#sulamericano 

Locais defendem a casa no Reef Uruguai

ALAS

A décima edição do Tour Latino-Americano teve início ontem com o primeiro dia do Reef Classic Uruguai.

Um grande número de surfistas locais esteve presente na Playa Montoya para defender a estréia em casa do Uruguai nas competições da ALAS, além de um contingente de competidores sulamericanos esperando para começar o circuito com o pé direito.

As expectativas dos fãs para ver em ação um número sem precedentes de uruguaios foram satisfeitas por hoje, com excelente desempenho como a maior estrela do local, Luis María Iturria, que garantiu seu lugar na quinta rodada com uma pontuação de 13,83, a segunda mais alta do dia. Iturria mostrou ser um dos mais fortes do circuito, seu domínio do surf em casa vai torná-lo um rival para se ganhar ainda mais complicado, e se estabeleceu no início como um candidato.

A terceira rodada, cujos líderes avançaram para a quinta rodada diretamente, sem cair para a quarta rodada de playoffs também viram locais classificar George Acosta e Lucas Madrid. A progressão da série determinou que na quinta rodada Iturria, Acosta e enfrentar os rivais locais Madrid a ser definido nos playoffs.

Junto com os destaques locais, cinco homens ganharam o seu lugar na quinta rodada: os argentinos Lucas Santamaría e Martín Passeri (que no ano passado estavam no bolo de lutadores que disputaram o título na América Latina), o venezuelano Jean Carlo Schaffer, o peruano Joaquin del Castillo e o brasileiro Gustavo Araujo.

Precisamente o último, Araújo, foi quem mais marcou hoje em Montoya, graças a uma combinação de 14,33 que deixou para trás o argentino Juan Manuel Arca (9,50) e o uruguaio Gonzalo Vidal (6.00).

Paralelamente à ação Open também se desenvolveu a primeira rodada do Junior, onde mais uma vez a maioria era local. O melhor desempenho ficou a cargo do uruguaio Juan Pablo Fernandez, que marcou 12,83 com a maior pontuação na categoria.

Apesar da sua tenra idade, no jovem Lucas Madrid trouxe a sua experiência em campeonatos ao ALAS, e foi outra das figuras do dia, avançando tanto como Junior quanto na Open, onde dominou a série com confiança e se classificou com uma pontuação de 11,83.

O peruano Joaquin del Castillo também teve um dia impecável, marcando mais de 10 pontos nas três séries que disputou, e está invicto em ambas Open e Junior. O jovem peruano teve o luxo de mandar para a repescagem na terceira rodada do playoff o brasileiro Alan Saulo, que veio de sua vitória recente em Florianópolis, no final do Tour de 2011. Saulo deve lutar para entrar na quinta rodada, quando ele enfrenta amanhã de manhã o local Gonzalo Vidal.

Amanhã é outro dia de ação pura Open e Júnior no primeiro Reef Classic Uruguai. Na ausência de problemas, será enviado para a água a quarta e a quinta rodadas e as quartas de final da Open, mais a segunda rodada do júnior.