#surf #atletas 

Lucas Chumbo Bi-Campeão do Tunel Crew Shootout Itacoatiara

No último sábado, 27 de setembro, rolou a 6ª edição do Tunel Crew Shootout Itacoatiara.

29/Set/2025 - TUNEL CREW

No último sábado, 27 de setembro, rolou a 6ª edição do Tunel Crew Shootout Itacoatiara. O dia amanheceu com ondas de 1.5m á 2m, sol e vento terral. Já sabíamos que seria um dia histórico.

Logo na primeira bateria Vitor Ferreira, um dos grandes destaques do evento, conseguiu um 9.5pt com tubão nas esquerdas pesadas que vinham no meio da praia. Já na bateria seguinte, Valentin Neves arrancou um 10 unânime dos juízes em uma direita incrível que levantou a praia. Ele garantiu o prêmio de Melhor Tubo do evento e levou um cheque de R$ 1000 para casa. 

Com o passar do dia o vento leste/ sudeste entrou e deixou o mar ainda mais difícil. Os surfistas precisam se adaptar às condições e buscar pistas mais limpas para encontrar os tubos. Mas todas as baterias proporcionaram ao público cenas impactantes com drops impossíveis, ondas pesadas, tubos e vacas impressionantes. 

Buscando o comprometimento e um lugar entre os finalistas, Gabriel Klaussner remou em uma direita muito grande na vala mais rasa da praia. A onda era tão forte e difícil que não conseguiu segurar o drop e vacou sem tempo de se proteger. Este foi o momento mais tenso do evento! Ele bateu direto com a parte lateral da cabeça na água e levantou desorientado, teve tempo apenas de levantar o braço, pedir ajuda e se agarrar à prancha. Felizmente, Wesley Dantas, que também estava na bateria, escutou a locução do evento e conseguiu chegar bem rápido para socorrê-lo. Em seguida, outras pessoas e o salva-vidas chegaram para ajudar. Ele foi encaminhado à emergência do evento e encaminhado ao hospital com suspeita de tímpano estourado. 

Passado o susto e o próprio Gabriel deixando a galera tranquila de que já estava melhorando, o evento continuou rolando com altas ondas surfadas e uma vibe irada na areia. Além do show de surf, o público foi agraciado com ativação da Cerveja Praya com open bar na areia, sorteios promovidos pela Tunel Crew e Itacoá. Os atletas puderam também fazer um recovery e fisioterapia oferecido pela Dope House na área dos atletas. 

Ao finalizar os dois primeiros rounds Vitor Ferreira conquistou Leaderboard e garantiu uma viagem nas Ilhas Mentawai no barco Praya Charters, prêmio oferecido ao 1º colocado entre os 24 surfistas do evento nas primeiras rodadas. E como melhor local do evento, ficando em 6º no leaderboard, Pedro Henrique Barbosa levou para casa uma prancha RM.

Portanto, os 6 melhores surfistas formaram as semifinais. Na primeira, Vitor Ferreira avançou para a final somando 8.85pts. Já na segunda semifinal começamos a ver a estrela de Lucas Chumbo brilhar, que virou a bateria nos últimos minutos indo de terceiro para a primeira colocação com duas ondas que somaram 15.5pts.

Na final, Lucas Chumbo sobrou e colocou Vitinho em combinação. Ele conseguiu um 9.4pt ao dropar de baixo do lip e entubar profundo em uma direita e, depois, conseguiu um 7pts em uma esquerda. Lucas venceu o evento pela segunda vez, sendo coroado Tunel Hero 2025 e faturando R$ 10.000. 

Resultados:

Tunel Hero: Lucas Chumbo 

2º Lugar: Vitor Ferreira 

3º Lugares: Wesley Dantas e Pedro Barbosa

Melhor Tubo: Valentin Neves

Melhor Local: Pedro Barbosa

Melhor Vaca: Gabriel Klaussner