Magno Pacheco sai na frente no Rip Curl Guarujaense de Surf
Atual ‘supercampeão’ do Circuito, o experiente Magno Pacheco saiu na frente na etapa inicial do Rip Curl Guarujaense de Surf 2014, encerrada neste domingo (27), na Praia do Tombo, em Guarujá.
29/Jul/2014 - Fábio Maradei - Guarujá - São Paulo - BrasilMagno faturou a categoria open, numa disputa acirrada e apertada com Carlos Eduardo. Destaque, também, para Eduardo Motta, um dos principais talentos da nova geração, vitorioso na estreante e na iniciante; Jojó de Olivença, o melhor da master; e Michel Jonas, que levou na estreia do stand up paddle, o SUP, no Circuito.
Três atletas de outras cidades também comemoraram vitórias no evento. O fenômeno Samuel Pupo, de São Sebastião, foi o primeiro colocado na mirim e na júnior; Luan Xavier, de Itanhaém, garantiu o caneco na longboard (pranchões); enquanto que Kayane Reis viajou de Saquarema para Guarujá, para faturar a feminina e abrir caminho para o bicampeonato.
O tempo não ajudou. Chuva e frio e depois o vento, deixando o mar mexido formaram o cenário na praia, mas no mar, os surfistas deram verdadeiros shows de manobras. Nas categorias dos surfistas mais novos, Eduardo Motta, Mateus Lima, de Itanhaém, e Yuri Beltrão, de Santos, participaram tanto da final estreante quanto da iniciante.
Na primeira disputa, Eduardo, defendendo o título e que também é o campeão paulista e faturou este ano o Rip Curl Grom Search, liderou do início ao fim. Mateus ficou em segundo, Kauai Marinho, de Saquarema, em terceiro, seguido de Yuri.
Depois, teve dificuldades para repetir o primeiro lugar na iniciantes, com Mateus Lima mantendo a ponta até o último minuto, quando houve a virada, por pouco mais de meio ponto – 11,84 a 11,23. Kauê Germano foi o terceiro e Yuri novamente o quarto. “Foi bem legal. Fiquei em segundo a bateria toda e achei uma onda boa, fiz até a areia e venci. É muito bom sair na frente, para tentar esses títulos”, afirmou o surfista da Prainha Branca.
Entre as meninas, Kayane Reis, sem dúvida, um dos principais nomes do País, mostrou superioridade. A atual campeã do Circuito e bi do Rip Curl Grom Search, superou Erica Lima, Iara Stella e Bruna Jettner. “Venho para cá, porque lá não tem circuito, ainda mais forte como esses”, relatou a atleta de 15 anos, que viajou de ônibus. “É rapidinho”, avaliou.
Ainda da nova geração, Samuel Pupo garantiu a primeira vitória na mirim, sobre Leonardo Guimarães, Pedro Nogueira e Herbert Moreno. Depois, na júnior teve uma disputa mais forte, com Edgard Groggia, com Gabriel André, que na primeira fase dessa categoria garantiu a melhor nota do evento, 9,17 e a maior somatória, com 17,57 pontos de 20 possíveis, e com Leo Guimarães, também em sua segunda final. Mas com um 8,67, Samuca abriu vantagem e não foi alcançado, com Gabriel em segundo, Edgard em terceiro e Leo em quarto.
Na master, Jojó mostrou que aos 47 anos ainda continua em plena forma. O bicampeão brasileiro e atual campeão do Rip Curl Guarujaense, superou Kias de Souza, Eduardo Febem e Rogério Guirra. “Ainda continuo animado e querendo surfar bem sempre”, comemorou Jojó.
No Sup, Michel Jonas confirmou o favoritismo, superando Carlos Martins, de Peruíbe, Alex Duran e Felipe Gaspar, ambos de São Paulo. E nos pranchões, Luan Xavier, com uma nota 7,5, foi superior a Danilo Rodrigo, que já foi campeão brasileiro e tem grande vivência em disputas internacionais. Bruno Prosdocimi foi o terceiro, com Jonas Lima, outro surfista de Itanhaém, em quarto.
E completando, Magno Pacheco e Carlos Eduardo fizeram um grande duelo pela vitória da open. O atual supercampeão saiu na frente, com um 7,5, Carlinhos virou e depois, com um 7,70, Magno assegurou a vitória – 15,20 a 14,17. Kalani Silva ficou em terceiro e Gabriel André, em nova final, ficou em quarto, mostrando que também é um dos grandes nomes do surf guarujaense.
AGOSTO – Os melhores da etapa na open, júnior, master, long e Sup ganharam pranchas, enquanto que nas demais os prêmios foram bicicletas. Os vencedores da open, júnior e feminina também faturaram relógios de maré da Rip Curl. Os finalistas também faturaram kits e blocos.
Os resultados completos da etapa já estão disponíveis no site da Federação Paulista de Surf, no linkwww.fpsurf.com.br/eventos/14/gua/gua01/idxmax.php. Ainda na etapa, a organização distribuiu mudas de árvores nativas e arrecadou mais de 100 quilos de mantimentos (um quilo por atleta na inscrição), que serão doados ao CRPI - Centro de Recuperação da Paralisia Infantil e Cerebral de Guarujá.
O Rip Curl Guarujaense terá mais duas etapas, ambas em agosto, nos dias 9 e 10 e depois 30 e 31. Os locais serão definidos dias antes das disputas, conforme a previsão das ondas, no melhor estilo “The Search”. Na grande final, os campeões municipais (exceto da estreante, feminina e Sup) disputarão o título de ‘supercampeão’, numa bateria especial, valendo uma viagem para a Indonésia, com passagens aéreas e hospedagem durante dez dias na ilha de Bali.
O Rip Curl Guarujaense de Surf tem patrocínio da Rip Curl, copatrocínios da Prefeitura Municipal de Guarujá e Secretaria Municipal do Esporte e Lazer. Apoios da Shaper Neco Carbone, Academia Flex, Shaper Helio Coconuts, Seeds of Sea Surfboards, Wave Shape Center, Skygraf do Brasil, Náutica Tintas Fiberglass, Malhas Sticle, Aquarela do Brasil Tinturaria. Supervisão da Federação Paulista de Surf. Cobertura da Hardcore. Divulgação da FMA Notícias. Realização da Associação de Surf do Guarujá.
RESULTADOS DA ETAPA;
OPEN
1 Magno Pacheco
2 Carlos Eduardo
3 Kalani Silva
4 Gabriel André
JÚNIOR
1 Samuel Pupo (São Sebastião)
2 Gabriel André
3 Edgard Groggia
4 Leonardo Guimarães
SUP
1 Michel Jonas
2 Carlos Martins (Peruíbe)
3 Alex Duran (São Paulo)
4 Felipe Gaspar (São Paulo)
MASTER
1 Jojó de Olivença
2 Kias de Souza
3 Rogério Guirra
4 Eduardo Febem
LONGBOARD
1 Luan Xavier (Itanhaém)
2 Danilo Rodrigo
3 Bruno Prosdócimi
4 Jonas Lima (Itanhaém)
MIRIM
1 Samuel Pupo (São Sebastião)
2 Leonardo Guimarães
3 Pedro Nogueira
4 Herbert Moreno
INICIANTE
1 Eduardo Motta
2 Mateus Lima (Itanhaém)
3 Kauê Germano (São Sebastião)
4 Yuri Beltrão (Santos)
FEMININO
1 Kayane Reis (Saquarema/RJ)
2 Erica Lima
3 Iara Stella
4 Bruna Jettner
ESTREANTE
1 Eduardo Motta
2 Mateus Lima (Itanhaém)
3 Kauai Marinho (Saquarema/RJ)
4 Yuri Beltrão (Santos)