#eventos #notícias #competições #profissional #atletas 
Quissamã - Rio de Janeiro - Brasil

LUCAS SILVEIRA E JULIA DUARTE SÃO OS GRANDES CAMPEÕES DO PENA QUISSAMÃ PRO 2022

Pedro Monteiro

No domingo de finais profissionais, do PENA QUISSAMÃ PRO AM 2022, as ondas abrilhantaram o espetáculo de Lucas Silveira e Julia Duarte.

Com uma apresentação impecável, desde suas primeiras baterias, o carioca, radicado em Florianópolis, Lucas Silveira, venceu todos os confrontos que participou. Arrancou uma nota 9 na semifinal, e fez a maior nota e a maior média do evento, 15,55. Na final, venceu, nada menos, que três grandes atletas. O capixaba bi-campeão brasileiro, Krystian Kymerson, a fera do Recreio dos Bandeirantes, Leandro Bastos, terceiro colocado e o paraibano voador Samuel Igo, que ficou em quarto lugar.

O surfista, que em 2016 foi campeão mundial Júnior, bateu na trave em 2021. E por pouco mais de mil pontos, não entrou na elite do surf mundial em 2022. Mas o ano começou com o pé direito no surf nacional, para Lucas.

"O evento foi muito maneiro! Vim competir para continuar no ritmo de competição, já que tive bons resultados no QS do ano passado. E não queria quebrar o ritmo. Não conhecia Quissamã e me surpreendeu bastante. Boas ondas! Lugar irado! E a presença da prefeita no evento, traz uma importância muito grande para o surf", disse Lucas.

A surfista local da praia do Grumari, Julia Duarte, vem escrevendo, definitivamente, seu nome na história do surf feminino. Vice-campeã estadual profissional em 2021, Julia saiu na frente no ranking estadual de 2022. E essa é a sua quinta vitória em etapas do Brasileiro (ABRASP).

Dominando o confronto final, Júlia arrancou a maior nota entre as meninas, no segundo dia de disputa. Com a nota 7, na sua última onda, a surfista venceu a cabofriense Karol Ribeiro e sagrou-se campeã. A saquaremense, naturalizada portuguesa, Carolina Mendes ficou em terceiro. E a cearense, Julia dos Santos, foi a quarta colocada.

"Estou muito feliz de ter vencido aqui em Quissamã, tinha uma vala bem boa e achei ótimas ondas durante todo evento. Foi bom saber que a prefeita luta pelo feminino! Ter tido essa premiação igual, só mostra que o surf feminino está crescendo" disse Julia.

Entre os finalistas da categoria Kahuna, Cristiano Silva, com uma performance apurada, venceu e levou para casa uma prancha do shaper Crivella. Deixou para trás, Alan Toledo em segundo, Vinícius Boneco em terceiro e Jonathan Rangel em quarto.

E na categoria Local, numa final super apertada, Humberto sagrou-se campeão. Seguido de Vinicius Koala, segundo colocado, Lorram, terceiro, e o atleta Thiago Loro quarto colocado.

O evento, que fez parte do calendário de programações do "Viver Quissamã",  contou com patrocínio da Prefeitura Municipal de Quissamã, através da Secretaria de Esporte e Juventude. E distribuiu R$40 mil em prêmios. Vinte mil reais no masculino e vinte mil reais no feminino, primeira vez no estado uma premiação de mesmo valor para os dois gêneros.

A Prefeitura de Quissamã apresentou o Pena Quissamã Pro Am 2022, uma realização da FESERJ em parceria com ABRASP e Barra Surf Clube. O evento contou  com patrocínio da Prefeitura Municipal de Quissamã através da Secretaria de Esporte e Juventude, e co-patrocínio da Pena, com apoio da Soul Fins, pranchas Crivella, Ki Fruta e Live. 

Galerias | Mais Galerias