#impacto #ação ambiental #praia #surf #bodysurf 
Brasil

Leticia Parada, bodysurfer e doutoranda é influenciadora-ativista ambiental da iniciativa Havaianas Praia + Limpa

Letícia Parada

Formada em Educação Física e mestre em Ecologia, além de ser especialista em Educação Ambiental, Leticia Parada está desenvolvendo seu projeto de pesquisa de doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental que envolve esporte e os oceanos.

Conhecida na web por ter um canal de bodysurf no YouTube e por movimentar seu Instagram constantemente mostrando seu lifestyle atrelado às questões ambientais, Leticia Parada foi convidada para ser uma das influenciadores-ativistas ambientais na quinta edição de 2023 do Havaianas Praia + Limpa, desta vez em Itamambuca, Ubatuba, no litoral norte de São Paulo.

Depois de um de seus vídeos do projeto ter viralizado nas mídias sociais e alcançado diferentes públicos, Parada entrou em contato com a marca Havaianas que, após acontecer reuniões e a marca ter conhecido mais profundamente o projeto, fez o convite para a doutoranda.

Pertencente à agenda de economia circular da marca e do ecossistema de reciclagem, a iniciativa da Havaianas, em parceria com a Worldpackers, tem como grande objetivo colaborar com a saúde do planeta Terra ao promover ações de limpeza em várias praias do Brasil e do mundo, ao mesmo tempo que encoraja rodas de conversas e reflexões sobre economia circular e reciclagem, juntamente com as cooperativas e o público em geral. 

“Eu fiquei muito feliz com esse convite. A oportunidade me incentivou a seguir trabalhando para que a ciência seja capaz de quebrar barreiras. Tenho notado que apesar das tecnologias cada vez mais avançadas, a comunidade científica ainda sente dificuldade em divulgar a própria ciência que produz. Por isso eu tenho direcionado meu foco e investido meu tempo na produção de vídeos e demais conteúdos que abordam  sobre o meu projeto, principalmente sobre a reciclagem de plástico, pois quero que a ciência alcance todo mundo, independentemente se é uma marca, se é uma pessoa leiga, quem quer que seja. Não importa. O que é importante é a ciência ser acessível à todos”, afirma Leticia Parada.

Na ação do Havaianas Praia + Limpa realizada em Ubatuba no dia 28 de outubro foram retirados aproximadamente 25 kg de resíduos da praia de Itamambuca, sendo que boa parte eram plásticos. Após a coleta, Leticia Parada contou sobre seu projeto para os voluntários da ação de limpeza de praia e o impacto positivo gerado não apenas no contexto ambiental, mas também social pois muitas pessoas passaram a acompanhar os vídeos e a recolherem resíduos nas praias.

“Uma das coisas que me marcou no evento foi o brilho nos olhos das pessoas ao segurarem a handplane (prancha de mão), o raspador de parafina e o chaveiro produzidos. Acharam incrível o fato de retirarmos plásticos das praias e darmos uma nova vida e destinação para o que antes era chamado de lixo”.

O fato é que a presença de plástico nas praias e nos oceanos é uma preocupação mundial e, portanto, requer múltiplas soluções, não se restringindo somente a reciclagem. Com isso, o projeto da pesquisadora e bodysurfer prevê o desenvolvimento de uma metodologia de educação ambiental capaz de estimular a percepção ambiental de frequentadores de praias, encorajando ao mesmo tempo a prática de esportes. Afinal, o esporte é um verdadeiro instrumento de engajamento e conexão do ser humano com os problemas ambientais, incluindo a poluição de praias por plásticos, uma vez que ao interagir com a natureza o indivíduo tende a se preocupar com a preservação do ambiente em questão, conforme comprovado anteriormente por pesquisadores.

Galerias | Mais Galerias