Rio Grande do Sul

A partir de sábado à tarde (29/05), a nova ondulação começa a chegar no litoral gaúcho. Os gráficos indicam que as vagas de sul com 7 segundos sobem de tamanho rapidamente a partir da metade do dia. Durante o dia de domingo (30/05), o período da ondulação sobe para 11 segundos e ela se torna um swell de sul com 2,4m e descendo ao longo do dia.

Na segunda (31/05), o mar estabiliza com ondas em torno de 2m com período de 13 segundos vindos de sul. Nesse dia um outro swell de leste-nordeste começa a chegar na costa e pode deixar um o mar um pouco balançado. Já na terça (01/06) o mar diminui para 1,1m com 11 segundos ainda de período. 

Sábado e domingo o vento predominante será de sudoeste intenso ao longo de todo o dia, então o ideal é procurar picos que recebem bem esse vento. Já na segunda e na terça o vento diminui de intensidade e rodam mais ao longo do dia. De manhã vem de oeste e roda para sul à tarde nos dois dias, mas sem ficar muito forte.

mapa espectral e de periodo para sangró-la

Mapa de período e espectral para Xangri-Lá-RS dia 31/05

Santa Catarina

Já em Santa Catarina a ondulação de sul só chega no domingo (30/05) ao longo do dia. Nosso gráfico também indica que durante o domingo a ondulação será composta predominantemente por vagas de sul que podem chegar aos 2,1m e 10 segundos de período antes de começar a descer. Na segunda (31/05), a ondulação começa a diminuir de tamanho, mas as vagas se tornarão swell pelo aumento do período da ondulação e ainda teremos boas condições de surf. No domingo, o vento virá de sul com forte intensidade ao longo de todo o dia e vira para um sudoeste

Na terça (01/06), a ondulação chega a atingir 14 segundos de período com 1,4m e perde força ao longo do dia. Já na quarta (02/06) o mar fica bem mais fraco, com ondas de 0,8m e seja mais difícil achar ondas ao longo da costa. O vento amanhece na terça de noroeste bem leve e vai entrar de terral em algumas praias. Já na quarta o vento fica um pouco mais forte, mas de manhã será noroeste novamente. Na parte da tarde ele vira para sudeste e pode atrapalhar ainda mais as fracas condições do dia.

grafico de altura das ondas em floripa

Gráfico de altura das ondas para Floripa-SC

grafico de vento para florida

Gráfico de vento para Floripa-SC

Paraná

No PR, a ondulação também só chega no domingo (30/05) e o mar sobe com vagas de sudeste com 10 segundos de período chegando a 1,8m. Já na segunda (31/05) a ondulação vira para sul-sudeste e começa a perder um pouco de intensidade, mas a mistura de ondulações mantém a altura das ondas em torno de 1,4m com 11 segundos de período. Infelizmente, no domingo os ventos de leste-sudeste/ sudeste intensos devem atrapalhar a formação das ondas ao longo do dia. Na segunda, a previsão indica um vento de sudoeste ainda mais intenso e a escolha do pico deverá ser mais pensada em função desse vento.

Na terça (01/06), o período da ondulação alcança 14 segundos mesmo com o tamanho da ondulação diminuindo e ainda pode salvar um surf, até porque os ventos prometem amenizar em relação ao dia anterior. Já na quarta (02/06), teremos condições bem fracas de pequenas de surf com um vento terral de noroeste pela parte da manhã.

mapa de período e espectral para Matinhos-PR dia 01/06

Mapa de período e espectral para Matinhos-PR dia 31/05

São Paulo

Chegando ao sudeste, a ondulação só começa a influenciar a costa de SP no fim de domingo (30/05) com o mar reagindo rápido. No início de segunda (31/05) o gráfico aponta que teremos 2,2m e 11 segundos de período vindos de sul. Em nenhum dos dois dias o vento deve ser o ideal rodando de oeste para sul e para leste ao longo dos dois dias, sem muita intensidade, que podem atrapalahr um pouco a formação das ondas.

Já na terça (01/06), o mar estabiliza com 2m e o período sobe para 14 segundos vindo de sul, dando um novo gás as ondas. Como o vento fica praticamente parado nesse dia, podemos esperar bons tubos  em Maresias. Na quarta (02/06), o mar diminui ao longo do dia, chegando a 1,2m com 11 segundos e ainda devemos ter boas condições de surf, ajudada pelo vento de noroeste de manhã e no fim do dia que podem ajudar os picos que recebem bem essa ondulação.

graficode altura das odnas ubatuba-sp

Gráfico de altura das ondas para Ubatuba-SP

grafico de vento apra ubatba - sp

Gráfico de vento para Ubatuba-SP

Rio de Janeiro

No RJ a ondulação só sobre mesmo na segunda (31/05), mas no domingo (30/05) ainda esperamos que tenham boas ondas com 1,5m antes do mar subir. No início da semana que vem a ondulação de chega de sul e atinge 2,5m com 11 segundos de período. Já na terça (02/06), ela desce um pouco para 2,2m mas o período sobe para 14 segundos de sul-sudoeste. Pela distância da pista de vento até o estado do RJ, a ondulação chega desacoplada do vento. Apenas na segunda de manhã a previsão indica um sudoeste moderado, mas no fim da tarde teremos vento terral durante boa parte do dia de terça feira também.

A partir de quarta (02/06) o mar começa a perder força mas ainda teremos boas condições de surf com 1,6m e 12 segundos de período vindos de sul-sudoeste. Na quinta (03/06) a ondulação perde ainda mais intensidade e chega a ficar com 1,2m com 11 segundos ainda de sul-sudoeste. Isso significa que ainda haverá boas condições para surf. Além disso, ao longo dos dois dias teremos um vento bem suave ao longo de todo dia, soprado ainda de nordeste de manhã, terral na maioria dos picos da cidade e da região dos lagos. Apenas na quinta a tarde deve entrar um vento sudoeste, junto com outra ondulação.

mapa espectral e de periodo para rio de janeiro

Mapa de período e espectral para o Rio de Janeiro-RJ dia 01/06

Espírito Santo

No ES, a ondulação de sul só chega mesmo a partir de segunda (31/05). Até lá, a tendência é que as vagas de nordeste com 7 segundos e cerca de 1,3m de altura predominem no oceano. A partir do início da semana, com a chegada do swell, o mar ganha força novamente e chegue aos 2m com 12 segundos de período no início do dia de terça-feira (01/06). Domingo e segunda o vento virá de norte/ nordeste com intensidade moderada a forte ao longo de todo o dia, então deve-se procurar os picos que recebem bem esse tipo de vento. Já para a terça, o vento roda completamente e entra de sudoeste forte de manhã e vai perdendo intensidade ao longo do dia.

Na quarta (02/06), a ondulação fica estabilizada em torno de 1,5m com 11-12 segundos de período, mas perdendo força ao longo de todo o dia. A boa notícia é que para quinta (03/06) há a previsão de vagas de nordeste encostarem e manterem boas condições de surf no estado. O vento na quarta amanhece fraco e aperta ao longo do dia de nordeste, já na quinta ele amanhece mais forte de norte e roda para um sudoeste mais fraco no fim do dia.

gráficos de altura das ondas guarapari`

Gráfico de altura das ondas para Guarapari-ES

grafico de vento para guarapari

Gráfico de vento para Guarapari-ES

Bahia

Infelizmente na Bahia a previsão não indica que receberá bem essa ondulação de sul, como podemos ver pelo mapa de período: o pulso passará por fora do litoral baiano. Com isso, teremos a presença apenas de vagas de leste ao longo da semana. Entre domingo (30/05) e quarta (02/06) o mar varia entre 1,1m e 1,5m com 7 segundos de período.

O vento será de sudeste quase todos os dias da semana, mas a boa notícia é que ele não deve ser tão intenso, ficando abaixo dos 10 nós. O destaque vai para a segunda (31/05) que terá um período da manhã soprando oeste-noroeste e pode ajudar na formação em alguns picos.

mapa de periodo e espectral para ba

Mapa de período e espectral para Salvador-BA para o dia 02/06

Sergipe

Em SE teremos um cenário parecido com a situação da Bahia, com a ondulação passando por fora do litoral e deixando apenas as vagas de leste-sudeste atuando ao longo da semana. Podemos ter condições de surf com ondas em torno de 1,5m e 8 segundos de período quase todos os dias. 

O vento também será de sudeste ao longo de toda a semana, abaixo dos 10 nós. Vale destacar que ele terão momentos em que ele soprará mais fraco, então procure as condições no seu pico para saber a hora certa da caída. 

grafico de altura das ondas para Aracaju-se

Gráfico de vento para Aracaju-SE

grafico de vento apra Aracaju-se

Gráfico de vento para Aracaju-SE

Alagoas

Já em AL, a ondulação de sul exercerá mais influência na costa e pode dar uma balançada no mar. Ao longo de toda a semana a ondulação predominante será de leste-sudeste, acima de 1,5m com 8 segundos de período. O vento também ajudará ao longo da semana, se mantendo bem ameno e soprando de noroeste pela manhã.

A ondulação de sul influenciará mais a partir do fim de quarta (02/06) e na quinta (03/06), quando o período e o tamanho da ondulação de sul sobem para 13 segundos e 0,9m. O problema é que na quinta a previsão indica um vento sudeste maral ao longo de todo o dia, portanto é necessário checar a previsão para saber qual o melhor pico e hora do surf.

mapa de periodo e espectral para maceio

Mapa de período e espectral para Maceió-AL para o dia 03/06

Pernambuco

O estado de PE terá condições semelhantes às condições de Alagoas e sofrerá uma leve influência do swell de sul no fim da semana, a partir de quarta (02/06). Até lá, a tendência é que o surf seja proporcionado pelas vagas de leste-sudeste com 1,8m e 8 segundos de período. O vento será um fato mais influente que no estado vizinho também, vindo de sudeste/ leste durante toda a semana.

Na quarta, o swell de sul começa a chegar e faz o mar ganhar um pouco de força, subindo para 2m de ondulação e 9 segundos de período e ficando assim na quinta (03/06). A má notícia fica por conta da intensificação dos ventos de sudeste na quinta-feira que podem atrapalhar um pouco mais o surf.

grafico de altura das ondas para recife

Gráfico de vento para Recife-PE

grafico de vento para recife

Gráfico de vento para Recife-PE

Sempre é bom lembrar que a previsão sofre alterações diariamente, então permaneça ligado no nosso site para checar qualquer mudança.

Para seguir acompanhando a evolução das ondulações, acesse surfguru.com.br e assine o SurfguruPRO para ter acesso à previsão de 15 dias e outros benefícios exclusivos.

Boa semana para todos e que você pegue altas ondas com a gente! 

Mahalo!


 

Galerias | Mais Galerias