#estadual #profissional 
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Léo Neves vence o clássico no Arpoador

Pedro Monteiro

Em um dia de ondas perfeitas, Léo Neves bateu na decisão Yuri Sodré, Victor Ribas e Pedro Henrique, quatro ex surfistas do Mundial WCT

Normalmente os campeonatos de surfe são disputados nos finais de semana. Na maratona do Rio Surf International, com três grandes eventos na sequência, coube a etapa do Estadual Profissional do Rio de Janeiro a terça e quarta-feira (13 e 14 de outubro).

Se no primeiro dia o vento sudoeste e as ondas pequenas exigiram muito dos competidores, na quarta-feira as ondas apresentaram excelente formação e o sol brilhou. Resultado: um show de surfe.

A maratona de baterias começou às oito da manhã com as baterias restantes da segunda fase. Em seguida aconteceram mais três rounds até a grande decisão.

Vencedor da etapa do Mundial disputada no último domingo, Simão Romão foi até a semifinal, finalizando em sétimo na etapa. Nesta mesma fase ficou o bi-campeão estadual, Gustavo Fernandes. Não havia favoritos.

Em um evento repleto de estrelas do surfe carioca, a decisão reuniu Pedro Henrique, Yuri Sodré, Léo Neves e Victor Ribas, quatro competidores com experiência de WCT.

Quem saiu na frente foi Leonardo Neves, que surfou três ondas na sequência, todas acima dos seis pontos, a melhor um oito pontos em dez possíveis. Victor Ribas vinha logo atrás, mas quem colocou fogo na disputa foi Yuri Sodré, que em uma das melhores ondas que quebrou no dia marcou 8,67 pontos.

Até o minuto final os quatro competidores ainda tinham condições de ultrapassar o líder Léo Neves. Mas o dia era mesmo dele. Sem nenhum adversário conseguir uma onda excelente, para Léo Neves só restou levantar os braços e comemorar após o toque da buzina. “Gosto muito do Arpoador. Perdi a chance de fazer um bom resultado no WQS, mas estou satisfeito em ter vencido o Carioca. Estou amarradão”, disse o campeão.

A terceira e decisiva etapa do Circuito Estadual de Surfe Profissional acontece entre os dias 6 e 8 de novembro, no Grumari. Já o Rio Surf International terá continuidade nessa sexta com o início da etapa internacional do Pro Junior, programada para acontecer até o próximo domingo, dia 18 de outubro.

A etapa do Estadual Profissional do Rio de janeiro no Oakley apresenta Rio Surf Pro International oferece premiação total de R$ 15.000,00, com patrocínio da Oakley e Skol, co-patrocínio do Metrô Rio, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Azul Linhas Aéreas, Suzuki, WQSurf e Sandálias Ipanema RJ. Essa etapa e realizadas pela Adding Sports e Acesso Soluções em Comunicação, com apoio da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro, Favela Surf Clube e Arpoador Surf Clube.

Ranking

1 1450 Leonardo Neves

2 1415 Yuri Sodré

3 1360 Pablo Paulino

4 1340 Victor Ribas

5 1220 Hugo Bittencourt

6 915 Ian Guimarães

7 890 Jeronimo Vargas

8 875 Simão Romão

Galerias | Mais Galerias