#iniciantes 

Luca Nolasco fatura tudo

João José Macedo

Aconteceu no dia 3 de novembro na praia de Itacoatiara em Niterói a Terceira Etapa do Circuito ASN Cyclone Nova Geração de Surf 2012

O fundo de areia estava bom próximo ao Costão, e a ondulação de sudeste deixou o canto esquerdo protegido. Boas ondas de meio metro formaram de palco perfeito para as disputas entre a garotada de até 14 anos, que a cada evento apresenta uma grande evolução.

A parceria com o Açaí Amazoo garantiu para todos os competidores e seus familiares, a degustação gratuita de suco de Açaí, ajudando na reposição da energia dos atletas.

Um dos destaques da competição foi o niteroiense Luca Nolasco. Ele havia conquistado o título estadual por antecipação na categoria Iniciante (sub-14). Agora venceu a terceira etapa na ASN e garantiu o segundo título em 2012.

Na Pré-Petit (sub-8) o representante da novíssima geração do Arpoador, Raphael Castro, encontrou as melhores ondas na final, aplicou boas rasgadas, faturou a etapa e o ranking com 2900 pontos. O catarinense Yan Söndhal de apenas 7 anos saiu de São Francisco do Sul especialmente para competir em Niterói. Optou em surfar mais para o meio da praia e garantiu o segundo lugar. Diego Templar mostrou disposição nas potentes ondas de Itacoatiara e ficou em terceiro, e Kyle Azeredo foi o quarto.

Quem levou a melhor na Petit (sub-10) foi o saquaremense Daniel Templar. Com boas batidas ele ultrapassou seu principal oponente tanto na decisão da etapa, quanto no ranking, se tornando campeão do circuito com 2800 pontos. O niteroiense Valentino Belga, que lidera o estadual, abriu a bateria com boas notas, mas acabou na segunda colocação. Kauai Marinho de Saquarema e Kauai Pinheiro de Arraial do Cabo terminaram em terceiro e quarto respectivamente.

Três dos quatro finalistas da categoria Infantil (sub-12) poderiam se sagrar campeão do ranking. Melhor para o local Danilo de Souza, que escolheu uma onda da série no final da bateria, acertou uma batida no crítico, garantiu o título da etapa e do circuito com 2656 pontos. O carioca Vitor Ferreira passou grande parte da decisão na frente, mas acabou em segundo. Valentino Belga foi o terceiro, e Daniel Templar terminou em quarto.

Na Iniciante (sub-14), principal categoria disputada, Luca Nolasco abriu a bateria com uma boa esquerda manobrada em toda sua extensão. Depois aplicou uma forte batida em uma direita e sacramentou sua vitória na etapa, garantindo 2810 pontos, suficientes para vencer também o circuito municipal. Vitor Ferreira, do Recreio dos Bandeirantes, conseguiu mais um vice nesta etapa. João Jacques, que brigava pelo topo do ranking, não encontrou ondas com potencial e terminou em terceiro. O niteroiense Erik Repsold chegou na sua primeira final nesta categoria e fechou sua participação na quarta colocação.

Com a realização dessa competição a Associação de Surfe de Niterói concluiu seu calendário de eventos em 2012. Além do trabalho de base com a nova geração que já está rendendo frutos no circuito estadual, voltamos a oferecer neste ano a categoria Pro-Am, premiando o campeão Guilherme Herdy com uma passagem para a Indonésia.

Agradecemos a todos que contribuíram com o trabalho da ASN junto com o esporte. Parabenizamos não só os campeões em suas categorias, mas todos os atletas que batalharam e participaram das competições na cidade de Niterói. Em breve anunciaremos a data e o local da Festa de Encerramento do ano.

O Circuito ASN Cyclone Nova Geração de Surf 2012 tem patrocínio da Cyclone, e co-patrocínios da Cervejaria Noi, Compão, Pro-Lite, Pranchas BOU, TSN e Açaí Amzoo.